sábado, 7 de setembro de 2013

Irmãos de 13 e 15 anos são detidos após tiroteio

Dois adolescentes, sendo um de 13 e outro de 15 anos, foram apreendidos, após terem trocado tiros com possíveis inimigos, de acordo com a polícia. A dupla foi abordada por policiais militares de Currais Novos, nesta sexta-feira (6), e chegou a ameaçar atirar contra uma viatura, mas a arma não disparou.
Informações repassadas pelo Soldado J. Júnior dão cona que a Central de Rádio da 3ª CIPM recebeu denúncias que uma troca de tiros estava acontecendo na rua Riacho das Ovelhas, no bairro José Bezerra de Araújo, mais conhecido como Promorar.
Com isso, várias guarnições e conseguiram localizar os dois irmãos, que, inclusive, já tinham sido apreendidos antes. A dupla estava com um revólver calibre 32 com uma munição intacta. Questionados sobre a denúncia de um tiroteio, eles alegaram que outros dois suspeitos teriam disparado contra eles, que revidaram.
Durante a abordagem policial, o adolescente de 15 anos tentou atirar contra a guarnição, mas a munição falhou e ele foi apreendido com a arma em punho. Ainda de acordo com relato da polícia, os dois adolescentes estavam bastante alterados, possivelmente sob efeito de drogas.

GUIA DA RODADA #19: um copo metade cheio ou metade vazio


Já tivemos dez edições do Brasileirão em pontos corridos. Em sete delas, o campeão do primeiro turno ganhou o campeonato: Cruzeiro em 2003, Santos em 2004, Corinthians em 2005, São Paulo em 2006 e 2007, Fluminense em 2010 e Corinthians em 2011. É o copo metade cheio para o Cruzeiro, grande líder em 2013. Em outras três temporadas, o time que ganhou a metade inicial da competição não se sustentou na ponta até o fim: o São Paulo passou o Grêmio em 2008, o Flamengo superou o Inter em 2009; e o Fluminense deixou o Atlético-MG para trás em 2012. É o copo metade vazio para o Cruzeiro. O Brasileirão encerra sua metade inicial de disputa neste fim de semana com a certeza de que a Raposa é a dona da melhor campanha. O cruzeirense otimista dirá que não é título, mas é indício; o pessimista dirá que é indício, mas não é título. E o mesmo vale para aqueles que perseguem a equipe de Belo Horizonte. No ano passado, por exemplo, os cinco primeiros colocados no fim do primeiro turno foram os cinco primeiros colocados no fim do campeonato. É boa notícia para o atual pelotão da frente. Já em 2011, dois ficaram pelo caminho: São Paulo e Botafogo guardaram vaga para Fluminense e Inter.
O equilíbrio já virou um clichê do campeonato. E 2013 não quebrou isso. Apenas seis pontos separam o quarto colocado (Grêmio) do líder. Outros seis separam o oitavo (Coritiba) do G-4. É justamente a mesma distância do Coxa para a zona de rebaixamento.
A 19ª rodada terá cinco jogos no sábado e outros cinco no domingo. Destaque para Cruzeiro x Flamengo, reedição de duelo de sair faísca pela Copa do Brasil - em que os cariocas, mal no Brasileiro, conseguiram eliminar o líder do Nacional.

FLUMINENSE x BAHIA
Confronto bolinha Fluminense x Bahia (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - MARACANÃ
Aos poucos, sorrateira, quase invisível, chegou a zona de rebaixamento para gritar no ouvido do Fluminense o aviso de que 2013 não acabou - de que ainda pode oferecer emoções bastante desagradáveis aos tricolores. Com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o Flu precisa de recuperação. E urgente, sob pena de voltar a conviver com uma assombração que parecia restrita ao passado - depois da fuga histórica em 2009 e dos títulos em 2010 e 2012. A equipe das Laranjeiras só não está entre os rebaixados porque o Criciúma surpreendeu o São Paulo nesta quinta-feira, mantendo-o no Z-4. Vanderlei Luxemburgo vê recuperação de espírito no elenco, que volta ao Maracanã. A diretoria reduziu os valores dos ingressos, na expectativa de levar grande público ao estádio. Mas toda a mobilização dos cariocas tem como ressalva a presença de um adversário que já mostrou força no Brasileirão, mas agora vive momento instável. O Bahia tem duas derrotas seguidas na competição e venceu apenas um dos últimos sete jogos que disputou. Com isso, se afastou do bloco dos líderes. Está mais perto da zona de rebaixamento do que do G-4 - e apenas quatro pontos à frente do próprio Flu. Também precisa pontuar.
Cartola FC: Em casa, é de esperar que a defesa do Flu consiga segurar o placar em branco, o que daria cinco pontos a qualquer defensor. Mas, da defesa tricolor, quem costuma aparecer bem no ataque é o lateral Carlinhos (C$ 13,15), que já fez três gols no Brasileirão. Se achar que quem segura as pontas é o Tricolor baiano, a aposta pode ser no goleiro Marcelo Lomba (C$ 13,66), que tem 22 defesas difíceis no fantasy game.

Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e Roger Flores.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Carlos Berkenbrock (SC) e Marcus Vinícius Gomes (MG).

Você sabia que... O Fluminense somou seis pontos diante do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2012. Ano passado, o Tricolor carioca deu goleada no Bahia por 4 a 0 no Engenhão (19/07), gols de Fred (2), Thiago Neves e Wallace, e venceu por 2 a 0 em Salvador (10/10), gols de Bruno e Rafael Sóbis. Já no Brasileirão de 2011, o Bahia obteve também seis pontos diante do Flu, vencendo  por 1 a 0 no Engenhão (18/06/11), gol de Jóbson, e por 3 a 0 em Salvador (18/09/11), gols de Souza (2) e Gum (contra).
VITÓRIA x ATLÉTICO-MG
Confronto bolinha Vitória x Atlético MG (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - BARRADÃO
Na prática, é agora que começa a passagem de Ney Franco pelo Vitória. O treinador mal conheceu o elenco e, sem um treino sequer, comandou a equipe na derrota de 2 a 1 para o Flamengo, quarta-feira. Só foi a campo com seus novos subordinados nesta quinta. Novamente, terá tempo quase nulo para fazer o time rubro-negro evoluir. A situação começa a ficar preocupante. São quatro derrotas seguidas, e o bom início de campeonato, com presença entre os líderes, parece ter sido uma miragem. A meta é provar que não foi - e recuperar Maxi Biancucchi, sem gols desde a 12ª rodada, pode ajudar. Já o Galo segue sua caminhada para escapar de qualquer ameaça de queda, já que a vaga na Libertadores foi garantida com a conquista do título continental deste ano - e a grande meta é fazer uma boa preparação para o Mundial. Aos poucos, o Atlético volta aos eixos. Já são sete jogos sem derrotas no Brasileiro, incluindo o empate por 2 a 2 com o Fluminense na última rodada, com dois gols de falta de Ronaldinho Gaúcho.
Cartola FC: Já passou da hora de Maxi Biancucchi (C$ 19,12), que começou o campeonato voando, voltar a jogar bem. E a redenção pode ser diante dos campeões da América, com a ajuda da torcida rubro-negra no Barradão. Mas não podemos descartar o Galo de forma alguma e, se o assunto é redenção, vá de Diego Tardelli (C$ 11,36), que está devendo no Brasileirão e tem boa chance de mudar o quadro em Salvador.

Na TV: SporTV (menos para a Bahia), com Odinei Ribeiro e Belletti, e Premiere FC.

Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Wagner de Almeida Santos (RJ).

Você sabia que...  Nas últimas três vezes que as duas equipes se enfrentaram em Salvador, o Vitória não levou a pior: ganhou por 3 a 0 pela Copa do Brasil de 2009;  houve empate de 0 a 0 pelo Brasileiro de 2009; e o time baiano venceu por 4 a 3 pelo Brasileiro de 2010 (todos no Barradão). A última vitória do Atlético sobre o Vitória em Salvador aconteceu há quase cinco anos: Atlético 1x 0 Vitória, no dia 09/11/2008.
PONTE PRETA x INTER
Confronto bolinha Ponte Preta x Internacional (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - MOISÉS LUCARELLI
Experimente perguntar a um colorado se ele confia mais em vitórias contra líderes ou contra times que lutam contra o rebaixamento. É batata: quanto pior o adversário estiver na tabela, mais o torcedor do Inter ficará desconfiado. Depois de uma vitória tão importante como a desta quarta-feira, contra o Corinthians, quebrando uma sequência de seis empates, os gaúchos tentam abafar a síndrome de Robin Hood: aquele que tira pontos dos ricos para ceder aos pobres. As duas únicas derrotas vermelhas no Brasileirão foram contra Bahia (em enorme crise na época) e Náutico (lanterna disparado do campeonato). A ideia é evitar que o mesmo aconteça contra a Ponte Preta, que se debate contra a queda. Para isso, Dunga deve manter o time que venceu na última rodada, com o garoto Otávio como titular. Na Ponte Preta, a água já bate no pescoço. A queda é impressionante: cinco derrotas consecutivas. A campanha já é pior do que em 2006, quando a Macaca foi rebaixada. O técnico Jorginho pediu vergonha na cara ao elenco durante a semana. O clima não é dos melhores. Exemplo: o goleiro Roberto disse que viu jogador caminhando em campo contra a Portuguesa, cobrou que ele corresse e ouviu que deveria ficar quieto.
Cartola FC: Assim como a Macaca na competição, que estacionou no Z-4 e gostou, o atacante William (C$ 15,22) parou nos 10 gols há quatro jogos, perdeu a liderança da artilharia e vem se desvalorizando no Cartola FC. Se acredita no artilheiro ponte-pretano, essa pode ser a hora da virada. Jogando fora de casa, não dá para inventar no Inter. Vá de D'Alessandro (C$ 18,54) no meio ou de Leandro Damião (C$ 19.07), as melhores médias entre os titulares.

Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.

Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR), com Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL).

Você sabia que...  A primeira partida disputada entre Ponte Preta e Internacional pelo Campeonato Brasileiro aconteceu no dia 24/11/76, no Beira-Rio, e terminou com vitória do Colorado por 2 a 0, gols de Caçapava e Jair.
SANTOS x GOIÁS
Confronto bolinha Santos x Goias (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 18H30M - VILA BELMIRO
A esperança de beliscar o G-4 alimenta Santos e Goiás no jogo deste sábado. O time esmeraldino, empurrado pelo talento de Walter, talvez o melhor jogador do primeiro turno do Brasileiro, não perde há um mês. São sete jogos de invencibilidade. Resultado: já está apenas quatro pontos atrás do quarteto de líderes. Se vencer de novo, a equipe goiana mergulhará na segunda metade do campeonato em condições de já migrar para o bloco de elite. É a mesma meta do Santos, que parece ter campanha menos sólida, mas conta com pontuação prejudicada pela defasagem de duas rodadas. Para recuperar terreno, o Peixe precisará emendar jogos - diminuindo o tempo de descanso e de treino. Se sobreviver bem aos próximos dias, o Alvinegro pode virar novo candidato ao G-4. A tarefa é complicada: quatro jogos em oito dias. Depois deste sábado, o Santos visita Inter na terça e Flamengo na quinta e depois recebe o Botafogo no domingo. Contra o Goiás, o Peixe estreará seu novo terceiro uniforme, em azul-marinho.
Cartola FC: Desde que ganhou a vaga no time titular, o goleiro Aranha (C$ 6,99) se destaca com defesas plásticas e, em casa, pode garantir o placar zerado. Se o camisa 1 segurar lá atrás, Thiago Ribeiro (C$ 11,29) pode decidir na frente para o Peixe. E é verdade que se Walter (C$ 10,89) fez dois gols no meio de semana e seria difícil repetir o desempenho na Vila Belmiro, não indicar o centroavante esmeraldino, com um preço tão em conta, seria um grande erro.

Na TV: Premiere FC, com Linhares Júnior e Müller.

Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Paulo César Silva Faria (MT).

Você sabia que... O jogo mais espetacular entre Santos e Goiás pelo Campeonato Brasileiro aconteceu em 1974, quando as duas equipes empataram por 4 a 4 no Pacaembu (06/02/1974). Marcaram para o Santos Nenê (3) e Léo. Para o Goiás, Paghetti (3) e Lucinho.
GRÊMIO x PORTUGUESA
Confronto bolinha Grêmio x Portuguesa (Foto: Editoria de arte)SÁBADO, 21H - ARENA GRÊMIO
A impressionante arrancada do Grêmio rumo às primeiras colocações do Campeonato Brasileiro foi freada pela derrota de 2 a 0 para o Goiás na última rodada. Agora, o Tricolor volta para casa, onde venceu seis dos nove jogos que disputou no campeonato - empatou dois e só perdeu para o Coritiba. O time de Renato Portaluppi busca novo embalo. Em tese, o momento é ideal, visto que os dois próximos adversários são Portuguesa e Náutico, ambos moradores da zona de rebaixamento. Em tese, porque talvez não haja momento pior para encarar a Lusa, com confiança em alta após duas vitórias seguidas na competição - sobre Bahia e Ponte Preta.  Os paulistas buscam sua primeira vitória como visitantes. Até agora, o máximo que conseguiram longe de casa foram quatro empates. O Tricolor comemora o retorno do zagueiro Rhodolfo, alicerce do esquema 3-5-2, e a Portuguesa confia em profissionais acostumados ao Rio Grande do Sul - caso do técnico Guto Ferreira, de longa passagem pelo Inter como treinador da base ou auxiliar da comissão técnica profissional, e do meia Souza, ex-jogador do Grêmio.
Cartola FC: O técnico Renato Gaúcho (C$ 12,29) confirmou a volta de Zé Roberto (C$ 22,83) ao time titular do Grêmio e não vamos perder a oportunidade de dar a dica de um dos melhores jogadores do campeonato. Com o 10 de volta, que tal estender um pouco a aposta gremista e colocar também o ataque Barcos (C$ 19,16) e Kleber (C$ 11,82) entre os seus titulares? A Lusa, porém, costuma deixar o seu golzinho mesmo quando perde. Escalar o atacante Gilberto (C$ 7,85) não é nenhum absurdo.

Na TV: Premiere FC, com Luis Alano e Mario Marcos.

Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), com Fábio Pereira (TO) e Edílson Frasão Pereira (TO).

Você sabia que... Grêmio e Portuguesa já decidiram um Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Essa final foi em 1996. A Lusa contava com grandes jogadores, como Rodrigo Fabri, Clêmer e Zé Roberto. Na primeira partida, dia 11/12/1996, houve vitória paulista por 2a 0, gols de Gallo e Rodrigo, no Morumbi. Na partida de volta, dia 15/12/1996, no Olímpico, triunfo gaúcho por 2 a 0, gols de Paulo Nunes e Aílton. Como o Grêmio tinha melhor campanha, conquistou o título no critério de desempate.
CORINTHIANS x NÁUTICO
Confronto bolinha Corinthians x Náutico (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 16H - PACAEMBU
Era natural que se esperasse mais do Corinthians, atual campeão do mundo, nesta primeira metade de Brasileirão. Havia potencial para uma campanha superior. Mas o Timão ao menos chega ao fim do primeiro turno beirando o topo da tabela, em condições de entrar no returno dentro do G-4. Depois da derrota de 1 a 0 para o Inter, o time de Tite encara o Náutico, lanterna do campeonato. A equipe paulista tem uma série de desfalques ofensivos: Douglas, Emerson, Alexandre Pato, Guerrero... Léo, garoto de 18 anos, deve atuar ao lado de Romarinho, com Danilo um pouco atrás deles e Ibson mais liberado para atacar. Mesmo com tantos desfalques, o Timão é enorme favorito contra o Timbu, de campanha vexatória no campeonato - apenas oito pontos em 18 rodadas, com 15,7% de aproveitamento e cinco derrotas consecutivas. Nesta quinta-feira, os pernambucanos levaram 3 a 0 do Vasco, revoltando sua torcida na Arena Pernambuco.
Cartola FC: A melhor defesa do campeonato merece crédito, e colocar a dupla Gil (C$ 13,86) e Paulo André (C$ 6,92) pode garantir pontos preciosos, apesar de o Timão estar bem desfalcado. O atacante Léo (C$ 1,59) será a surpresa entre os titulares alvinegros. O Timbu será uma aposta de alto risco na rodada, não apenas por estar mal no Brasileirão, mas acabou de mudar o técnico. Levi Gomes (C$ 7,08) só vai comandar o primeiro treino neste sábado e pode mudar tudo em relação ao time que vinha jogando.

Na TV: TV Globo (apenas para PE), com Rembrandt Júnior e Marquinhos, e Premiere FC, com Jota Júnior e Rivelino Teixeira.

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), com Neuza Inês Back (SC) e Ivan Carlos Bohn (PR).

Você sabia que... O mando de campo costuma ser decisivo nas partidas disputadas entre Corinthians e Náutico pelo Campeonato Brasileiro. Apenas em quatro dos 18 jogos a equipe visitante saiu de campo vencedora. O Timão venceu duas vezes no Recife (1 a 0 em 1972 e 2 a 1 em 1980), e o Náutico ganhou duas vezes em São Paulo (3 a 0 em 2007 e 3 a 2 em 2009).
CRUZEIRO x FLAMENGO
Confronto bolinha Cruzeiro x Flamengo (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 16H - MINEIRÃO
Jogão. Os ótimos confrontos pela Copa do Brasil ganham novo capítulo neste domingo, pelo Brasileirão. E o caráter decisivo segue impregnando o encontro entre mineiros e cariocas. A Raposa, líder do Nacional, precisa vencer para se manter ali; o Rubro-Negro, ainda encucado com o risco de rebaixamento, busca alívio maior na tabela. O Fla se deu melhor na Copa do Brasil, mas a diferença de rendimento entre as duas equipes no Brasileiro é escancarada pela tabela. Os mineiros provaram que a eliminação em um torneio não causou maiores abalos em outro. Depois de cair para o Flamengo, o Cruzeiro teve dois jogos no Nacional, com duas vitórias - sobre Vasco e Ponte Preta. Parece cada vez mais forte, agora com o acréscimo de Julio Baptista, que se insere na equipe aos poucos. O time de Mano Menezes, em contrapartida, foi goleado pelo Corinthians e depois bateu o Vitória, por 2 a 1, com dois gols de Hernane, que seguirá no time no Mineirão - até porque seu concorrente, Marcelo Moreno, está com a seleção boliviana.
Cartola FC: A Raposa vai entrar com tudo para vingar a eliminação na Copa do Brasil. Um dos que mais sentiram aquela derrota foi o zagueiro Dedé (C$ 22,89). Ele vem crescendo de produção e ainda aparece bem no ataque nas jogadas aéreas. O meia Éverton Ribeiro (C$ 14,25) também estará em campo e pronto para mais um gol de placa em cima do rival carioca. Pelo lado rubro-negro, Hernane (C$ 16,25) está com a corda toda para se garantir entre os titulares e terá nova chance, enquanto Marcelo Moreno está na seleção boliviana.

Na TV: TV Globo (exceto SP, PR - menos Curitiba -, PE e Belo Horizonte), com Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Rogério Corrêa e Bob Faria.

Arbitragem: Anderson Daronco (RS), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Nadine Câmara Bastos (SC).

Você sabia que... Os atacantes Nélio (ex-Fla), Fred, Thiago Neves e Deivid são os artilheiros dos confrontos entre Flamengo e Cruzeiro em Brasileiros, com três gols cada um. Vale destacar que grandes jogadores do futebol brasileiro balançaram as redes neste clássico em Brasileiros, como Paulo Cezar Caju, Marcelinho e Renato Gaúcho, pelo Fla, Palhinha, Joãozinho e Ronaldo, pelo Cruzeiro. Curiosamente, Zico, o maior artilheiro da história rubro-negra, jamais marcou um gol no Cruzeiro.
CORITIBA x SÃO PAULO
Confronto bolinha Coritiba x São Paulo (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 16H - COUTO PEREIRA
Duas equipes derrotadas na última rodada se enfrentam no Couto Pereira. O problema é muito maior para os visitantes. Quando o São Paulo parecia ensaiar uma recuperação, veio o jogo contra o Criciúma, com uma derrota trágica no Morumbi - teoricamente, diante de um adversário que pode ser concorrente direto na luta contra o rebaixamento. Agora, resta ao Tricolor buscar em Curitiba os pontos perdidos para que possa escapar do inferno ainda no primeiro turno. A tarefa está longe de ser fácil, mesmo que a fase do Coxa não seja boa. O Alviverde tem jejum de seis jogos, sequência que custou ao clube paranaense a presença entre os líderes do Brasileirão - levou 3 a 1 do Botafogo neste quinta-feira. Mesmo em casa, onde costuma ser tão forte, o Coxa vem pestanejando. São três partidas sem vencer: derrota de 1 a 0 para o Vasco, empate por 1 a 1 com a Portuguesa e outro empate, este por 0 a 0, com o Inter.
Cartola FC: Alex (C$ 20,11) é o cara no meio de campo do Coxa e tem sido sempre o diferencial quando a equipe joga bem. O goleiro Vanderlei (C$ 18,85) é outro atleta de destaque da equipe alviverde e vai fazer o possível para evitar os gols. O Tricolor está desesperado para deixar as últimas posições e aposta sempre no atacante Luis Fabiano (C$ 18,04) para ajudar na virada.

Na TV: TV Globo (para SP, PR - menos Curitiba - e Belo Horizonte), com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Felipe Lestar e Edson Militão.

Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), com Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ).

Você sabia que... Neste Brasileiro, o Coritiba disputou nove jogos no Couto Pereira, obtendo cinco vitórias, três empates e uma derrota (0 x 1 Vasco), marcou 13 gols e sofreu oito. Como mandante, o Coxa tem aproveitamento de 67%. Para o São Paulo, esta é a 10ª partida fora de casa neste Brasileiro. Como visitante, o Tricolor somou 11 pontos (duas vitórias, cinco empates e duas derrotas), marcou sete gols, sofreu seis e tem aproveitamento de 41%. As duas vitórias são-paulinas como visitante foram diante da Ponte Preta em Campinas (2 a 0) e Náutico no Recife (1 a 0). São Paulo e Flamengo são as únicas equipes com mais pontos ganhos como visitantes que como mandantes.
VASCO x ATLÉTICO-PR
Confronto bolinha Vasco x Atlético PR (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 18H30M - SÃO JANUÁRIO
Jogo com potencial para ser um dos melhores da rodada. O Vasco, quando voltava a se assustar com a área de descenso, conseguiu vitória importante sobre o Náutico - 3 a 0 nesta quinta-feira, fora de casa. Com isso, deu um jeito de escapulir da zona do perigo. Busca agora a segunda vitória seguida (algo que só conseguiu uma vez no campeonato) para ganhar gordura. Mas do outro lado está uma das sensações do campeonato. O Atlético-PR não perde há 11 jogos e tem quatro vitórias consecutivas na competição. Não por acaso, é vice-líder da disputa. O Furacão tem apenas três derrotas no Brasileirão, e todas elas foram como visitante. O técnico Vagner Mancini terá que resolver o problema criado pela lesão do lateral-esquerdo Willian Rocha, que só volta a jogar em 2014. Destaque no Rubro-Negro para Éderson, goleador do Brasileirão, com 12 gols - quase 35% do total do Atlético no campeonato.
Cartola FC: As novidades vêm dando certo na equipe cruz-maltina. De olho nisso, as escalações do meia Marlone (C$ 5,65) e do atacante Willie (C$ 4,72) são apostas baratas e que renderam boas pontuações na últimas rodadas. O Furacão é um dos perseguidores do líder Cruzeiro, e, mesmo fora de Curitiba, precisa partir para o ataque, se quiser pensar em título. O artilheiro Éderson (C$ 17,66) e o zagueiro Manoel (C$ 17.02) têm as melhores médias de pontuação, enquanto o atacante Marcelo (C$ 9,81) é uma alternativa mais barata.

Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e Raphael Rezende.

Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e José Eduardo Calza (RS).

Você sabia que... O Vasco jamais perdeu para o Atlético-PR no Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro. Em 14 jogos no Rio, todos em São Januário, venceu 11 vezes e empatou três. Marcou 28 gols, contra 13 do Furacão. - As três únicas partidas entre Vasco e Atlético-PR no Rio que não terminaram com vitórias cruz-maltinas foram os empates por  0 a 0 em 1977, 2 a 2 em 2000 e 2 a 2 em 2008.
CRICIÚMA x BOTAFOGO
Confronto bolinha Criciuma x Botafogo (Foto: Editoria de arte)DOMINGO, 18H30M - HERIBERTO HÜLSE
Dos 23 pontos que o Criciúma somou até agora no Brasileirão, 16 foram conquistados em casa. Mesmo que experimente momento de crescimento como visitante, com duas vitórias seguidas fora (1 a 0 sobre Vitória e 2 a 1 contra o São Paulo, o último nesta quinta), o Tigre sabe que sua jaula é um fator a ser utilizado à exaustão para ter uma campanha tranquila no Brasileirão e, assim, conseguir permanecer sem sustos na Série A. Os catarinenses vivem momento especial nesta reta final de turno. O Heriberto Hülse deve lotar para o jogo contra o Botafogo, outro time vindo de vitória na quinta-feira - 3 a 1 sobre o Coritiba. Ao longo da primeira metade do Nacional, o Alvinegro sempre esteve de namoro com a liderança. Não conseguirá entrar no returno com a ponta, mas pode tentar colar no Cruzeiro - a diferença atual é de quatro pontos. Oswaldo de Oliveira não terá o craque Seedorf, suspenso, e terá que usar seu terceiro goleiro, Milton Raphael, já que Jefferson está com a seleção brasileira e Renan foi expulso contra o Coxa. Destaque para o garoto Hyuri, autor de dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, um deles comentado até agora.
Cartola FC: O Tigre se aproxima do grupo dos líderes a cada rodada que passa, e uma de suas peças mais importantes é o lateral Sueliton (C$ 6,06), sem contar o bom desempenho do atacante Lins (C$ 20,71). Os visitantes cariocas, porém, também podem aprontar e, sem o suspenso Seedorf, um bom resultado passa pela atuação do atacante Rafael Marques (C$ 21,49) e pela segurança do garoto Dória (C$ 15,19) na defesa do Bota. O garoto Hyuri, sensação da última rodada, com os dois gols marcados.

No Dia da Independência, Brasil tenta recuperar clima das Confederações

Neste sábado, dia do feriado que comemora a independência do Brasil, a seleção brasileira faz amistoso contra a Austrália, às 16h15, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na tentativa de recuperar o clima da Copa das Confederações. Dentro e fora de campo. Felipão quer ver novamente um time competitivo, mas também o torcedor empurrando a equipe, como foi visto durante o torneio em junho.
À época, coincidentemente, o início da caminhada rumo ao título foi justamente na capital federal, com uma vitória por 3 a 0 sobre o Japão. Naquele dia, a torcida já deu um belo exemplo de apoio ao time, cantando o hino nacional à capela mesmo depois de o tempo estipulado pela Fifa ter terminado. Com a derrota para a Suíça no primeiro amistoso pós-torneio, Felipão quer de volta essa brasilidade.
- Todo mundo seguiu o que o coração mandava naquele momento. Cantaram o hino nacional de uma forma que mostrasse a todos que realmente gostamos do nosso país. Estamos aqui para fazer nosso trabalho, estamos aqui para jogar futebol. E esperamos que saiamos de Brasília com o espírito de brasilidade ainda mais renovado – declarou Luiz Felipe Scolari.
É a tal brasilidade, em outro sentido, é verdade, que está mobilizando milhares de pessoas para uma manifestação popular neste 7 de setembro em Brasília. Tanto que a Polícia Militar programou um esquema especial envolvendo um efetivo com 1800 pessoas. Na Copa das Confederações também houve manifestação em dia de jogo do Brasil. Mas sobre isso Felipão não quer opinar.
Mega manifestação não compete à minha área. Isso eu deixo para quem tem que tomar conta disso. A minha área é o jogo, o treinamento, para ganhar da Austrália. Não sei o que vai ser colocado em prática lá e nem quero participar – declarou.
Por outro lado, o capitão Thiago Silva demonstrou apoio às manifestações e declarou que não vê no movimento uma oposição à Seleção:
- Vai ser a mesma de sempre. Apoiando o povo, porque a gente também faz parte disso. Por mais que as pessoas pensem que a gente está um pouco por fora disso, mas a gente está bem presente, acompanhando tudo que está acontecendo pelo Brasil, principalmente neste momento. Eu não acho que a manifestação é contra a Seleção, mas contra outras coisas relacionadas com a política. Temos que manter o nosso foco e continuar jogando da mesma maneira que jogamos a Copa das Confederações, com estádio sempre cheio com a nossa torcida. Se vier a ocorrer manifestações, acho que tem que ser uma coisa bem tranquila, sem violência.
Vaiada ao lado de Joseph Blatter, mandatário da Fifa, na abertura da Copa das Confederações, no Mané Garrincha, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff não deve comparecer ao amistoso da seleção brasileira. No início da semana, no entanto, ela recebeu a delegação e brindou a conquista do torneio.
Ficha técnica

Brasil
Julio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Bernard, Neymar e Jô.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Austrália
Mark Schwarzer; Lucas Neill, Mark Milligan, Sasa Ognenovski, Rhys Williams; Matt McKay, Mark Bresciano, Robbie Kruse, Tommy Oar; Brett Holman e Josh Kennedy.
Técnico: Holger Osieck.

Data: 07/09/2013 (sábado).
Horário: 16h15 (de Brasília).
Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai).
Transmissão: a TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo. O site também acompanha os lances em Tempo Real..

Dilma abre desfile da Independência em Brasília


A presidente Dilma Rousseff participa em Brasília do desfile cívico e militar de 7 de Setembro, em que se celebra os 191 anos de independência do Brasil. (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
A presidente Dilma Rousseff autorizou às 9h15 deste sábado (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a abertura oficial do desfile militar do Dia da Independência. Na noite anterior, a presidente chegou de uma viagem de cinco dias à Rússia, onde participou do encontro de cúpula do G20, que reúne os países com as maiores economias do mundo. No pronunciamento oficial do 7 de Setembro, em cadeia de rádio e TV, ela pediu "humildade" ao governo e defendeu o direito de a população "se indignar".
Dilma embarcou às 8h56 no Rolls-Royce presidencial em direção à tribuna presidencial. No trajeto, que durou seis minutos, passou em revista as tropas. Ministros e autoridades a aguardaram no palanque oficial, onde se posicionou ao lado do vice-presidente Michel Temer e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) para a execução do Hino Nacional e do Hino da Independência. O tema do desfile é "Brasil de Alma e Coração".
Depois do hino, de um veículo militar, o comandante militar do Planalto solicitou a permissão para dar início à parada militar, autorizada pela presidente.
Na altura da Catedral de Brasília, um bloqueio de policiais submetia a revista todas as pessoas que iam para a área do desfile. O Batalhão de Choque Montado da Polícia Militar fez patrulhamento em todas as vias próximas à área do desfile.
Com um custo de R$ 829 mil ao governo federal, o desfile do Dia da Independência neste sábado (7) não incluiu apresentação da Esquadrilha da Fumaça, como nos anos anteriores.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, os aviões estão sendo trocados e os pilotos que integram a esquadrilha passam por treinamento. No ano passado, o evento custou R$ 800 mil.
O desfile reuniu militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e integrantes de 20 entidades e órgãos também participam da solenidade.

Médicos do RN realizam manifestação hoje

Hoje os médicos realizam uma manifestação com concentração no Sindicato doa Médicos do RN a partir das 8h30 e depois seguem em caminhada até a praça cívica, onde encontram com outras categorias que realizam manifestação neste dia.
Médicos do estado, município, estudantes e professores do RN participam desta mobilização nacional por melhorias na saúde pública, valorização do médico brasileiro e pelo Revalida (exame de Revalidação de diplomas).
A manifestação faz parte das atividades de greve deflagrada durante assembleia que ocorreu no último dia 2/9. Os médicos estaduais do RN votaram pela greve em forma de operação-padrão nas unidades de urgência e emergência e paralisam todos os atendimentos ambulatoriais do CRI e Centro de Saúde Reprodutriva do Alecrim.

Flanelinha é executado próximo à Catedral

O Ciosp Mossoró registrou, por volta das 19h10 da noite de ontem, 5, mais uma morte de forma violenta na cidade. Um flanelinha conhecido como "Bebeto" foi executado a tiros de pistola no centro da cidade, por trás da Catedral de Santa Luzia, em frente ao Mercado Público.
De acordo com testemunhas, a vítima foi seguida por um homem a pé que disparou contra o mesmo, atingindo a região do tórax e cabeça. Após cometer o crime, o indivíduo se evadiu do local. De acordo com informações, a vítima era acusada de praticar pequenos furtos e assaltos na região. Mais um crime a ser investigado pela Dehom. G. T, que isolou a área enquanto aguardava a perícia do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP). Com informações do blog Passando Na Hora.

Vox Populi: Dilma lidera e poderia vencer no 1º turno
 

A pesquisa, realizada entre 7 e 9 de agosto, coloca a presidenta em vantagem sobre os adversários. A petista soma 38% das intenções de voto, seguida por Marina Silva (Rede Sustentabilidade), com 19%, Aécio Neves (PSDB), com 13%, e Eduardo Campos (PSB), com 4%. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, o que deixa a possibilidade de segundo turno em aberto. Outros 15% dos eleitores disseram que vão votar em branco ou em ninguém e 11% estão indecisos. A primeira medição do cenário, feita pouco antes dos protestos de junho explodirem, colocava a presidenta com 51%, seguido por Marina e Aécio (14% cada) e Campos (3%).
Na pesquisa atual, 35% dos entrevistados disseram consider o governo Dilma ótimo ou bom, contra 22% dos que consideram a gestão ruim ou péssima.
Para 49%, o maior problema do País hoje é a saúde. Outros 16% consideram a segurança o item mais problemático e 11%, a corrupção.
O instituto mediu também o índice de confiança nos políticos. Dos entrevistados, 46% dizem confiar na presidenta, contra 47% dos que não confiam. O político recordista de desconfiança, segundo o instituto, é Renan Calheiros (64%), seguido por Michel Temer (58%) e José Serra (55%).

Dilma prega 'humildade' do governo e direito de população 'se indignar'

A presidente Dilma Rousseff afirmou na noite desta sexta-feira (6), em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV pelo Dia da Independência, que o governo deve ter “humildade e autocrítica” para admitir os problemas do país e que a população tem “todo o direito” de se indignar e cobrar mudanças. Ela também disse que a inflação está em queda e fechará o ano dentro da meta.

Dilma fez um balanço dos cinco pactos anunciados por ela em junho, durante um pronunciamento em resposta às manifestações populares que se alastraram por todo o país naquele mês. Os pactos foram por saúde, educação, mobilidade urbana, reforma política e estabilidade fiscal.

“Eu sei tanto quanto vocês que ainda há muito a ser feito. O governo deve ter humildade e autocrítica para admitir que existe um Brasil com problemas urgentes a vencer, e a população tem todo o direito de se indignar com o que existe de errado e cobrar mudanças”, afirmou no discurso exibido nesta sexta.
O governo deve ter humildade e autocrítica para admitir que existe um Brasil com problemas urgentes a vencer, e a população tem todo o direito de se indignar com o que existe de errado e cobrar mudanças."
Presidente Dilma Rousseff
Em seguida, a presidente afirmou que “existe um Brasil de grandes resultados que não se pode deixar de reconhecer”. “Não podemos aceitar que uma capa de pessimismo cubra tudo e ofusque o mais importante: o Brasil avançou como nunca nos últimos anos”, disse.

O pronunciamento foi gravado no último sábado (31). Na segunda-feira (2), a presidente viajou para a Rússia, onde participou da cúpula do G20. Neste sábado (7), pouco mais de oito horas depois de chegar a Brasília, participará do desfile em comemoração ao 7 de Setembro em Brasília e desfilará em carro aberto a partir das 8h45, na Esplanada dos Ministérios.

Wilma diz que Rosalba faz um “desgoverno”

A ex-governadora do Estado do Rio Grande do Norte e vice-prefeita de Natal, Wilma de Fariam(PSB), esteve no final desta manhã visitando a Rádio Difusora e participou do programa Política em Denate.
“Detonou” a administração Rosalba Ciarlini (DEM): “Um estado não quebra assim, de repente, é algo que não dá pra entender”, destacou a presidente do PSB no Rio Grande do Norte.
A representante do PSB destacou diversos problemas que vem sendo diagnosticados no governo de Rosalba Ciarlini, entre eles, entraves em relação ao Programa do Leite, abastecimento de água, credores, servidores, e muitos outros.
“O maior problema, além da crise de autoridade que existe hoje, é que não há planejamento, é um governo sem rumo, há erros imensos no governo, aliás, é um desgoverno. O estado está sem administração”, disse.
Assinalou que, “Na abertura da mensagem da governadora, no início do ano, a expectativa positiva foi muito grande, ela festejou a aprovação do empréstimo do Banco Mundial e com 15 dias anunciou que o estado não tinha recursos pra pagar em dia o mês de junho aos servidores do estado, como pode isso? Faltar recursos para pagar a folha?”
E complementou: “Se é uma estratégia nós não sabemos, o que sabemos é que não tem nada que esteja funcionando bem, nenhuma obra estruturante, só as que haviam sido planejadas ainda no meu governo”.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 7,5 milhões

 Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.528 da Mega-Sena, realizado nesta sexta-feira (06) em Brasília (DF). O prêmio acumulou e pode pagar R$ 7,5 milhões no próximo concurso.
Veja as dezenas sorteadas: 04 - 13 - 15 - 19 - 36 - 58.
Segundo a Caixa, 101 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 12.591,67. Outras 7.347 apostas acertaram a Quadra e cada uma receberá R$ 247,28.
O concurso 1.528 teve o sorteio antecipado para sexta-feira devido ao feriado da Independência, no sábado.
O próximo sorteio está marcado para quarta-feira (11). A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser fe

Mulher é encontrada morta no Rio Potengi

Moradores da Comunidade do Salgado informaram para a polícia, na tarde desta quinta-feira (5), que visualizaram um corpo boiando no Rio Potengi, no Bom Pastor, e após irem até o local confirmaram que se tratava de uma mulher morta.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu localizar o corpo da mulher já em uma área de mangue. Os bombeiros então levaram o corpo para as margens do rio, para que os profissionais do Instituto Técnico-Científico de Polícia pudessem leva-lo.
O soldado Costa, do 9º Batalhão, disse que a polícia foi informada que a mulher morta seria moradora de rua e tinha sido vista pela última vez na zona Norte de Natal. Ela portava uma bolsa com alguns objetos dentro. A princípio, não foi observado nenhum ferimento no corpo, porém, somente após o exame necroscópico é que a causada morte será apontada.

STJD suspende duas partidas da pena imposta ao Corinthians

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou parcialmente o pedido de efeito suspensivo feito pelo Corinthians. Da pena de quatro jogos inicialmente imposta ao clube pela briga de seus torcedores com vascaínos no último dia 25, em Brasília, dois estão mantidos.




Assim, a equipe do Parque São Jorge deverá enfrentar o Goiás, no próximo dia 15, e o Cruzeiro, no dia 22, com os portões do Pacaembu fechados. O julgamento definitivo do caso acontecerá no dia 26. Se a pena aplicada em primeira instância for mantida, o time atuará sem torcida também contra Bahia e Atlético-PR.
Os advogados do Corinthians estranharam a decisão, pois o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) não prevê a realização de jogos sem público. A praxe era a equipe atuar distante da cidade onde atua normalmente – como ocorreu com o Palmeiras no ano passado –, mas a venda de vários jogos para outras praças no atual Brasileiro tornou essa modalidade de punição obsoleta.
Na verdade, não está totalmente claro como será aplicada a perda de mando dos jogos do time alvinegro. Os advogados entendem que os portões do Pacaembu fechados sejam a determinação, mas ainda aguardam que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dê detalhes sobre a confusa sanção.
A punição inicial determinava algo ainda mais bizarro, a abertura apenas do setor de visitantes do Pacaembu em duas partidas. Essa parte foi suspensa até o julgamento no Pleno do STJD, mas o efeito suspensivo parcial não satisfez dirigentes e jogadores do clube.
“Tem que se seguir o que consta no regulamento. É muito fácil botar uma punição como essa. Você fecha o portão e bota os times para jogar. É preciso ter bom senso, não pode existir esse tipo de punição. O correto seria punir as pessoas”, afirmou o lateral direito Alessandro.
“Tenho uma opinião muito própria. Não concordo com essas punições. O clube não pode pagar, e o torcedor, que deixa de ver a sua equipe, também não. As punições continuam sendo direcionados para o lugar errado. O torcedor real é punido e o time, provavelmente em um momento decisivo, também”, acrescentou o jogador.

Oficiais da PM criticam governo e afirmam que não têm o que comemorar no 7 de setembro

Após os praças da Polícia Militar terem expressado insatisfação com o Governo do Estado e realizado um grande ato público no dia 23 de agosto, os oficiais da PM também demonstram preocupação com a atual administração. Eles criticam o governo e afirmam que a categoria militar não tem o que comemorar neste 7 de setembro.
A Associação dos Oficiais Militares do RN produziu uma nota explicando alguns dos pontos da insatisfação. De acordo com a entidade, que congrega os oficiais da PM e Bombeiros, há meses vem sendo pleiteada uma reunião com o Governo do Estado para discutir questões ligadas à segurança pública e a categoria.
“Esta desatenção do governo, que não dialoga com os oficiais, evidencia que a situação real da segurança pública do Estado não condiz com uma realidade que tenta ser escondida por autoridades da segurança pública”, afirma a nota.
Com isso, os oficiais destacam que neste dia 7 de setembro, os militares do RN não têm muito o que comemorar. A Associação apresenta ainda, na nota, alguns dos principais pontos que são alvo de solicitações e mostram como a realidade é diferente da propaganda do governo.
Os oficiais pedem que o governo cumpra e aplique as promoções de posto dos oficiais, interrompidas desde abril de 2011. Além disso, a categoria pede que haja a revogação do Decreto 20663. “Isso é fundamental para a redução da interferência política nas promoções dos oficiais. Esse decreto extinguiu, ainda no governo passado, o limite quantitativo para a promoção dos oficiais”, explica a Associação.
O objetivo dos oficiais da PM é a revogação do decreto para que apenas 50% dos aptos a promoção possam concorrer às vagas por merecimento e tempo de serviço. Isto, de acordo com eles, prestigiará os oficiais que estão há mais tempo trabalhando no exercício de atividades e diminuirá a probabilidade das indicações políticas.
Outro ponto da pauta dos oficiais é que o governo abra concurso interno para cabos e sargentos para motivar a tropa e facilitar o comando dos policiais.

Ao menos 21 estados e o DF terão protestos no Dia da Independência

Protestos devem marcar o Dia da Indepência em ao menos 21 estados e no DF neste sábado (7). Algumas cidades como Contagem (MG) e Formiga (MG) cancelaram os eventos cívicos por causa do risco de violência com as manifestações. Em Palmas (PR), a possibilidade de ocorrer mobilizações na cidade também pode provocar o cancelamento do desfile de 7 de Setembro.
As polícias militares de Natal, Goiânia, São Paulo e do Distrito Federal vão reforçar a segurança nos pontos onde estão programadas as atividades do Dia da Independência. Em Belo Horizonte, os alunos que participariam dos desfiles cívicos foram cortados por risco de manifestações.
A Justiça do Distrito Federal, do Ceará, do Rio e de Belo Horizonte autorizou as polícias Civil e Militar a pedirem a identificação de manifestantes que estiverem usando máscaras.
SÃO PAULO
Protestos programados na Capital, Guarulhos, Diadema, São Bernardo do Campo, Itu, Sorocaba, Marília, Botucatu, Lins, Bauru, Fernandópolis, Rio Preto, Votuporanga, Araçatuba, Itapetininga, Rio Claro, Araraquara, Campinas, Americana, Valinhos,  Suzano, Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caraguatatuba, São Sebastião, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Santos, Praia Grande, São Vicente e Itanhaém.
RIO DE JANEIRO
Manifestações previstas na Capital, em Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Cabo Frio e Maricá.
SANTA CATARINA
Protesto em Florianópolis.
RIO GRANDE DO SUL
Manifestação em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Bagé e Santa Maria.
RORAIMA
Previsão de protestos em Boa Vista e em Iracema.
PERNAMBUCO
Manifestação programada no Recife.
MATO GROSSO
Protestos programados em Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis.
RIO GRANDE DO NORTE
Manifestação em Natal.
PARANÁ
Manifestação em Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.
BAHIA
Protestos em Salvador e em Juazeiro.
DISTRITO FEDERAL
Manifestações em Brasília.
CEARÁ
Protestos em Fortaleza.
MINAS GERAIS
Manifestações em Belo Horizonte.
MATO GROSSO DO SUL
Manifestações em Campo Grande.
ACRE
Protesto em Rio Branco.
ALAGOAS
Protestos em Maceió.
AMAPÁ
Manifestação em Macapá.
ESPÍRITO SANTO
Protesto em Serra.
GOIÁS
Protesto em Goiânia, Alexânia, Anápolis, Santa Helena de Goiás e Uruaçu.
RONDÔNIA
Protesto em Porto Velho.
SERGIPE
Protesto em Aracaju.
AMAZONAS
Manifestação em Manaus.

Desembargador manda cortar ponto de servidores da segurança em greve

O desembargador Claudio Santos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, determinou nesta sexta-feira (6) o corte do ponto do servidores da segurança pública que estão em greve. Ele solicitou ao secretário estadual da Segurança Pública, ao delegado geral da Polícia Civil e ao diretor do Itep que enviem, até a data de fechamento da folha de vencimentos dos funcionários de cada desses órgãos, deste mês corrente, ao secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, a relação dos que estejam em greve, para desconto dos dias parados, com data inicial no dia 3 de setembro, dia seguinte à formalização de notificação da ordem judicial.
A decisão, de acordo com o TJRN, é baseada no “injustificado, acintoso e desafiador desatendimento à decisão judicial exarada por este Relator às fls. 41/58, datado de 28 de agosto último, e com conhecimento formal do Presidente do Sindicato-Réu no dia 02 do corrente mês”.
Claudio Santos também determinou a aplicação de multa ao Sinpol no percentual de 20% sobre o valor da causa, além de aumentar a multa por dia de descumprimento de R$ 10 mil para R$ 15 mil, ficando o Procurador Geral do Estado incumbido de promover a consequente execução, remetendo ao magistrado a devida documentação comprobatória.
“Esclareço, por último, que, na defesa da efetividade e autoridade das decisões emanadas deste Tribunal de Justiça, outras medidas coativas poderão ser tomadas – o que, de ofício, não se pretende, a priori -, bem como para a preservação do Estado Democrático de Direito e do interesse público, onde repousa a essencial necessidade da segurança pública”, destaca o desembargador Claudio Santos.
Além da decisão do corte de ponto, o desembargador solicitou o envio de cópia do processo que trata da greve dos policiais civis encampada pelo sindicato da categoria (Sinpol-RN) ao procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, para, ao seu critério, abertura de inquérito prévio ou oferta de denúncia pelos crimes de desobediência à ordem judicial e abandono de função, “em tese, entre outros, especialmente com relação ao sr. Djair José de Oliveira Junior e a srª. Renata Cristina Alves Pimenta, Presidente e 1º Vice-Presidente do Sindicato-Réu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário