segunda-feira, 9 de setembro de 2013

FINECAP 2013: Sucesso de organização e público

finecap 1
A edição 2013 da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (FINECAP) pode ser classificada em duas palavras: organização e sucesso. Ao longo dos mais de 100 stands vendidos, diversas empresas, instituições e marcas aproveitaram a importância e representatividade da FINECAP para destacar seus produtos e serviços para os milhares de visitantes que circulavam pela praça entre os três dias de eventos. Aqueles que aguardavam o início das apresentações nos palcos principais, tinha a opção de experimentar uma boa culinária e apresentações de artistas locais, no espaço gastronômico. Espaço concorrido nos três dias de evento.
finecap 3
E a FINECAP 2013 não foi importante apenas para as empresas presentes no evento, pois, além de ambulantes, donos de bares e quiosques, os turistas que vieram a Pau dos Ferros entre os dias 6 e 8 de setembro, lotaram pousadas e hotéis, além de movimentar restaurantes, lojas, enfim, toda a economia do município foi aquecida com a realização de mais esta edição da festa. Os artistas que se apresentaram nos dois palcos da Praça de Eventos foram nomes de destaque na mídia nacional como Luan Santana, Biquíni Cavadão, Dorgival Dantas e a noite do Forró das Antigas, além de outros.
finecap 2
Para o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, foi uma grande satisfação poder constatar o sucesso que foi a FINECAP. “Foram muitas dificuldades que foram superadas com trabalho e dedicação. O reflexo disso foi a satisfação de todos e sempre as palavras de parabéns por toda a organização do evento”, comentou.

João Maia justifica não rompimento temporário com Rosalba: “Está muito longe da eleição”

rosalba joao maia 
O presidente do Partido da República, deputado federal João Maia, confirmou na manhã desta segunda-feira que o PR se manterá aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), pelo menos até outubro que vem. Ele destacou que o sentimento predominante na legenda é de que é cedo para uma decisão de rompimento. “Estou indo para a China, e aí a gente vai fazer a reunião lá para outubro, dia 17 de outubro”, afirmou.
Nos meios políticos, era aguardada para o próximo dia 14 a reunião do PR para discutir os rumos da legenda em 2014. Contudo, devido a uma viagem de João Maia para a China, acompanhando o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e busca de investidores para o novo aeroporto, o encontro teve de ser adiado. “E eu precisava conversar com as pessoas. Conversar antes de chegar à reunião”, explicou.
Segundo João Maia, porém, o momento por que passa o Estado não comporta rompimento. Ele reconhece que o governo está mal e que a governadora Rosalba Ciarlini precisa melhorar. Entretanto, é preciso olhar o Estado. “O sentimento do PR, que escuto, é que o governo vai mal. Precisa melhorar. Mas que eu acho, e até me orgulho desse sentimento, de que a gente precisa olhar o Estado. Está muito longe para a próxima eleição”, afirmou.
Do Jornal de Hoje

Ex-prefeito de Alexandria é condenado a 24 anos de prisão

O juiz Fábio Ataíde condenou o ex-prefeito de Alexandria, José Bernardino da Silva, a uma pena de 24 anos e quatro meses de pena privativa de liberdade. À época dos fatos, o acusado era prefeito do município, tendo sido acusado por apropriar-se de bens ou rendas públicas. O ex-gestor foi condenado por treze crimes e terá que pagar ainda uma multa de 500 salários mínimos.
O processo faz parte do Mutirão contra a Improbidade, iniciativa do Tribunal de Justiça potiguar com vistas ao cumprimento da Meta 18, do Conselho Nacional de Justiça, que busca julgar, até o fim do ano, todos os processos de Improbidade Administrativa e de Crimes contra a Administração Pública ajuizados até o fim de 2011.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual, o ex-gestor valeu-se dos recursos do FPM, FUNDEF e da folha de pagamento do município principalmente para saldar compromissos pessoais, mediante a emissão de cheques, ora tendo como favorecido ele mesmo ora tendo como beneficiários os seus credores. Juntos, os 13 cheques emitidos somam R$ 105.075,46.

Seleção brasileira vai enfrentar Zâmbia e Coreia do Sul em outubro

A Federação de Zâmbia confirmou o amistoso contra a seleção brasileira, no dia 15 de outubro, no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, na China. Antes, a CBF já havia informado sobre a partida, mas não havia definido se o adversário seria Zâmbia ou Gana.
Como Gana avançou à fase final das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, e Zâmbia foi eliminada, a Federação local confirmou que será a rival do time de Luiz Felipe Scolari no amistoso no mês que vem.
Seleção brasileira contra a Austrália com filho de Neymar (Foto: Mowa Press)
Além do adversário africano, a seleção brasileira terá mais um amistoso em outubro, no dia 12 de outubro. O adversário será a Coreia do Sul.
Antes, porém, o Brasil enfrenta Portugal nesta terça-feira, às 22h (horário de Brasília), em Boston, nos Estados Unidos. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem o jogo. O site também acompanha em Tempo Real.

Dor de barriga coletiva força adiamento de Oeste x Chapecoense pela Série B

O jogo entre Oeste e Chapecoense, pela 21ª rodada da Série B, foi adiado desta segunda-feira (9) para a terça feira por um motivo insólito.  A equipe de Itápolis teve 18 jogadores contaminados com uma intoxicação alimentar e não teria atletas suficientes para a realização da partida.
Compreensiva, a CBF aceitou adiar o jogo e não escondeu a justificativa em sua quase sempre laudatória tabela oficial da competição.
— 18 jogadores do Oeste FC/SP foram contaminados por uma infecção alimentar e encontram-se sob cuidados médicos no dia de hoje (domingo), o que inviabiliza estarem apto para atuarem na partida de amanhã (sic).
Procurado pelo R7, o diretor de futebol do Oeste, Mauro Guerra, disse que um jantar em Florianópolis foi a provável causa do mal-estar coletivo.
— Na sexta-feira [6], nós empatamos com o Avaí e voltamos para o hotel para comer por volta das 23h. Quase todo mundo passou mal. Eu, que só comi salada e macarrão sem molho, fui um dos poucos que me livrei.
É a terceira vez que a Chapecoense tem uma partida adiada nesta edição da Série B. No primeiro turno, as partidas contra  América-MG e Guaratinguetá tiveram as datas alteradas porque as equipes rivais não conseguiram chegar a Chapecó a tempo. O aeroporto da cidade do interior catarinense estava fechado nos dois casos por causa do mau tempo.
Com 43 pontos, a Chapecoense é vice-líder da Série B e luta pelo acesso. O Oeste , com 23, ocupa o 13º lugar e luta para se afastar da zona de rebaixamento.

Champignon e a mulher discutiram em jantar antes do disparo em apartamento

champignon-mulher-claudia-morteChampignon, ex-baixista do Charlie Brown Jr, foi encontrado morto nesta segunda-feira (9), em seu apartamento no Morumbi, zona sul de São Paulo. De acordo com a delegada Milena Suegama, responsável pelo caso, a mulher do músico disse em depoimento que os dois discutiram durante o jantar em um restaurante japonês no domingo (8) e que, por isso, subiram em silêncio no elevador.
Ainda segundo a mulher do músico, Claudia Bossle Campos, que está grávida de cinco meses do músico, Champignon não usou drogas antes do incidente.
A delegada ainda revelou à reportagem do Hoje em Dia, da Record, que foram encontradas duas marcas de tiros no ambiente em que o baixista usava como escritório e estúdio. Um disparo estava no chão, como se o músico tivesse testado a arma. O outro foi o tiro fatal na cabeça.
Os tiros no apartamento foram feitos com uma pistola .80. Além desta arma, o músico teria uma espingarda calibre 12 em casa.
Champignon tinha 35 anos e teve uma carreira consolidada como baixista do Charlie Brown Jr. O músico também teve passagens pelas extintas bandas Revolucionnarios e Nove Mil Anjos. A morte de Champignon acontece seis meses do falecimento de Chorão, seu parceiro musical por décadas. Chorão morreu em 6 de março deste ano por overdose de cocaína.

Dilma sanciona lei que destina royalties para saúde e educação sem vetos

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (9) a lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Pelo texto, a aplicação de 50% dos recursos do Fundo Social vai para saúde e para educação, até que se cumpra a meta de aplicação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação.
Pelo projeto, a expectativa é que, em até 15 anos, os rendimentos obtidos pelo fundo sejam suficientes para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação e da saúde.
Dilma afirmou que a lei sancionada tem condição de "aumentar e reafirmar a independência de nosso País".
— Com esses novos recursos vamos interiorizar as universidades e dar um salto de qualidade da educação no Brasil. Essa riqueza finita tem que ser transformada em algo perene. O que fica é tornar irreversível a diminuição da desigualdade nos termos que um País que foi escravista ainda mantém. Tenho certeza que com educação de qualidade todos os brasileiros serão mais independentes e felizes.
Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, já disseram como vão usar o dinheiro dos royalties.
Padilha disse que a parte destinada à saúde deverá ser aplicada no Sistema Único de Saúde. Já Mercadante declarou que, além de investir em melhorias na qualidade e na universalização da educação, o dinheiro deve garantir o salário dos professores.
Segundo Padilha, desde o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), nenhuma nova fonte de renda foi destinada à saúde.
— Não é fácil para um País como o Brasil oferecer saúde, com qualidade e gratuita com o SUS, a 100% publico, em um país da nossa dimensão. Há uma longa caminhada para mudança na saúde pública para oferecer saúde com qualidade. O dia de hoje é um passo decisivo.
Mercadante destacou o fato de o governo buscar 100% da destinação dos royalties para a educação, texto alterado na Câmara dos Deputados e mantido pelo Senado.
— Os royalties são para preparar o Brasil para o pós-petróleo. Preparar o País para viver sem a riqueza, que é uma riqueza não renovável. Por isso, precisamos de uma base sólida, e essa base é a educação.
Segundo ele, o desafio não é só o financiamento, mas a qualidade e a universalização da educação.

Autuori é demitido, e Muricy reassume comando do São Paulo, diz rádio

Paulo Autuori não é mais técnico do São Paulo, e Muricy Ramalho está de volta para tentar evitar o vexame do primeiro rebaixamento do clube à Segunda Divisão do futebol brasileiro.
Segundo informações da Rádio Globo, o anúncio oficial deverá ser feito ainda nesta segunda-feira (9) ou, no mais tardar, na manhã de terça (10), mas todos os envolvidos no processo já foram devidamente informados.
Autuori deixa o Tricolor em situação desesperadora na tabela de classificação, em 18º lugar, com 18 pontos em 19 partidas. Neste domingo o time perdeu para o Coritiba e se manteve na zona de degola. Muricy voltará ao Morumbi quatro anos após sua demissão, mas com uma missão bem diferente do que levar a equipe às conquistas. Com Autuori o São Paulo perdeu 10 jogos, empatou quatro e obteve somente três vitórias (uma no amistoso contra o Benfica e duas partidas do Brasileirão, contra Fluminense e Náutico).
Com 54% de chances de ser rebaixado, o São Paulo apelou ao antigo comandante para tentar se livrar da queda. Recentemente, quando demitiu Ney Franco, o Tricolor pensou em Muricy, que afirmou não ter problemas em assumir a equipe até na Série B.
Em entrevista ao programa Estádio 97, o treinador disse que é difícil do clube cair, mas ainda assim estaria à disposição da diretoria.
O treinador acumula duas passagens pelo clube do Morumbi. De 1994 a 1996, ainda no seu início de carreira como técnico, e de 2006 a 2009 – período em que conquistou simplesmente três campeonatos brasileiros pela equipe. Muricy ainda foi jogador do clube na década de 1970.

Servidores da segurança pública decidem hoje se greves continuam

Os servidores da segurança pública vão se reunir em assembleia, nesta segunda-feira (9), para decidir se as greves dos policiais civis e funcionários do ITEP vão continuar. Na semana passada, o desembargador Cláudio Santos determinou o corte de ponto dos grevistas, mas o presidente do Sinpol-RN, Djair Oliveira, afirma que está sendo cumprido o que determina a Lei de Greve e, por isso, a entidade irá recorrer.
“Tudo que determina a Lei de Greve está sendo mantido, o que torna nosso movimento legal. Então, estamos recorrendo dessa liminar do desembargador. Além disso, a categoria vai se reunir hoje para votar em assembleia se devemos ou não continuar com a greve”, destaca Djair Oliveira.
O desembargador Cláudio Santos solicitou ao secretário estadual da Segurança Pública, ao delegado geral da Polícia Civil e ao diretor do Itep que enviem ao secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos a relação dos servidores em greve, para desconto dos dias parados, com data inicial no dia 3 de setembro, dia seguinte à formalização de notificação da ordem judicial.
Além da decisão do corte de ponto, o desembargador solicitou o envio de cópia do processo que trata da greve dos policiais civis encampada pelo sindicato da categoria (Sinpol-RN) ao procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, para, ao seu critério, abertura de inquérito prévio ou oferta de denúncia pelos crimes de desobediência à ordem judicial e abandono de função.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública afirmou que a entidade também vai recorrer dessa solicitação.

Danilo Gentili se queima com os baianos

Danilo Gentili fez uma piada em seu programa na Band que deixou o povo nordestino nervoso.
Só se viam críticas nas redes sociais.
O humorista brincou com o apagão que rolou recentemente no Nordeste:
"Um apagão afetou uma parte do Nordeste. Digo boa parte, porque nem todas as cidades têm energia elétrica. Sabe como eles perceberam que tinha acabado a energia? Quando parou o trio elétrico. Sem água e agora sem luz, os médicos cubanos do nordeste estão se sentindo em casa".
O pessoal de lá ficou revoltado.
Veja o que um baiano escreveu para Gentili:
"Caro Danilo,
Também me chamo Danilo e sou de Salvador. Assisti agora há pouco um vídeo seu fazendo piada com o apagão que ocorreu aqui no Nordeste. Esperava uma piada inteligente e fui surpreendido por uma avalanche de preconceitos a nós, nordestinos, e aos cubanos.
Esta é a primeira vez que entro em contato direto com um artista para dizer o que penso sobre seu trabalho e apesar de ser apenas mais um "reclamando", faço questão de deixar claro que você agiu, sim, com extrema pobreza de espírito e falta de respeito e cidadania, uma vez que, como figura pública que é, exerce (ou deveria exercer) direta ou indiretamente uma função social.
Digo ainda que o Nordeste continuará de braços abertos para você e todos os moradores de todas as regiões do país, incluindo o sul e o sudeste, que tanto nos discriminam. E continuaremos recebendo vocês desta forma alegre e cortês que nos é peculiar por uma razão muito simples: somos todos brasileiros, independentemente da região em que nascemos.
Por fim, espero que esses 5 minutos da minha vida, que reservei para escrever essa mensagem, sirvam para uma reflexão sobre o que você, com todo o seu poder de difusão, disse sobre os nordestinos e os cubanos".

Do blog: Fica cada vez mais constante idiotas como este, que ao invés de está usando de seu cargo conquistado de qualquer "forma" (...), diga-se de passagem o beijo dado acima, discriminar de forma rude aqueles que dão duro para sustentar esse país.  Deveria lutar contra discriminação seja ela qual for. O beijo acima é uma forma de se expressar contra os gays e tantas outras besteiras que costuma falar no seu programa impróprio, já que passa depois de 1h (madrugada).
Virou rotina pessoas que tem espaço na mídia criticar nordestinos. Não lembram eles, que os maiores nomes da música, política, literatura e tantos outros são nordestinos. Talvez seja por isso que setem tanta inveja, por não terem a nossa capacidade.
Peninha desses idiotas que não pensam antes de abrirem suas bocas sujas.

Mulher de Champignon tem alta após ser atendida em choque com morte

Do G1 São Paulo
Champignon e esposa chegam para o enterro de Chorão no Cemitério Vertical Memorial, em Santos (SP), em 7 de março. (Foto: Lucas Baptista/Futura Press)
A mulher do músico Champignon, Cláudia Campos, recebeu alta por volta das 6h50 desta segunda-feira (9) do Hospital Metropolitano, na região da Lapa. Ela foi atendida em choque após achar o corpo do marido, morto com um tiro no rosto, dentro de um quarto no apartamento do casal nesta madrugada em São Paulo.
O vizinho de Cláudia e corretor de imóveis Alexandre Benaion, de 40 anos, diz que ela mulher está grávida de cinco meses. "Ela estava abalada, gritando, não falou nada, só gritava", disse o corretor. Em choque, ela deu entrada no hospital às 2h32, e lá permaneceu por mais de quatro horas. O Metropolitano afirmou que não vai divulgar detalhes, mas que a alta sinaliza que ela não teve complicações.
O ex-integrante da banda Charlie Brown Jr. Luiz Carlos Leão Duarte Junior, conhecido como Champignon, tinha 35 anos e estava em seu segundo casamento. Do relacionamento anterior, deixa uma filha de sete anos. Cláudia, atual mulher de Champignon, estava no apartamento e tinha jantado com o marido e amigos na noite de domingo (8).
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que ele tenha cometido suicídio após voltar do encontro com amigos. Aos policiais que atenderam a ocorrência, Cláudia disse que o marido tinha três armas em casa.
Vizinhos afirmaram que chamaram a polícia depois de escutar um barulho de tiro vindo do apartamento do baixista por volta de 0h30. Policiais militares e uma equipe do Samu foram ao local e já encontraram Champignon morto.
Benaion mora no mesmo andar do apartamento do casal e contou ter sido o primeiro a chegar ao local após ouvir o disparo. "Eu ouvi um tiro, fui ver o que era e o rapaz já estava caído, cheio de sangue", disse Benaion, vizinho do casal. O corretor disse que ter ficado surpreso com o suposto suicídio porque o músico aparentava ser uma pessoa tranquila.
O síndico do prédio de Champignon, Gino Castro, entrou para a polícia as imagens que mostram o músico e a mulher chegando ao prédio, pouco depois da meia-noite deste domingo. Segundo ele, o comportamento de Champignon era “normal, como de qualquer outro morador”.
Morte de Champignon - 9 set (Foto: Arte/G1)
O casal morava em apartamento localizado no 10º andar há cerca de um ano e seis meses. O imóvel do casal tem três quartos. O corpo foi achado no cômodo onde eram guardados equipamentos musicais e funcionava uma espécie de estúdio.
Um tiro
O sargento da Polícia Militar Ronaldo Moreira disse ter encontrado apenas sinal de que um tiro foi disparado. "Nós entramos (no apartamento) tinha uns vizinhos lá dentro, mostraram para a gente o quarto, entramos e verificamos o Champignon no chão. Muito sangue. Uma arma na mão dele e achamos uma cápsula da arma e um projétil", disse.

"Ela (mulher de Champignon) falou que eles tinham acabado de chegar do restaurante. Ele se fechou no quarto, ela escutou o estampido, o barulho do tiro, e depois foi pedir ajuda para o vizinho", contou o policial.

Segundo o sargento, a arma do crime é uma pistola calibre 380. A perícia já esteve no apartamento e levou uma sacola com objetos.
Trajetória
Champignon tinha 35 anos e nasceu em Santos, litoral paulista. O músico lançou vários discos com a banda Charlie Brown Jr, que deixou em 2005, após brigas com o vocalista Alexandre Magno Abrão, o Chorão.
Nessa época, participou de outros projetos, como o grupo Nove Mil Anjos, que tinha Junior Lima (irmão de Sandy) na bateria.
Em 2011, Champignon retornou ao Charlie Brown fazendo com que a banda voltasse a contar com a presença dos quatro integrantes da formação original de 1992: Marcão, Champignon, Chorão e Thiago Castanho, além do baterista Bruno Graveto, que passou a integrar o grupo em 2008.
Após a morte de Chorão, no dia 6 de março deste ano, os membros do Charlie Brown lançaram a banda 'A Banca', que tinha Champignon como vocalista.
A próxima apresentação do grupo seria no dia 21 de setembro em Recife, Pernambuco, com a turnê “Chorão Eterno”, show que homenageava além de Chorão, toda a trajetória da banda Charlie Brown Jr.

Penta, Felipão estreia com a Seleção na terra do tetra à espera de Oscar

Atuar nos Estados Unidos não é novidade para a seleção brasileira. Palco do amistoso da próxima terça-feira, contra Portugal, o país está acostumado a receber os maiores campeões do mundo. Foi nele, aliás, que a Seleção deixou de ser tri para ser tetra, com a conquista da Copa do Mundo de 1994.

De lá para cá, o Brasil já colocou mais uma estrela no peito e intensificou as visitas aos Estados Unidos para a realização de amistosos. Contando os sete jogos do Mundial de 1994, a seleção brasileira já fez 36 partidas no país norte-americano. E o retrospecto é excelente: 24 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas.

Diferentemente de seu antecessor (Mano Menezes comandou o Brasil em cinco jogos nos Estados Unidos), Felipão dirige a seleção brasileira pela primeira vez no país. No último domingo, por sinal, o técnico e seu auxiliar, Flávio Murtosa, aproveitaram para caminhar em um parque, em frente ao hotel, em Boston.
Luiz Felipe Scolari felipão brasil treino (Foto: Agência Reuters)Luiz
Otimista após a goleada por 6 a 0 sobre a Austrália, sábado, no Mané Garrincha, em Brasília, Felipão ficou satisfeito em perceber a reação do grupo depois da derrota por 1 a 0 para a Suíça, no dia 14 de agosto, na Basileia. Na chegada à capital federal, ele cobrou dos jogadores ritmo de Copa das Confederações.

- Independentemente de o adversário ser muito ou pouco qualificado, a Seleção jogou como na Copa das Confederações – declarou o técnico pentacampeão.

Felipão, no entanto, não teve quatro titulares da Copa das Confederações (Fred, Hulk e Daniel Alves foram cortados e Oscar, com lesão no tornozelo direito poupado) e ainda perdeu outro no final do primeiro tempo (Marcelo se machucou e nem viajou para os Estados Unidos). Contra Portugal, o time será mesclado.

A expectativa nesta segunda-feira é por conta de Oscar. O meia será reavaliado do problema no tornozelo direito para saber das condições de jogo. Caso não tenha como ser escalado, a provável escalação será: Julio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Bernard, Jô e Neymar.

Pacotão: rodada#19 tem golaço de voleio e pênalti polêmico em Kleber

Por Rio de Janeiro
Elias gol Botafogo contra Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Agência Estado)
Até o último domingo, a palavra ‘acréscimos’ era sinônimo de sofrimento para o Botafogo neste Campeonato Brasileiro. Na nona rodada, a equipe vencia o Flamengo por 1 a 0, quando Elias, aos 49, empatou. Três rodadas depois, o Atlético-MG parecia ser a nova vítima, mas, aos 48, Luan decretou a igualdade em 2 a 2. Na 14ª jornada, o time de Oswaldo de Oliveira fazia 3 a 2 no Inter, até que Fabrício impediu a vitória alvinegra no apagar das luzes. Quiseram os deuses que o próximo capítulo a ser escrito nos minutos de desconto fosse bem mais feliz para os torcedores do Botafogo. Em pleno Heriberto Hülse, num jogo complicado contra um Criciúma que vai se arrumando na competição, o Glorioso empatava por 1 a 1. De repente, aos 46 do segundo tempo, um lance espetacular quebra o protocolo. Edílson levanta na área, e o atacante Elias tira da cartola um belo voleio, acertando o ângulo de Galatto. Um golaço, que definiu não só a vitória por 2 a 1, como também a subida do time para a segunda colocação, a quatro pontos do Cruzeiro. Nem é preciso dizer que o selo é incontestável.
A exemplo do Botafogo, o Grêmio também definiu em cima do laço seus três pontos contra a Portuguesa. Disposta a vender caro o resultado, a equipe paulista reagiu mesmo depois de levar dois gols no Rio Grande do Sul. Empatou e vinha se segurando na defesa. No entanto, um cruzamento de Souza na área, aos 36 da segunda etapa, pôs tudo a perder para o time rubro-verde. O atacante Kleber saltou para tentar o cabeceio, assim como o lateral-esquerdo Rogério. Só que Kleber caiu após o contato. O juiz Jaílson Macedo Freitas não teve dúvida: apontou para a cal. O lance polêmico gerou indignação dos jogadores da Lusa, ao ponto de dois deles irem para o chuveiro mais cedo: Bruninho e Valdomiro. Alheio aos protestos, Kleber bateu o pênalti e garantiu os 3 a 2 para o Tricolor gaúcho, que segue firme no G-4. Ao juiz, coube o selo de erro da rodada.
Lances decisivos como os de Elias e Kleber também aconteceram no jogo do Santos. O goleiro Aranha, em noite inspirada, fez grandes defesas que evitaram o empate do Goiás, na Vila Belmiro. Mas uma intervenção em especial rendeu o selo de defesa da 19ª rodada. Aos 15 do primeiro tempo, Renan Oliveira mandou um lindo chute colocado que teria endereço certo. Teria, pois Aranha estava lá, de mão trocada, para evitar o gol com a ponta dos dedos.
Momentos desagradáveis também marcaram o fim de semana. Teve pixotada coletiva da defesa do Atlético-MG, Inacreditável Futebol Clube de Fernandão, do Bahia, e sarrafo de Osvaldo, do São Paulo. Todos esses lances você confere abaixo!

O GLOBOESPORTE.COM mostra as estatísticas e os selos da 19ª rodada. Confira!
pacotao_rodada_19b (Foto: Infoesporte)

header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)
A rodada#19, estranhamente, não tinha contado com um gol de placa incontestável até seus últimos minutos. Neto Berola, do Atlético-MG, e Scocco, do Internacional, marcaram gols bonitos e, até então, competiam para entrar na lista. Mas os dois não contavam com Elias, do Botafogo, num dos dois jogos que fecharam a rodada. No finzinho da partida contra o Criciúma, ele complementou cruzamento de Edílson de uma forma plasticamente linda. Melhor. O gol foi decisivo para carimbar a vitória por 2 a 1 do Alvinegro, mesmo fora de casa. Depois disso, ficou difícil conceder o selo a qualquer outro jogador.
header pacotao erro da rodada (Foto: arteesporte)
A Portuguesa teve um grande poder de reação ao arrancar o empate contra o Grêmio fora de casa, mesmo depois de sofrer 2 a 0. Mas jogar diante do Grêmio na Arena é tarefa que demanda atenção em qualquer lance. Mesmo os passíveis de interpretação. O zagueiro Rogério subiu para cabecear junto com Kleber e levou a pior. O juiz Jaílson Macedo Freitas assinalou falta ao ver Kleber cair na área. Pênalti bem discutível. Kleber, que não tem nada com isso, garantiu a vitória gremista.
header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)
O Cruzeiro conseguiu bater o sua revanche diante do Flamengo, algoz na Copa do Brasil. Mas não foi o gol de Ricardo Goulart, o único da partida, que veio parar nos selos da rodada. O meia Éverton Ribeiro protagonizou uma linda jogada no segundo tempo. Ele recebeu bola de Ceará no bico direito da área, deu lindo giro entre Wallace e Léo Moura e ainda manteve a bola nos pés contra três marcadores. O lance terminou com chute perigoso de Lucas Silva.
header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
O Santos nem pensava em marcar o gol que definiria o duelo contra o Goiás (de Thiago Ribeiro), e o goleiro Aranha já havia evitado dois gols esmeraldinos. Primeiro, aos sete minutos de jogo, em um tirambaço de Walter. Depois, aos 15, para ganhar seu selo em grande estilo. Renan Oliveira recebeu a bola, cortou para o meio e mandou colocado. Aranha mostrou muito reflexo e espalmou com a ponta dos dedos. Uma defesaça!
header pacotao sarrafo da rodada (Foto: arteesporte)
Na fase atual vivida pelo São Paulo, não há nada que esteja tão ruim que não possa piorar. Sem reação diante do Coritiba, de Alex, o time ainda viu Osvaldo, uma das melhores válvulas de escape para o ataque, ser desfalque garantido para o próximo jogo, ao levar o cartão vermelho direto. E, convenhamos, com justiça. A entrada para cima de Vinícius dói até em quem vê.
header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)


Fernandão deve estar se lamentando até agora pelos gols que desperdiçou contra o Fluminense. Talvez, se soubesse o resultado final da partida (1 a 0 para o Tricolor), o centroavante do Bahia aproveitasse as chances. Numa delas, logo aos dois minutos de jogo, a única explicação plausível é que ele deve ter pensado que estava muito cedo para balançar as redes. Após enfiada de bola, Fernandão entrou sozinho e, de frente para um caído Cavalieri, conseguiu mandar para fora, livre de marcação. Ah, Fernandão!
header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)
O mico da semana é coletivo. Em parte, culpa do estado do gramado do Barradão, após a chuva, em outra, da defesa atleticana. O zagueiro Emerson dominou uma bola após dividida e recuou para Victor. A bola parou numa poça d'água, e o goleiro teve que sair no desespero. Ele acabou chutando a bola contra Dinei e, para piorar, a bola se ofereceu para Marquinhos, que não perdoou. O lance é uma mistura perfeita de pixotada com azar.

Primeiro repasse de setembro do FPM será 35% menor do que o primeiro repasse de agosto

As prefeituras receberão nesta terça-feira (10) a primeira parcela de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Este repasse será de R$ 1.842.481.710,37, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o montante será de R$ 2.303.102.137,96.
Segundo Cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este decêndio é 7,1% maior do que o mesmo período do ano passado, em valores reais, contudo em comparação ao primeiro repasse do mês de agosto o repasse que será efetuado nesta terça será 35% menor. Diante disto o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, alerta os gestores municipais para que mantenham cautela em setembro e outubro, já que o comportamento sazonal do FPM indica que nestes meses ocorrem os menores repasses.

Acumulado – Conforme os cálculos da CNM, o valor acumulado de janeiro de 2013 até o 1.º decêndio de setembro é de R$ 50 bilhões. Este valor representa um aumento de apenas 0,9% em relação ao mesmo período de 2012.

Governo do RN e MDA entregaram caminhões-caçamba a 35 municípios potiguares, entre eles São Miguel

O Governo do RN e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregaram 35 caminhões-caçamba para municípios do interior do Estado. A entrega foi realizada na manhã da ultima sexta-feira (6) pela governadora Rosalba Ciarlini; pelo secretário de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes; e pelo delegado Federal do MDA no RN, Raimundo Costa. Os veículos entregues chegam a 75 quando somados aos entregues na quinta (05) pela governadora, em solenidade também realizada no Centro Administrativo.
De acordo com Raimundo Costa, as máquinas repassadas aos prefeitos vieram “em um momento especial para a convivência com o clima semiárido”. Os equipamentos do PAC 2 serão essenciais para estruturar as Prefeituras na perspectiva de melhorar as estradas vicinais. Esse é um planejamento, em conjunto com as pás carregadoras, motoniveladoras e retroescavadeiras, de o município poder reestruturar a situação hídrica dos municípios.
As prefeituras beneficiadas com a entrega de caminhões-caçamba foram: Pedra Grande, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Sabugi, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal e Upanema.
Beneficiado com um veículo, o prefeito de São Miguel, Dario Vieira, comentou sobre o recebimento do caminhão-caçamba e os benefícios que a população do município terá com o novo veículo. “A iniciativa foi muito positiva porque ajudará aos agricultores na recuperação de estradas vicinais. Se não tivéssemos o caminhão, estaríamos preocupados com o aluguel do veículo, a hora trabalhada, que é muito cara. Agora, teremos mais tempo para fazer nossas ações com calma”.

Dagoberto Bessa, prefeito de Severiano Melo, frisou que a maior parte da população do município vive na zona rural e o equipamento será essencial para os moradores. "Setenta por cento da população da nossa cidade vive no sítio, boa parte deles trabalha com castanha de caju e precisamos fazer a recuperação das estradas. A ação do Governo do RN foi positiva para nós".

Dilma sanciona hoje lei de mais repasse para educação

A lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde será sancionada nesta segunda-feira (9) pela presidente Dilma Rousseff. Apesar de o texto ter contrariado a proposta original do governo, que destinava apenas os rendimentos do Fundo Social do pré-sal às duas áreas, a sanção da lei vai ser feita em uma cerimônia especial no Palácio do Planalto com a presença de estudantes, representantes de entidades das áreas de educação, saúde e autoridades. A expectativa pelas declarações de Dilma no primeiro programa Café com a Presidenta depois da aprovação da proposta no Congresso é a de que a lei seja sancionada sem vetos.

Willian comemora distância para concorrentes na virada do turno

O Cruzeiro cumpriu a meta. Venceu o Flamengo, no Mineirão, e fechou o primeiro turno do Brasileirão com 40 pontos. O atacante Willian elogiou a atuação celeste diante dos rubro-negros e destacou a importância de o time ter conquistado a quinta vitória seguida na competição.
- Acho que é importantíssimo. As equipes que estão atrás estão vencendo. E a gente tem que ganhar para continuar distanciando. O campeonato é muito disputado, com muitas equipes de qualidade. Acho que a gente fez um bom jogo, e agora é preparar para o jogo de quarta.

Para Willian, o Cruzeiro poderia até ter vencido o Flamengo por um placar mais amplo. Ele lembrou as chances criadas - ele mesmo teve duas boas oportunidades (veja os vídeos) - e enalteceu também o adversário, que criou dificuldade para a Raposa. Assim como fez a maioria dos companheiros nos últimos dias, Willian preferiu não tratar o jogo como revanche. Segundo ele, a eliminação celeste para o Flamengo, na Copa do Brasil, já é passado.
- Nosso objetivo era a vitória, era a liderança. Não tem nada que ficar pensando no jogo da Copa do Brasil. Isso é página virada. O importante é que o Cruzeiro fez um bom jogo, conseguiu a vitória e estamos na liderança.
A Raposa volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Goiás, às 21h (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia. Jogo válido pela  20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após golaço, Elias exalta o grupo: 'Time joga sem Seedorf ou com ele'

Autor de um golaço no fim da partida no Heriberto Hülse que deu a vitória ao Botafogo sobre o Criciúma, por 2 a 1, Elias preferiu enaltecer as qualidades do time e disse que espera balançar as redes mais vezes com a camisa alvinegra. Com o resultado, o clube de General Severiano terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na vice-liderança, quatro pontos atrás do Cruzeiro.
- Só eu sei o que eu venho trabalhando ao longo da semana, o grupo vem me dando uma moral impressionante, todos muito unidos. Hoje graças a Deus pude fazer esse gol no finalzinho para ajudar a equipe. Tenho que ter ritmo de jogo. Fico triste de não poder ajudar o Botafogo na Copa do Brasil (está impedido pois já tinha defendido o Resende).  O Oswaldo vem me dando oportunidade, e aquele gol ali me deixa até emocionado, porque foi no finalzinho - disse Elias.
O atacante comentou também os desfalques do grupo. Ele afirmou querer mais gols e disse que a vitória mostra que o Botafogo não depende somente do seu camisa 10.
- Esse gol mostrou a força do Botafogo. Estávamos sem grande jogadores, como o Seedorf, e isso é para dizer que o Botafogo joga sem Seedorf ou com ele do mesmo jeito. O time do Botafogo é isso aí. Fico muito feliz, a cada jogo o time vem apresentando bonitos gols, espero fazer mais. Esse jogo mostra que o clube está forte - analisou Elias.
O atacante afirmou que os alvinegros foram surpreendidos com o gol do Criciúma, lamentou os muitos desfalques para a partida em Santa Catarina. No entanto, ele destacou as boas atuações dos reservas que estão ganhando oportunidades com suspensões e lesões de titulares.
- O time está focado no mesmo objetivo e isso representa o Botafogo. Fomos surpreendidos no primeiro tempo, mas dominamos o jogo. O Botafogo é um time que vem batalhando, temos muitas contusões, mas isso é o Botafogo. São muitos desfalques, mas o time mostra que, com ou sem desfalques, quem entra ou sai mostra a cara do Botafogo. Estou muito feliz pelos jogadores que foram bem.

Autuori assume culpa por revés e pede que time não se desespere

O técnico Paulo Autuori fez questão de assumir a responsabilidade pela derrota do São Paulo por 2 a 0 para o Coritiba, neste domingo, em Curitiba. Segundo o comandante tricolor, ele é culpado pelo time ter atuado de uma forma muito desorganizada, no estádio Couto Pereira.
– A realidade é que nós fizemos um péssimo jogo e eu assumo essa responsabilidade. Eu sou o líder dessa equipe.  Na verdade, nem fomos uma equipe. Nós jogamos com os setores de meio-campo, defesa e ataque completamente separados – disse Autuori.
Apesar de a situação são-paulina ser crítica, o treinador não quer ver ninguém se desesperando. Em 18º lugar no Brasileirão, com só 18 pontos em 19 rodadas, o time do Morumbi vai ficar pela menos mais uma rodada na zona de rebaixamento, já que o Atlético-MG, primeiro time fora da zona da degola, soma 22 pontos.
–  O desespero não pode acontecer. Eu não vou permitir que os jogadores fiquem desesperados e, eu particularmente, jamais entro em desespero com nada, pois sempre me preparo muito mais para o lado negativo das coisas – emendou o técnico.
De acordo com Autuori, a derrota para o Coxa está diretamente ligada ao revés para o Criciúma por 2 a 1, na quinta-feira, no Morumbi.
– O time tinha reagido e estava com uma postura melhor. Mas o jogo contra o Criciúma deu um baque geral em todos e isso foi sentido em Curitiba. Mas não podemos jogar tudo fora e precisamos reagir – acrescentou ele.

Timão coloca até zagueiro no ataque, mas não passa pelo lanterna Náutico

Um Corinthians atrás de pontos para encostar no G-4, diante de um Náutico desesperado para fugir da lanterna do Brasileirão. O enredo da partida deste domingo, no Pacaembu, pela 19ª rodada, sugeria dois times abertos, jogando o tempo todo atrás da vitória, mas na prática foi tudo bem diferente. Em uma tarde de pouca inspiração no Pacaembu, Timão e Náutico não saíram do zero, fechando o primeiro turno da competição nacional sem alterações na tabela - os paulistas em quinto, os pernambucanos em último. A torcida alvinegra vaiou o time na saída de campo.
Romarinho jogo Corinthians e Náutico (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Irreconhecível principalmente na etapa inicial, já que estava com nove desfalques, o time de Tite pouco criou e só partiu para a pressão no segundo tempo, usando até Paulo André como centroavante. O garoto Léo, estreante como titular, teve atuação regular.
Já o Timbu se fechou durante todo o jogo esperando por um contra-ataque. No segundo tempo, o time pernambucano teve as tão esperadas chances, mas esbarrou na falta de qualidade de Derley e Helder, livres, porém sem técnica para definir a partida. Ainda assim, o Náutico conseguiu arrancar um ponto do Corinthians.
Agora, o Timão encara o Botafogo, na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro, enquanto o Timbu recebe o Grêmio, no mesmo dia, na Arena Pernambuco.

Jovem pula muro para se livrar de bandido, mas acaba assassinado

A polícia registrou um crime de homicídio, na avenida Maranguape, no Jardim Progresso, na noite deste domingo (8). Um jovem de 19 anos, identificado como Erick Fernandes da Silva, foi assassinado, após ter sido perseguido por um homem ainda não identificado.
O jovem tentou correr e se livrar do bandido, chegando a pular o muro de uma residência. No entanto, o criminoso também pulou o muro e atirou várias vezes contra Erick, que acabou caindo morto dentro do quintal da casa.
Em seguida, o assassino fugiu sem ser identificado. Familiares do jovem morto relataram que ele era usuário de drogas e, por isso, pode ter sido vítima de um acerto de contas. A polícia ainda realizou diligências, mas não conseguiu localizar nenhum suspeito do crime.

Reforma eleitoral: Grupo de Trabalho propõe fim da reeleição e a coincidência de mandatos

TSEA Câmara dos Deputados avança com a reforma eleitoral. O Grupo de Trabalho (GT) criado para debater o assunto vai apresentar uma nova proposta para tramitar no Congresso. Nesse projeto está incluso o fim da reeleição e a coincidência de mandatos de presidente, governador e prefeitos. A intenção é que as novas regras eleitorais passem a valer em 2018. Assim, os eleitos em 2016 cumpririam um mandato de apenas dois anos.
Esses dois pontos da reforma foram confirmados pelo Grupo nesta quinta-feira, 5 de setembro. Contudo, há ainda outros itens a serem debatidos e incluídos ou não na nova proposta. São eles: duração do mandato, fidelidade partidária, fim das coligações partidárias e sistema eleitoral.
Os deputados que compõem o GT devem se reunir nos dias 12 e 19 de setembro para acertar esses pontos da reforma. Uma proposta inicial foi construída pelo relator do, deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) para servir de base ao colegiado. Sirkis sugere um sistema eleitoral misto, proporcional e majoritário, para deputados; limites para doações de pessoas físicas e jurídicas para campanhas; além de redução dos gastos na propaganda de rádio e TV.

Ex-baixista da Charlie Brown Jr., é encontrado morto em São Paulo

champion 
O músico Luiz Carlos Leão Duarte Junior, o Champignon, ex-integrante da banda Charlie Brown Jr., foi encontrado morto dentro de seu apartamento, no Morumbi, zona oeste de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (9). Ele morava com a mulher no Condomínio Edifício Morumbi Park, na rua Doutor Luiz Migliano. Vizinhos ligaram para a Polícia Militar após ouvir um barulho de tiro e os gritos da mulher do músico no 10º andar.
Segundo a Polícia Militar, Champignon e a mulher tinham saído com um casal de amigos para jantar em um restaurante japonês na noite deste domingo (8). Cerca de dez minutos depois de o músico e a mulher retornarem para o apartamento, os moradores do prédio escutaram o disparo de arma de fogo. Além da PM, policiais civis 89º DP (Portal do Morumbi) estiveram no prédio. A Polícia Civil investigará se Champignon teria se suicidado com um tiro na boca. A mulher do músico estava em estado de choque, de acordo com a polícia.

Repasse do FPM de setembro é 7,1% maior

A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é 7,1% maior do que o mesmo período do ano passado, em valores reais. Em comparação a agosto, o repasse de setembro é historicamente menor. Neste ano houve uma queda acentuada de 35%.
Na terça-feira (10), as prefeituras receberão a primeira parcela de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Este repasse é de R$ 1.842.481.710,37, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o montante é de R$ 2.303.102.137,96.

Coronel João Pessoa/RN: irmão tenta matar o outro com uma faca

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite deste sábado (07) às 18h00min no Sítio Poço de Varas, zona rural de Coronel João Pessoa/RN.

De acordo com informações o agricultor Junior Amaro da Silva, 26 anos, se encontrava em sua casa bebendo juntamente com algumas pessoas entra elas estava seu irmão Francisco Amaro da Silva, 23 anos, quando iniciou uma discussão entre eles e Francisco com uma faca peixeira tentou contra a vida de Junior  efetuando uma cutilada na região lateral direita.

Francisco  se evadiu do local e  Junior foi socorrido para uma unidade de saúde em São Miguel e em seguida transferido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN e e encontra-se em observação.

A Polícia Militar compareceu ao local do fato, ninguém da família quis falar sobre o fato e nem repassar informações, a PM  caiu em campo em busca do acusado e até o momento da publicação da notícia o mesmo ainda não foi localizado.

De acordo com a Policia contra Francisco Amaro existe um mandado de prisão em aberto, acusado de tentar um agricultor a poucos dias,

Nenhum comentário:

Postar um comentário