quinta-feira, 25 de julho de 2013

Chaves: Atriz que interpreta Chiquinha ganha processo contra Bolaños


FAMOSIDADES
 PAULO – Após 12 anos de briga na justiça, María Antonieta de lãs Nieves, a Chiquinha de “Chaves”, ganhou a ação movida contra o produtor Roberto Gómes Bolanõs, o eterno Chaves, e a Televisa, emissora responsável pela série.
A partir de agora, a atriz é dona da autoria de sua personagem, que também se tornou um clássico na infância de muita gente.
De acordo com o jornal “El Comercio”, María Antonieta disse que ainda não teve tempo para comemorar sua vitória.
“Levou 12 anos de guerras nos tribunais. Ainda não comemorei ter ganhado o julgamento, porque até agora não posso acreditar. O processo foi, para mim, um desgaste total. Foi muito difícil, mas agora poderia dizer que foi um triunfo, pois, agora, a Chiquinha é só minha”, destacou.
Apesar dos 62 anos de idade, María Antonieta ainda não pensa em aposentar Chiquinha.

OAB fará mobilização nacional por eleições limpas dia 6 de agosto

 
No próximo dia 6 de agosto, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fará uma mobilização em Brasília para apresentar os resultados da campanha nacional sobre a Reforma Política e do projeto “Eleições Limpas”. O anúncio foi feito pelo presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, durante audiência pública sobre o tema no auditório da Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac), em Fortaleza.
Durante a audiência pública, Marcus Vinícius afirmou que é preciso ter vontade política e contar com a pressão da sociedade para que a reforma política no Brasil seja, de fato, aprovada e consolidada. Ele enfatizou que o atual sistema político – identificado tanto pelas campanhas durante as eleições quanto o período do mandato – geram vícios que facilitam a corrupção.

Governo anuncia corte em supersalários a partir deste mês

 
O governo do Estado vai aplicar este mês o abate-teto nos vencimentos dos 687 servidores do poder Executivo que ganham acima de  R$ 25.323.50, limite permitido por lei no Rio Grande do Norte.
O anúncio foi feito ontem em Caicó pela governadora Rosalba Ciarlini, ao comentar as medidas adotadas para cumprir determinação do Tribunal do Contas envolvendo os supersalários.
O sistema vai funcionar assim: quem ganha acima do teto terá o valor excedente retido até decisão final da comissão especial, criada para analisar os processos administrativos. Se a decisão for favorável ao servidor, o dinheiro será devolvido, caso contrário, ele terá de procurar a Justiça.

Wilma: “O povo perdeu a esperança em Rosalba. Este Governo quebrou o Estado”

Por: Alex Viana
A possibilidade de atraso nos salários dos servidores, diante da crise financeira anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), é vista como uma temeridade pela ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB. Esta semana, Rosalba cortou parte do duodécimo do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado e, paralelamente, pediu aos secretários que cortassem até 20% dos gastos em cada pasta. Tudo para não deixar de pagar o salário de julho dos servidores. “Se isso está acontecendo é porque este governo que está administrando quebrou o Estado”, afirma Wilma, avaliando que a falta de gestão está levando Rosalba ao “topo da rejeição”. Enquanto isso, a população, e especialmente os servidores, perdem a esperança na atual administração. “Vejo isso com muita temeridade, porque estamos vendo que a falta de gestão está levando este governo ao topo da rejeição”, afirmou a ex-governadora.
Segundo Wilma, a esperança em investimentos e melhorias nos serviços públicos por parte do governo Rosalba fica cada vez mais distante, graças, segundo ela, ao comodismo que tomou conta da administração do Estado. “A população, e, em especial, o funcionalismo público, já não possuem esperança de uma mudança de postura governamental, que passe pelo investimento nos serviços públicos e valorização do servidor”. Diante desse cenário, Wilma, hoje vice-prefeita de Natal, disse recear que as paralisações das categorias de servidores se transformem numa greve geral, o que levaria o RN a um caos. “Tenho medo que as paralisações individuais e pontuais das diversas categorias que atuam no Estado evoluam para uma greve generalizada, que faça o RN parar de vez, trazendo consequências inimagináveis para toda a sociedade”, avalia.
DEVOLUÇÃO
Wilma abordou a devolução de recursos da área de segurança pública – no valor de R$ 2 milhões – para o Ministério da Justiça, por não utilização da verba, destinada à construção de delegacias e à modernização do setor. Para a dirigente partidária, a devolução da verba não representou qualquer novidade. “Isso para a gente não é novidade, já que vínhamos alertando a sociedade para a perda de recursos assegurados na nossa gestão e de Iberê (Ferreira de Sousa, sucessor de Wilma no governo). Isso prova que as justificativas alegadas pela atual gestão, com ataques à nossa administração, estão sendo todas derrubadas, uma a uma”, disse, questionando o discurso de Rosalba, de que encontrou “terra arrasada” ao assumir o poder.
Wilma afirma que sua gestão deixou dinheiro em caixa, diferentemente do que afirma o governo. “Deixamos, sim, dinheiro em caixa para solucionar vários problemas nas áreas essenciais e a população agora está comprovando que está faltando competência administrativa para a concretização dos investimentos em várias áreas essenciais. Afinal, as devoluções aos cofres federais também atingem a saúde, educação, turismo, mobilidade urbana”, declarou.
A vice-prefeita lamentou a perda de verba, tendo em vista as falhas da segurança pública, da saúde e da educação, que se somam a outros problemas, gerando consequências danosas à população. “Eu lamento muito mais porque não perdemos apenas ‘dinheiro’, mas delegacias, presídios, hospitais, escolas. Somando-se estas perdas à falta de efetivo e aparelhamento, as consequências são revoltantes: aumento da criminalidade, queda nos números da educação, perda de turistas e, infelizmente, mortes”, afirmou.
Wilma ainda avaliou politicamente o quadro administrativo, tendo em vista que o governo é gerido pelo DEM de Rosalba e do senador José Agripino Maia, que faz crítica contundente ao governo federal, da presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, a “perversidade” tão atribuída ao governo federal pelo DEM “na verdade é aplicada ao governo da democrata do RN”, avaliou. “Volto a dizer: temos muito medo do que nos aguarda até o final desta gestão democrata”.
ESTARRECIDOS
Ainda abordando a situação financeira do Estado, a presidente do PSB, Wilma de Faria, afirmou existir uma contradição entre o discurso do governo Rosalba e a prática administrativa. Recentemente, o governo anunciou melhorias no Estado, mas, logo depois, estampa uma crise financeira. “Não consigo entender a contradição constante nas declarações desta administração. Digo isso porque há poucos dias a governadora declarou a toda a imprensa que o Estado ia deslanchar, com a contração de empréstimo junto ao Banco Mundial”, avalia a ex-governadora.
Mineiro: “Problema não é reduzir custeio, mas a incompetência”
O deputado estadual Fernando Mineiro avalia a crise financeira do Estado e afirma que o problema do governo não é de redução do custeio, mas de redução da incompetência. Segundo ele, a crise “é a confissão da incompetência administrativa” já que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) “já tem dois terços do mandato cumpridos e ainda levanta uma crise que coloca em risco o dinheiro para pagar a folha de pagamento”.
Segundo Mineiro, o discurso do governo difere da mensagem lida por Rosalba no começo do ano na Assembleia Legislativa quando, segundo o petista, a governadora elogiou o equilíbrio nas contas do Estado, afirmando que as finanças estavam ajustadas. “Só que seis meses depois, não é nada disso que se vê”, afirmou. “O que está errado? A mensagem dela em fevereiro ou a crise de agora?”, questiona.
Mineiro disse ainda, entretanto, que, até o momento, para combater a propalada crise financeira estadual, Rosalba só comunicou intenção. “Ela precisa esclarecer, via sociedade, e indicar, quais são as contenções que ela vai fazer, onde ela vai reduzir em cada secretaria, que despesa vai cortar. Precisa fazer isso”, afirmou.
Segundo o deputado, nos seis primeiros do ano a receita de ICMS foi maior que a do semestre anterior. Além disso, o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que junto com o ICMS formam as principais receitas do Estado, também foi superior neste semestre, em relação ao ano passado. “O ICMS e o FPE foram maiores. Então, acho que o que Rosalba precisa reduzir não é o custeio, mas a incompetência”, disse.
RESPONSABILIDADE
Mineiro afirmou, ainda, que, diante da crise, Rosalba sequer tem em quem colocar a culpa, já que ela está com dois terços do mandato transcorridos. “Vai colocar culpa em quem?”. O petista defende, ainda, mais transparência do governo, por causa do atraso no repasse dos recursos aos demais poderes. “Precisa ter mais transparência nos dados. Mais transparência nas informações. Dizer onde vai cortar”.
Mineiro também denuncia o não pagamento dos fornecedores por parte do governo. “Recebi informações de fornecedores dizendo que não estão recebendo. Na prática, o governo já decretou uma moratória. Como é que faz discurso em tom otimista, e seis meses depois na prática tem uma moratória com fornecedores? Foi do dia para o outro que piorou?”.
Adalberto Baptista deixa cargo de diretor de futebol do São Paulo

SÃO PAULO - Bastante pressionado por torcedores, conselheiros e até mesmo dentro do elenco, Adalberto Baptista deixou nesta quinta-feira o cargo de diretor de futebol do São Paulo. Segundo comunicado divulgado pelo clube, ele entregou um pedido de desligamento, "em caráter pessoal e irrevogável".
Adalberto Baptista estava sendo um dos principais alvos na crise que tomou conta do São Paulo. O time está há 11 jogos sem vitória e já soma oito derrotas seguidas. Além disso, vive um clima de grande instabilidade política, que ameaça o presidente do clube, Juvenal Juvêncio.
Mesmo dirigentes da situação já pediam para que Juvenal Juvêncio tirasse Adalberto Baptista do cargo. A pressão vinha aumentando nos últimos dias, inclusive com relatos de que o diretor de futebol provocava insatisfação no elenco por causa do seu estilo de trabalho.
Diante desse cenário, Adalberto Baptista deixou o cargo nesta quinta-feira. No comunicado, o clube "lamenta profundamente o pedido e agradece o trabalho e a dedicação" do diretor de futebol, lembrando que, no período em que ele esteve no posto, o São Paulo foi campeão da Copa Sul-Americana.
Por fim, a nota oficial do São Paulo esclarece que o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, ocupará interinamente a diretoria de futebol. E Marcos Tadeu reassume a função de diretor das categorias de futebol de base, que também era responsabilidade de Adalberto Baptista.


Eike Batista já não é mais bilionário e tem só US$ 200 mi, diz Bloomberg

SÃO PAULO - Eike Batista já não tem mais de US$ 1 bilhão em patrimônio líquido, alertou a Bloomberg nesta quinta-feira (25) - estimando que a fortuna do ex-megaempresário agora está em US$ 200 milhões. Dois anos atrás o sétimo homem mais rico do mundo, Eike retorna agora para abaixo do patamar em que estava antes de abrir o capital de suas empresas na Bovespa: cerca de US$ 1 bilhão.
A Forbes já havia alertado que Eike estaria prestes a perder o status de bilionário - e dizia que isso mancharia sua reputação como empresário capaz de gerenciar empresas em diversos setores, de petróleo, logística, construção naval até a gestão de estádios de futebol e carreira de famosos jogadores. A diversificação excessiva de seus negócios foi vista como algo negativo.
Eike deve pessoalmente US$ 1,5 bilhão para o fundo Mubadala, de Abu Dhabi, segundo apurou a Bloomberg. Antes disso, ele já tinha assumido compromissos e dívidas pessoais de ao menos US$ 2 bilhões - sobrando "apenas" US$ 200 milhões, caso elas sejam executadas. Ainda que seja um bom dinheiro para qualquer pessoa, é muito pouco se comparado com os US$ 34,5 bilhões de março de 2012, o auge de sua fortuna. As ações das empresas de Eike Batista, que despencaram na bolsa, são tidas como as principais garantias de suas dívidas. 
Eike já admitiu problemas durante a crise que afeta seu grupo, e diz estar trabalhando incansavelmente para conseguir superá-la. Ele destacou também que se arrependeu de levantar capital através de bolsa. O megaempresário teve de começar a vender seus próprios ativos para conseguir pagar dívidas e impedir que elas se elevassem. 
O BTG Pactual, de André Esteves, desde março procura uma solução para a crise do grupo. O que antes era "facilmente equacionável", nas palavras do banqueiro, parece ser cada vez mais uma missão impossível. A participação do empresário em suas empresas deve recuar bastante, como já aconteceu na MPX Energia (MPXE3), empresa em que ele já não mais faz parte do conselho de administração. 



Saúde e CRM vão investigar médico que 



ignorou mulher desmaiada no DF



A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta quinta-feira (25) que já chegou à corregedoria da pasta a denúncia contra o médico filmado ignorando uma paciente desmaiada no Hospital Regional do Gama. A pasta não informou, no entanto, o prazo para conclusão da sindicância ou o tipo de punição prevista caso a suposta negligência seja comprovada.Na sexta-feira (19) o G1 divulgou um vídeo de um médico que foi filmado observando uma mulher desmaiada na porta do consultório sem que ele levantasse da cadeira para atendê-la. O G1 tentou entrar em contato com o médico, que é clínico geral no Hospital do Gama, mas a instituição informou que ele entrou de férias na última quarta-feira (17). A mulher acabou sendo carregada no banco para dentro do consultório.O Conselho Regional de Medicina informou que também já abriu uma sindicância para apurar o caso do médico. Segundo o presidente do CRM, Iran Augusto, o conselho solicitou ao diretor do Hospital do Gama a ficha de atendimento do médico, que deverá ser enviada em até dez dias úteis.“O ofício será então enviado ao médico e ao paciente para poder constar como denunciante, e então se começa a apuração dos fatos”, disse Iran Augusto. “Chegando a isso, vamos fazer um relatório; feito o relatório, ele passa por uma câmara, e essa câmara composta por cinco conselheiros dirá se abre processo ou se arquiva [a denúncia].”Segundo Augusto, se for decidido que o processo deve ser aberto, a paciente e o médico serão chamados para serem ouvidos. “Chama a paciente, chama o denunciante, chama cinco testemunhas de cada lado”, disse. “É o mesmo ritual que tem no jurídico, e aí vai se fazer um relatório para julgamento no plenário do conselho.”
Questionado sobre o tipo de punição que o médico pode receber caso fique comprovado que houve negligência no atendimento à paciente, Iran Augusto disse que não é possível fazer “prejulgamento”.
“Não posso prejulgar. Cada caso é um caso”, disse. “O conselho pode não fazer nada. Não se pergunta a um juiz que tipo de pena ele vai dar.”O Conselho Federal de Medicina informou, no entanto, que existem cinco tipos de punições previstas por uma lei que regulamenta os conselhos e prevê que eles sejam órgãos supervisores da ética profissional da classe médica. A primeira sanção é uma advertência confidencial; a segunda é uma censura confidencial; a terceira é uma censura pública. Somente em casos mais graves um médico pode ter a suspensão do exercício profissional por até 30 dias e, em último caso, o direito ao exercício profissional cassado.

Resultado dos exames de 


THIAGUINHO é divulgado; cantor 


tem tuberculose


 G1, em São Paulo


Thiaguinho deixa hospital em SP (Foto: Marta Cavallini/G1)Thiaguinho deixa hospital ao lado do médico David
Uip neste domingo (Foto: Marta Cavallini/G1)
Foi divulgado nesta quinta-feira (25) o resultado dos exames de Thiaguinho. Segundo comunicado da assessoria de imprensa do cantor, o diagnóstico é detuberculose pleural, forma não transmissível da doença.
O boletim médico diz que Thiaguinho "está bem e iniciará o tratamento específico". Em sua conta no Instagram, o cantor comentou o assunto após a divulgação do resultado.
"Obrigado por tantas orações, meu povo brasileiro! Graças a Deus, tenho 100% de chance de cura, e como constatei no início, não transmiti, não trasmito e não transmitirei para niguém a doença. Agora é focar no tratamento e já já voltar a fazer o que amo! Vou fazer de tudo para ficar bem, por mim e por vocês, tá? Amo todos. Força, raça e fé", escreveu Thiaguinho no Instagram, depois de o comunicado ser divulgado. No Twitter, o cantor também comentou o resultado, antes de sua divulgação à imprensa: "Ótimo dia, gente! Ótimas notícias! Obrigado, Senhor! Obrigado, Nossa Senhora Aparecida! Obrigado, Brasil, por tantas orações."
Tenho 100% de chance de cura, e não transmiti, não trasmito e não transmitirei para niguém a doença. Agora
é focar no tratamento e já já voltar a fazer o que amo"
Thiaguinho
Segundo a assessoria do cantor, ele soube do diagnóstico no fim da tarde de quarta-feira (24). Thiaguinho permanece de licença médica até 4 de agosto. O diagnóstico foi feito pelo exame de PCR (sigla para Polymerase Chain Reaction), ao extrair um pouco de líquido do pulmão, por meio de uma agulha injetada no meio das costelas, ou pela biópsia da pleura, de acordo com o pneumologista Rafael Stelmach, do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. O tipo de doença é comum entre jovens.
A tuberculose pleural é uma doença causada por um micro-organismo chamado bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis, que causa a tuberculose nos pulmões. No caso de Thiaguinho, a doença atinge a pleura, membrana que reveste os pulmões. O cantor pegou a doença pelo ar e terá que se tratar com uma combinação de antibióticos durante cerca de seis meses, segundo o infectologista Adilson Westheimer, dos hospitais Albert Einstein e Heliópolis, em São Paulo.
Cantor saiu do hospital no domingo
Após ficar três dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,Thiaguinho recebeu alta na manhã do domingo (21). O cantor, que teve uma doença pulmonar, foi liberado por volta das 10h20 e beijou algumas fãs que o aguardavam na porta do hospital.
Ele agradeceu aos fãs e à família dele pela força e pelas vibrações positivas. “São nesses momentos que a gente percebe que é amado”, afirmou. Thiaguinho disse que os médicos o trataram "com carinho”.
O cantor contou que começou a sentir dores no peito há pelo menos 10 dias e decidiu ir ao hospital. O infectologista David Uip, responsável pelo tratamento do cantor, afirmou que Thiaguinho tem um processo inflamatório nos pulmões e na pleura (a membrana que envolve os pulmões). “Estamos estudando as causas dessa inflamação. Estão afastadas as doenças malignas. Não tem câncer”, disse o médico neste domingo. Os médicos indicaram repouso por duas semanas. Por isso, 17 shows que Thiaguinho faria nos próximos dias continuam cancelados, entre eles a participação na Jornada Mundial da Juventude durante a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro.

O médico David Uip ressaltou que, durante o período de internação do cantor, foram realizadas uma broncoscopia e a uma pleuroscopia para coleta do material da pleura e do pulmão. O material foi avaliado microscopicamente para estudar o processo inflamatório. Thiaguinho tomou remédios para tratamento da dor e da inflamação da pleura, o motivo das dores abdominais. “O cantor vai voltar a uma vida normal”, disse o médico
.

Garibaldi: Não serei candidato a nada

por Robson Pires, às 13:19
O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, já está na Feirinha de Sant’Ana. Ele confirmou que tirou dois dias para aproveitar os festejos da padroeira do Seridó.
Garibaldi também vai assistir a novena e participar, amanhã (26), do Baile dos Coroas. Sobre política, o ministro se esquivou de qualquer comentário. “Só posso dizer que não serei candidato a nada”, sentenciou.
image

Robinson Faria: “O governo causa indignação no estado todo”

por Robson Pires, às 14:05
robinson feirinha
Em sua passagem pela Feirinha de Sant’Ana em Caicó, hoje (25), o vice-governador Robinson Faria confirmou que ele e outros nomes tidos como pré-candidatos ao governo – Fátima Bezerra, Wilma de Faria e Garibaldi Filho (este último nega a intenção de disputar cargos) – seguem hoje caminhos paralelos, mas podem confluir.
“Por enquanto cada um caminha pela sua estrada, mas não tenho inimigos. Chego cheio de sonho e com muita vontade [de disputar o governo], principalmente porque Rosalba e o seu governo causam indignação em todo o estado. O clamor pela saúde e segurança é em todo o estado”, destacou o vice-governador, que deve retornar a Caicó no domingo para a procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana.

TelexFREE terá que devolver R$ 101 mil à pessoa prejudicada

por Robson Pires, às 15:32
telexfreeUm advogado de Rondonópolis, no Mato Grosso, conseguiu garantir na Justiça o direito a ter o dinheiro investido na TelexFREE de volta. Decisão da 3º Vara Cível da cidade determinou na última sexta-feira que a empresa pague ao divulgador – como são chamadas as pessoas que vendem os supostos produtos da companhia – a quantia de 101,5 mil reais.
É o primeiro caso registrado de decisão judicial que obriga a empresa a restituir alguém prejudicado pela paralisação das operações, que permanece desde junho por determinação da Justiça do Acre.
O montante de 101 mil reais foi pago pelo advogado Samir Badra Dib, vice-presidente da OAB de Rondonópolis, justamente no dia em que a empresa teve os bens bloqueados e foi proibida de continuar a pagar vendedores ou oferecer serviços. Por causa da paralisação dos pagamentos, divulgadores têm feito protestos em todo o país pedindo a reversão da medida judicial.

José Serra é submetido a cateterismo para posterior retirada da próstata

por Robson Pires, às 17:51
jose-serraO Estado de S. Paulo – Boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira, 25, pelo Hospital Sírio-Libanês informa que o ex-governador de São Paulo José Serra foi submetido a um cateterismo cardíaco nessa quarta-feira, 24.
De acordo com a nota, Serra ingressou no hospital localizado na capital paulista para fazer apenas uma avaliação pré-operatória para cirurgia de prostatectomia por hiperplasia prostática benigna. “Em função disso”, diz a nota, “foi submetido a cateterismo cardíaco, sendo indicado tratamento percutâneo com colocação de um stent”.
Após os procedimentos médicos, segundo o boletim, o tucano “está apto a retomar as suas atividades rotineiras e poderá ser submetido à cirurgia originalmente programada num futuro próximo imediato”.

Aprovação do governo Dilma cai de 55% para 31%, aponta Ibope

O Ibope ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 434 municípios em 26 unidades da federação, com exceção do Amapá, entre os últimos dias 9 e 12 deste mês. O índice de eleitores que consideraram o governo "bom ou ótimo" foi de 31%, contra 37% que consideraram o governo como "regular" e 31% que avaliaram como "ruim ou péssimo".

No levantamento anterior, divulgado em 19 de junho, o percentual de eleitores que aprovaram a gestão foi de 55%. Na ocasião, a avaliação positiva caiu oito pontos após atingir o recorde de 63%.A avaliação pessoal de Dilma passou de 71% na pesquisa de junho para 45% no levantamento atual. O índice de quem desaprova foi de 25% para 49% no levantamento atual.
O percentual de entrevistados que diz “confiar”  na presidente também caiu - passou de 67% em junho para 45% em julho. O percentual que não confia na presidente subiu de 28% para 50%.
O levantamento foi realizado após as manifestações de rua em todo o país que pediram melhores condições de vida e o fim da corrupção no mês de junho. Na pesquisa anterior, feita entre os dias 8 e 11 de junho, os protestos já tinham começado, mas eles se espalharam para todo o país na segundo quinzena do mês.
Lula x Dilma
A queda de popularidade também se reflete na comparação entre o governo Dilma e o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez desde o início da atual gestão, o percentual que considera que o governo Dilma está sendo pior que o governo Lula é o mais alto dentre as opções apresentadas- 46% contra 25% na pesquisa de junho.
O percentual que considera os dois governos iguais caiu de 57% em junho para 42% em julho, enquanto 10% avaliam a atual gestão como melhor que a anterior.
Dados da pesquisa CNI/Ibope mostram que Dilma teve a pior avaliação positiva desde dezembro de 2005, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve 29% de "bom ou ótimo" logo após as denúncias de corrupção em seu governo que ficaram conhecidas como mensalão.
No último mês de seu governo, dezembro de 2010, Lula registrou 80% de avaliação positiva no governo. O melhor índice de Dilma foi 63%¨em março de 2013.
Área de atuação
De acordo com o levantamento, a área com pior desempenho na visão da população é a saúde. Essa opção foi assinalada por 71% dos entrevistados como o setor com pior desempenho.
A área da segurança pública foi citada por 40% da população, seguida pela educação (37), o combate às drogas (24%), o combate à corrupção (21%), os salários (15%), os impostos (14%), o custo de vida (12%), a geração de empregos (10%), o transporte (9%), a fome (6%) e a habitação (5%).
Conforme a pesquisa, para a população, as áreas em que o governo tem apresentado melhor desempenho são: habitação (citada por 28% dos entrevistados), combate à fome (23%), capacitação profissional (22%), energia elétrica (21%), cultura e lazer (21%), geração de empregos (18) e agricultura (16%).
Noticiário
Pela primeira vez desde o início da gestão de Dilma, a maioria da população diz considerar o noticiário recente sobre o governo desfavorável- 55%. Outros 24% não consideram nem favorável nem desfavorável. Apenas 9% avaliam que o noticiário é positivo para o governo.
As notícias sobre as manifestações foram a citadas por 63% dos entrevistados. Em seguida, foram mencionadas reportagens sobre ações do governo federal (12%) e sobre ações dos governos estaduais e municipais (9%).  Notícias sobre a reforma política foram lembradas por 8%, e reportagens sobre a popularidade da presidente Dilma Rousseff foram mencionados por 6% dos entrevistados.
Avaliação do governo Dilma por estado
O estado onde o governo Dilma é melhor avaliado é o Ceará, onde 54% avaliam como "ótimo ou bom". A pior avaliação ocorreu no Rio de Janeiro, onde 19% consideram o governo da presidente como positivo.
Veja abaixo o percentual de "ótimo ou bom" por estado:
Rio de Janeiro - 19%
Espírito Santo - 21%
Santa Catarina - 21%
São Paulo - 23%
Goiás - 26%
Paraná - 29%
Rio Grande do Sul - 29%
Minas Gerais - 33%
Bahia - 41%
Pernambuco - 41%
Ceará - 54%
Aprovação pessoal de Dilma por estado
A maneira de governar da presidente Dilma Rousseff tem maior percentual de aprovação também no Ceará, com 70% de aprovação. O pior resultado é registrado em São Paulo, com 33% de aprovação.
Veja abaixo o percentual de aprovação pessoal por estado:
São Paulo - 33%
Espírito Santo - 34%
Santa Catarina - 35%
Rio de Janeiro - 38%
Goiás - 39%
Paraná - 39%
Minas Gerais - 45%
Rio Grande do Sul - 46%
Bahia - 54%
Pernambuco - 58%
Ceará - 70%
Confiança em Dilma por estado
A confiança no trabalho da presidente também teve melhor desempenho no Ceará e pior desempenho em São Paulo.
Veja abaixo o percentual dos que confiam em Dilma por estado:
São Paulo - 33%
Santa Catarina - 34%
Paraná - 35%
Espírito Santo - 37%
Goiás - 37%
Rio de Janeiro - 38%
Minas Gerais - 43%
Rio Grande do Sul - 51%
Bahia - 52%
Pernambuco - 57%
Ceará - 89%

Tabela de classificação do Brasileirão 2013

1Internacional1895316181266,7
2Botafogo168512512766,7
3Coritiba168440411766,7
4Cruzeiro1584311118762,5
5Vitória148422513858,3
6Bahia139342-18948,1
7Santos128332312950
8Grêmio12833219850
9Goiás128332-371050
10Atlético-MG10731307747,6
11Vasco108314-4111541,7
12Criciúma108314-4101441,7
13Corinthians10824216541,7
14Fluminense98305-1121337,5
15Flamengo9823308837,5
16São Paulo810226-3111426,7
17Ponte Preta77214-281033,3
18Atlético-PR78143-2131529,2
19Portuguesa78143-481229,2
20Náutico48116-1241616,7

AZUL: zona da libertadores / VERMELHO: zona do rebaixamento

Botafogo vence Figueirense nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

RIO - O Botafogo se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Figueirense nos pênaltis, por 5 a 4, depois de ser derrotado por 1 a 0 no tempo normal, no Orlando Scarpelli. O goleiro Jefferson brilhou ao defender duas cobranças, a última delas de Nem, já na série alternada de penalidades, garantindo a vaga. O sorteio dos confrontos das oitavas de final será feito no dia 6 de agosto, e os jogos serão disputados na segunda quinzena.
 Está tão frio que eu nem sinto minhas mãos direito, mas graças a Deus eu pude fazer a última defesa para classificar o Botafogo - comentou Jefferson após a decisão da vaga, referindo-se à temperatura próxima dos dez graus em Florianópolis.
O chute de Gabriel no travessão do Figueirense, aos quatro minutos, animou a torcida do Botafogo. Aos oito, porém, Rodrigo fez boa jogada pela esquerda e cruzou com perfeição para Ricardo Bueno cabecear no canto direito, deslocando Jefferson para abrir o placar para os donos da casa.
Embora o placar levasse a decisão da vaga para os pênaltis, já que o Botafogo venceu a partida de ida por 1 a 0, o Figueirense passou a atuar como se tivesse garantindo a classificação, totalmente recuado. Mesmo tendo campo para pressionar, porém, a equipe carioca errava muitos passes e não conseguia levar perigo ao goleiro Thiago Volpi.
O Botafogo só ameaçou nos minutos finais, em cabeçada de Lodeiro, que o goleiro pegou em dois tempos, e em chute rasteiro de Seedorf, que ficou nas mãos do goleiro. Na volta do intervalo, mais uma vez o Botafogo começou melhor. Lodeiro bateu cruzado, aos seis, e Volpi voou no ângulo direito para defender. Aos 14, Rafael Marques dominou na área e bateu de virada, por cima.
Aos poucos, porém, o time carioca foi diminuindo o ímpeto, não conseguiu mais superar a marcação do Figueirense e ainda sofreu alguma pressão nos minutos finais. Faltou aos catarinenses, no entanto, qualidade para levar algum perigo ao goleiro Jefferson, e a vaga teve de ser decidida nos pênaltis.
Lodeiro abriu a série cobrando mal, no canto esquerdo de Thiago Volpi, que espalmou. Ricardo Bueno não conseguiu dar vantagem para o Figueirense, batendo por cima do travessão. Seedorf bateu no canto direito de Volpi, fazendo 1 a 0 para o time carioca. Na sequência, Jefferson se esticou no canto direito mas não evitou o gol de Tchô. Com um chute rasteiro, Renato fez o segundo do Botafogo. Wellington Saci também marcou, empatando de novo: 2 a 2. Na quarta cobrança botafoguense, Thiago Volpi novamente acertou o canto e defendeu o chute forte de Edílson. Mas Jefferson também brilhou no canto direito, pegando a cobrança de André Rocha. Com categoria, Dória deslocou Volpi e colocou o Botafogo na frente, mas Thiego também fez o seu, levando a disputa para as cobranças alternadas. Alex fez o seu, com um chute rasteiro, no meio do gol, e Bruno Pires empatou novamente para o Figueirense. Rafael Marques também marcou, e Jefferson classificou o Botafogo ao defender o chute de Nem, no canto esquerdo.
FIGUEIRENSE 1 (4) X (5) 0 BOTAFOGO
Amor à Vida: Paloma é rejeitada pela verdadeira mãe
SÃO PAULO - Paloma (Paolla Oliveira) não é mulher de desistir e vai até o fim para saber a verdade sobre sua história. Depois de descobrir o endereço e o nome da verdadeira mãe, Mariah (Lúcia Veríssimo), a médica resolve bater em sua porta. De cara, ela leva um susto: a mulher está em uma cadeira de rodas. Ao confirmar que se trata mesmo de Mariah, Paloma se apresenta e é convidada a entrar.
Mariah pede desculpas pela confusão na casa, pois está de mudança para a Alemanha, onde vai fazer uma nova cirurgia no quadril. Paloma não perde tempo e logo diz que se trata da filha da ex-bailarina. A pediatra conta que só descobriu a verdade agora e pressionou César (Antonio Fagundes) para saber o nome da mãe verdadeira.
Ao perceber o espanto da mulher, ela diz que descobriu sozinha o endereço e pergunta o motivo de não ter sido criada por ela.
“Eu amei o seu pai, sim. Amei demais. E também te amei muito, Paloma”, confessa Mariah, que revela que foi ela quem deu o nome da filha. “Eu tenho medo de remexer no passado”, diz a ex-bailarina, que prefere não falar mais no que aconteceu.
Paloma não desiste e diz que precisa de respostas para preencher o vazio que sente. Mariah revela que ela também tem suas feridas, mas que prefere esquecer. Ela diz que refez a vida com um homem maravilhoso e que teve um filho. Paloma pega um porta-retrato com uma foto de uma mulher e uma menina. “Não é uma menina? Esta foto, não é você, jovem?”, pergunta. Mariah se irrita e tira a foto das mãos de Paloma. “Não, essa é uma foto antiga da minha irmã”, explica.
Angustiada, Mariah diz que o marido está chegando e não pode descobrir que Paloma é sua filha. “Seja feliz e esquece que eu existo. Não tem mais lugar para você na minha vida. E, por favor, nunca diga para o seu pai que me encontrou”, pede Mariah. A médica diz que não vai mais compactuar com nenhuma mentira. “Posso ao menos ganhar um abraço?”, pede Paloma, emocionada. Com dificuldade, Mariah se levanta e abraça a filha.
Essa cena vai ao ar nesta quinta-feira (25).

Marido de Scheila Carvalho é flagrado aos beijos com outra

está confinada há um mês no reality ‘A Fazenda 6’ e não tem  ideia do que acontece do lado de fora da porteira.
De acordo com o blog do colunista Leo Dias, na tarde desta quarta-feira (24), a mineira Kamyla Simioni postou fotos comprometedoras em seu Facebook. Em uma das imagens, a moça aparece beijando , marido de Scheila Carvalho. O casal está encostado em um carro prata, estacionado em uma praia.
Na legenda, ela escreveu: “Se eu fosse a Scheila Carvalho daria um jeito de sair rápido da Fazenda kkkkkkkkkkkkkkkkkk. #pegandoseumarido#”. Em outra foto, tirada no mesmo dia, os dois aparecem juntos, lado a lado. Desta vez, a legenda é: “Chupa essa manga!”.

Marido de Scheila Carvalho é flagrado aos beijos com outra


Reprodução
está confinada há um mês no reality ‘A Fazenda 6’ e não tem  ideia do que acontece do lado de fora da porteira.
De acordo com o blog do colunista Leo Dias, na tarde desta quarta-feira (24), a mineira Kamyla Simioni postou fotos comprometedoras em seu Facebook. Em uma das imagens, a moça aparece beijando , marido de Scheila Carvalho. O casal está encostado em um carro prata, estacionado em uma praia.
Na legenda, ela escreveu: “Se eu fosse a Scheila Carvalho daria um jeito de sair rápido da Fazenda kkkkkkkkkkkkkkkkkk. #pegandoseumarido#”. Em outra foto, tirada no mesmo dia, os dois aparecem juntos, lado a lado. Desta vez, a legenda é: “Chupa essa manga!”.

Depoimentos de PMs contrariam informações da polícia sobre prisão de estudante em protesto
 
RIO - O depoimento de um dos policiais que prendeu Bruno Ferreira Teles, de 25 anos, na noite de segunda-feira durante protestos na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, contradiz o que vinha dizendo a Polícia Militar sobre o manifestante. Acusado de atirar um coquetel molotov contra policiais, Bruno foi autuado por porte de artefato explosivo e desacato. O depoimento, exibido no “Jornal Nacional”, da TV Globo, nesta quarta-feira, contraria as declarações oficiais das polícias Civil e Militar sobre a prisão.
De acordo com a reportagem, as polícias divulgaram que coquetéis molotov haviam sido apreendidos com o estudante, embora as duas instituições tenham divergido sobre o número de explosivos encontrados com o rapaz. Já o policial que efetuou a prisão afirmou na delegacia que Bruno não tinha nenhum coquetel molotov quando foi detido. Ele afirmou que um manifestante não identificado lançou o primeiro coquetel molotov e que, logo depois, outra bomba foi acesa e entregue a Bruno, que a lançou. Segundo o JN, o Ministério Público disse que está analisando o processo sobre a prisão do manifestante e que deve anunciar uma decisão na próxima segunda-feira.
Na noite de segunda, horas depois do início do tumulto na manifestação, a PM divulgou em seu twitter oficial a informação de que vinte coquetéis molotov tinham sido apreendidos com um manifestante. Minutos depois, uma nova mensagem: duas pessoas tinham sido presas. Uma portando material explosivo e outra por desacato. Por volta de meia noite, a Polícia Civil divulgou uma nota informando que 11 coquetéis molotov haviam sido apreendidos. Ainda segundo a Polícia Civil, havia duas pessoas presas, um menor apreendido e cinco pessoas autuadas. A mesma nota afirmava que Bruno Ferreira Teles era o único preso por portar artefato explosivo e que ele também estava sendo acusado de desacato. Na terça-feira pela manhã, a PM reafirmou, em nota, que eram 20 os coquetéis molotov apreendidos com um dos presos.
Bruno passou a madrugada na cadeia. O juiz que estava de plantão na noite da manifestação negou o pedido para libertá-lo. O juiz argumentou que, pelo relato dos policiais que o prenderam, o estudante teria cometido crime de resistência e de lesão corporal. O magistrado citou ainda que Bruno teria dado um soco no pescoço e uma unhada em um dos policiais, havendo, assim, prova da existência dos crimes.
No mesmo dia, o presidente da Comissão Criada pelo governo do Rio para investigar o vandalismo em manifestações, o procurador Eduardo Lima Neto, disse que o MP ia denunciar o manifestante por tentativa de homicídio.
— Quem atira um coquetel, um explosivo contra uma multidão, contra a PM, contra seja quem for, está assumindo o risco de matar alguém — disse Lima Neto ao JN .
Na manhã de terça, os advogados do manifestante conseguiram um habeas corpus. Na decisão, o desembargador Paulo de Oliveira Lanzelloti Baldez disse que nenhum artefato explosivo havia sido apreendido com Bruno e que a prisão em flagrante não tinha fundamento “idôneo e concreto”.
Bruno deu uma entrevista ao grupo Mídia Ninja fazendo um apelo para que alguém que tivesse filmado o momento do tumulto e de sua prisão postasse o vídeo.
— Foi na primeira hora que eles fizeram o pessoal correr. Foi na hora que o pessoal estava tenso e fizeram todo mundo correr. Eu queria pedir pra vocês ajudarem, é pra encontrar o vídeo onde eu corri da polícia, e me prenderam e disseram que eu estava com uma garrafa de molotov. Eu não estava — relatou ao repórter do Mídia Ninja.
Após o pedido, um vídeo acabou postado nas redes sociais. Nele, Bruno passa no canto direito do vídeo. Neste momento, não aparenta ter nada nas mãos, nem usa mochila. Um policial e um homem de camisa preta o perseguem. O cinegrafista amador corre para acompanhar a cena: mais à frente, o estudante cai no chão. Quase ao mesmo tempo, explode uma bomba ao lado dele. Um policial chega e usa uma arma não letal contra o peito de Bruno, que parece desmaiar. O vídeo termina com o estudante sendo carregado pelos policiais.
Em outras imagens, Bruno aparece em pé, sem camisa, cercado por policiais, e com um colete de metal no peito. Um dos policiais militares acusa o rapaz:
— Foi ele que tacou o primeiro coquetel molotov.
Um policial pergunta para outro PM:
— Ele é preso de quem?
O outro responde que um P2 havia detido o rapaz. O termo P2 é usado para chamar policiais que trabalham, sem farda, infiltrados.
Outra dúvida levantada sobre a prisão de Bruno diz respeito a um mochila que teria sido usada para carregar explosivos.
A imagem de um dos vídeos mostra o momento em que a polícia encontra uma bolsa cheia de coquetéis molotov. O local fica a cerca de setecentos metros de onde Bruno foi preso. Imagens feitas por um cinegrafista da TV Globo mostram que, antes do início dos confrontos, o rapaz não estava com mochila.
— Eu não tenho mochila nenhuma. Eu acredito, como eu fiquei na frente lá, falei muito com testemunho, fiquei meio com o rosto marcado, entendeu? E eu não usei máscara, acho que não tenho motivo pra usar máscara, no momento em que não tá errado — disse Bruno, na entrevista ao grupo Mídia Ninja.

Servidores votam indicativo de greve hoje


A Tribuna do Norte destaca que os servidores da saúde estadual, em campanha salarial há dois meses, se reúnem em assembleia nesta quinta-feira para discutir indicativo de greve e data para começo da paralisação caso seja aprovada, possivelmente a partir de 1º de agosto.
Outras categorias, como professores estaduais e servidores da Administração Indireta, também discutem possibilidade de greve. Na última terça-feira, uma reunião realizada no Sindsaude, entre os principais sindicatos do estado discutiu a unificação das campanhas salariais e uma campanha pelo Fora Rosalba.
Os servidores alegam falta de negociação, apontando nenhuma resposta nos dois meses de campanha salarial. O sindicato foi recebido apenas pelo secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, mas sem garantias do governo nesse sentido, pois é a SEARH que define reajuste salarias e não recebeu o Sindicato. 
Justiça determina fechamento Centro Detenção de Parelhas
O juízo da Vara Única da Comarca de Parelhas determinou a interdição do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município, de onde os presos deverão ser transferidos para outras unidades prisionais e até mesmo para residências. A decisão judicial, tomada em 5 de julho, também proíbe o ingresso de novos detentos no CDP, onde são verificados problemas como insalubridade, risco de desabamento e incêndio. A interdição resulta de Ação Civil Pública do Ministério Público contra o Estado do Rio Grande do Norte. Durante mutirão carcerário realizado em abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) constatou graves violações aos direitos humanos no sistema penitenciário estadual.
A interdição do CDP foi determinada pela juíza Carmen Verônica Calafange. Segundo informou a Vara Única da Comarca de Parelhas, pelo menos até anteontem, 23, o Estado do Rio Grande do Norte ainda não havia sido intimado da decisão judicial, cujo teor alerta que as deficiências da unidade põem em risco a vida de presos e de funcionários. “A situação vivenciada pelo Centro de Detenção Provisória de Parelhas, em razão da omissão estatal, é caótica, com flagrante desrespeito aos direitos fundamentais não somente dos presos, mas também dos funcionários que lá exercem o seu labor, o que gera um iminente risco de morte a todos que ali se encontram, ante a possibilidade de ocorrerem incêndios ou desabamentos, bem como contraírem doenças infecciosas”, escreveu a magistrada.
Ao relatar as condições “subumanas” verificadas no CDP, a juíza cita paredes corroídas, tubulações à mostra, diversas infiltrações, gambiarras na rede elétrica, insetos rasteiros em todas as salas, banheiros sem descarga e com o piso quebrado, alimentos expostos no chão e acúmulo de lixo. “É patente o descaso e a omissão do Poder Público Estadual em garantir condições dignas para os apenados e servidores que laboram no Centro de Detenção Provisória de Parelhas, não se podendo permitir a manutenção de lesão a direitos fundamentais como a dignidade da pessoa humana, a saúde, a segurança e o próprio direito à vida”, acrescentou a juíza em seu despacho.
Outro problema verificado no CDP de Parelhas é a convivência entre presos provisórios (ainda não julgados) e condenados, que chegam a dividir as mesmas celas. Segundo a juíza Carmen Verônica Calafange, trata-se de uma violação ao princípio da individualização da pena e do direito, previsto tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei de Execução Penal.
Na decisão judicial, a magistrada determinou à direção do CDP que efetue o registro dos endereços residenciais dos detentos do regime semiaberto e os oriente sobre a necessidade de pernoitar no local indicado por eles. De acordo com a magistrada, esses apenados deverão comparecer ao CDP apenas para assinar a lista de frequência. A possibilidade de dormirem em casa está relacionada à falta de vagas no superlotado sistema carcerário do Rio Grande do Norte.

CURRAIS NOVOS
A juíza de Direito, Maria Nadja Bezerra Cavalcanti deferiu pedido de liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Currais Novos, determinando o bloqueio de R$ 10 mil de verba pública do Estado para assegurar condições mínimas para estada dos apenados do Centro de Detenção Provisória do município.
A magistrada determinou o bloqueio através do Bacen JUD, que mandou providenciar a transferência dos R$ 10 mil para a agência do Banco do Brasil de Currais Novos, dinheiro que será destinado à construção de escada para o acesso dos presos do regime fechado ao local do banho de sol; aquisição de 20 colchões; câmaras de segurança; computador com monitor; cerca elétrica; refletores; além de cadeiras e beliches. “Ressalto, por oportuno, que a medida extrema foi deferida em razão de ser fato público e notório o descaso do Estado do Rio Grande do Norte com o sistema Prisional”, destaca a juíza em sua decisão.
A magistrada fixou multa diária no valor de R$ 1 mil a ser recolhida ao Fundo Estadual de Direitos Difusos pelo Secretário Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC) em caso de descumprimento, sob pena incursão do gestor em crime de desobediência.

Prêmio de R$ 14 milhões da Mega-Sena sai para aposta do PR

Uma única aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.514 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (24), em Caicó (RN). O prêmio, de R$ 14.061.405,08, saiu para a cidade de Toledo, no interior do Paraná. O próximo sorteio, com prêmio estimado em R$ 14 milhões, será realizado no sábado (27).

Veja as dezenas sorteadas: 16 - 17 - 23 - 42 - 59 - 60.

Segundo a CEF, 66 apostas acertaram a Quina, e cada uma vai receber R$ 31.999,66. Outras 6.219 apostas acertaram a Quadra, e vão levar R$ 485,14 cada. A CEF faz sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

Inter vence, vira líder e impõe maior seca da história ao São Paulo

 
Um dos favoritos ao título no papel, o Internacional é agora também o novo líder do Campeonato Brasileiro. A quarta vitória consecutiva veio no palco que se transformou no “salão de festas” de quem visita o São Paulo. Com uma atuação segura, o Colorado venceu o Tricolor Paulista por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Morumbi, e afundou ainda mais o adversário na crise.
Os gaúchos souberam jogar à espera do desespero rival. Pacientemente, o time dirigido por Dunga aguardou o momento exato para dar o bote fatal. E ele veio com Leandro Damião, ainda no primeiro tempo, em chute rasteiro que Rogério Ceni só olhou. Poderia ter sido mais se Forlán, Willians e Josimar tivessem aproveitado outras chances.
Do outro lado, só Aloísio assustou. Para piorar, Luis Fabiano saiu machucado, virando dúvida para o clássico contra o Corinthians, domingo, às 16h, no Pacaembu, última partida antes da excursão por Alemanha, Portugal e Japão.
O São Paulo soma agora 11 partidas sem vencer (nove derrotas e dois empates), igualando o recorde negativo de 1951 e 1986 – o último resultado positivo foi há 56 dias, diante do Vasco, dirigido na ocasião por Paulo Autuori. Já são oito derrotas consecutivas, seis delas jogando no Morumbi.
O Colorado assume a liderança com 18 pontos, mas tendo uma partida a mais que a maioria dos concorrentes – a partida diante dos são-paulinos foi adiantada da 12ª rodada. Agora, o time gaúcho pega o Náutico, domingo, às 16h, nos Aflitos. Já os paulistas seguem com oito, agora tendo dois jogos a mais que os adversários, grudados na zona do rebaixamento.

Brasil conquista quatro Libertadores seguidas pela primeira vez

O Galo vai cantar "campeão" madrugada adentro. Na virada desta quarta para quinta-feira, o Atlético-MG derrotou o Olimpia por 2 a 0 no tempo regulamentar (gols de Jô e Leonardo Silva) e não aproveitou o fato de jogar com um a mais na prorrogação, mas levou a melhor na disputa dos pênaltis e conquistou no Mineirão o título de melhor da América pela primeira vez.
O time treinado por Cuca teve muito mais espaço nos 30 minutos extra e não foi capaz de balançar a rede olimpista pela terceira vez. Contudo, nos pênaltis o goleiro Victor mais uma vez brilhou. Ele defendeu a primeira cobrança adversária, mal efetuada por Miranda, e abriu o caminho para o triunfo decisivo. Depois de Alecsandro, Guilherme, Jô e Leonardo Silva converterem a favor dos donos da casa, Aranda chutou a bola no travessão e decretou o resultado final.
O Olimpia até jogou inteligentemente, a princípio, após ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, em Assunção. Entretanto, depois de não se arriscar na etapa inicial desta quarta-feira, falhou com menos de um minuto do segundo tempo e deixou Jô abrir o placar. Mais tarde, perdeu Manzur expulso. E, com um a menos, um cabeceio lento de Leonardo Silva teve a rede como endereço final, forçando a prorrogação. Estava desenhado o cenário negativo para o Rey de Copas.
Para o Galo, o começo do enredo é que era desfavorável. Além da desvantagem, Cuca não tinha Marcos Rocha nem Richarlyson - o treinador escalou Júnior César e Michel respectivamente pelos lados esquerdo e direito. Em compensação, uma das grandes apostas da equipe brasileira, Bernard, estava de volta. Alvo de equipes do exterior, o meia-atacante jogaria para mais de 60 mil atleticanos e alguns olheiros do futebol europeu.
Logo no primeiro minuto, porém, ele e Jô desperdiçaram grande chance de abrir o placar, não conseguindo desviar ótimo chute rasteiro de Diego Tardelli pela ponta direita. Foi assim, à base de cruzamentos por baixo e pelo alto - ou em arremates de fora da área -, que o Atlético tentou vazar a meta do goleiro Martin Silva ao longo da primeira etapa.
Outras oportunidades criadas pelo lado direito, com Michel, não foram aproveitadas por Réver e Tardelli. O zagueiro desviou rente à trave direita de Silva, enquanto o atacante, bem colocado na primeira trave, furou o cabeceio. O goleiro uruguaio só efetivamente trabalhou em arremate à distância de Ronaldinho, aos nove minutos. Trabalhou mal, por sinal, deixando a bola na área.
Ronaldinho também não fez muito mais do que isso antes do intervalo. O camisa 10, que entrou em campo ensandecido, não traduziu a agitação inicial em uma boa atuação. Nem mesmo a bola parada, grande arma sua, resultou em chances de gol a favor do Atlético. O meia abusou de tentativas de ligação direta para Jô, todas sem o efeito pretendido.
Muito bem postado, com três homens fixos e dois laterais também preocupados defensivamente, o Olimpia teve menor posse de bola, mas ofereceu mais perigo. Victor fez ao menos duas boas defesas, em chutes rasteiros de Freddy Bareiro e Alejandro Silva, ambos originados em desatenção da retaguarda atleticana, facilmente envolvida.
Precisando de dois gols, no mínimo, Cuca sacou Pierre no intervalo e lançou o Atlético ainda mais à frente, com Rosinei. Em seu primeiro lance, com menos de um minuto da segunda etapa, o meia-atacante cruzou da ponta direita e viu a defesa olimpista falhar. Mesmo caído no chão, Jô enfiou o pé direito na bola e fez o primeiro gol da partida.
E não seria o único. Apesar de os gritos de "eu acredito" (ouvidos em Belo Horizonte todos os dias da semana) terem esfriado no decorrer da etapa, o segundo gol atleticano foi amadurecendo aos poucos. Aos 41, dois minutos depois de Manzur ser expulso e deixar o Olimpia com um a menos, o zagueiro Leonardo Silva, que já havia acertado o travessão, cabeceou para a rede.
Na prorrogação, o Atlético acertou a trave novamente e ainda perdeu um grande oportunidade com Alecsandro. O jogo então foi para os pênaltis, meio pelo qual a equipe mineira havia chegado à decisão na semifinal contra o Newell's Old Boys - e também na fase anterior, em cobrança defendida por Victor no último minuto do duelo frente ao Tijuana.
Morre o último cangaceiro de Lampião
Morreu nesta quarta-feira o último cangaceiro do bando de Lampião, Manoel Dantas Loiola, de 97 anos, mais conhecido como Candeeiro. Ele faleceu na madrugada de hoje no Hospital Memorial de Arcoverde onde estava internado desde a semana passada, após sofrer um derrame. 
Pernambucano de Buíque (a 258 quilômetros do Recife), Manoel ingressou no bando de Lampião em 1937, mas afirmava que foi por acidente. Trabalhava em uma fazenda em Alagoas quando um grupo de homens ligados ao famoso bandido chegou ao local. Pouco tempo depois, a propriedade ficou cercada por uma volante e ele preferiu seguir com os bandidos para não ser morto.
No final da vida, atuava como comerciante aposentado na vila São Domingos, distrito de sua cidade natal. Atendia pelo nome de batismo, Manoel Dantas Loyola, ou por outro apelido: seu Né. No primeiro combate com os “macacos”, quando era chamado de Candeeiro, foi ferido na coxa. O buraco de bala foi fechado com farinha peneirada e pimenta.
Teve o primeiro encontro com o chefe na beira do Rio São Francisco, no lado sergipano. “Lampião não gostava de estar no meio dos cangaceiros, ficava isolado. E ele já sabia que estava baleado. Quando soube que eu era de Buíque, comentou, em entrevista concedida ao Diario: ‘sua cidade me deu um homem valente, Jararaca’”.
Candeeiro dizia que, nos quase dois anos que ficou no bando, tinha a função de entregar as cartas escritas por Lampião exigindo dinheiro de grandes fazendeiros e comerciantes. Sempre retornava com o pedido atendido. Ele destacou que teve acesso direto ao chefe, chegando a despertar ciúme de Maria Bonita. Em Angicos, comentou que o local não era seguro. Lampião, segundo ele, reuniria os grupos para comunicar que deixaria o cangaço. Estava cansado e preocupado com o fato de que as volantes se deslocavam mais rápido, por causa das estradas, e tinham armamento pesado.
No dia do ataque, já estava acordado e se preparava para urinar quando começou o tiroteio. “Desci atirando, foi bala como o diabo”. Mesmo ferido no braço direito, conseguiu escapar do cerco. Dias depois, com a promessa de ser não ser morto, entregou-se em Jeremoabo, na Bahia, com o braço na tipóia. Com ele, mais 16 cangaceiros. Cumprindo dois anos na prisão, o Candeeiro dava novamente lugar ao cidadão Manoel Dantas Loyola. Sobre a época do cangaço, costumava dizer que foi “história de sofrimento”.
Fonte: Diário de Pernambuco
Rosalba Ciarlini é considerada inocente em ação de Improbidade
 
Processo de improbidade administrativa, movido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte contra a médica Rosalba Ciarlini, foi julgado improcedente, conforme sentença publicada nesta quarta-feira (24) no Diário da Justiça Eletrônico. A decisão do magistrado Airton Pinheiro, que atua junto à Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, apreciou pedido de condenação da atual governadora por suposto crime de improbidade cometido no ano de 2000.
No entendimento do Ministério Público Estadual, Rosalba Ciarlini teria utilizado indevidamente recursos oriundos do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), conforme informação preliminar emitida pelo corpo técnico do Tribunal de Costas do Estado (TCE). Erros teriam sido detectados por ocasião da aquisição de uniformes e materiais, bem como quando da reforma de uma escola.
A requerida defendeu-se afirmando que não praticou ato de improbidade, acusando somente falhas técnicas na prestação de contas apresentada. Tais equívocos, ainda no entendimento da defesa, não teriam caracterizado desvio, menos ainda enriquecimento ilícito ou dano ao erário.
Airton Pinheiro, em decisão final, considerou que as imputações do artigo 10º da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) foram “meramente especulativas”, sem comprovação de qualquer desvio de valores do erário. “Pelo acima exposto, nos termos do artigo 269, I, do CPC, ausente comprovação de dano ao erário (indispensável para a configuração do art. 10 da LIA e ausente a configuração do dolo (indispensável para reconhecimento das condutas do artigo 11 da LIA), julgo integralmente improcedente a ação”, finalizou o magistrado. (Processo nº 0603041-86.2008.8.20.0106)

Nenhum comentário:

Postar um comentário