segunda-feira, 22 de julho de 2013

Publicado por Robson Pires, às 15:10
Até o final de agosto, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), conclui o primeiro convênio do Programa Nacional de Cisternas no Rio Grande do Norte, firmado com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Até o momento, 2.564 reservatórios – de um total de 3.100 cisternas – já foram construídos em 31 municípios potiguares. O programa visa atender famílias com dificuldades de acesso a água em comunidades rurais de 47 municípios do Estado.
Um novo convênio, no valor de R$ 33,8 milhões, também com o MDS, já está em andamento. Uma parte dos recursos, inclusive, cerca de R$ 17 milhões, já foi liberada para que a Sethas comece a trabalhar em um novo edital para a licitação. “Este é o maior programa de construção de cisternas já implementado no Rio Grande do Norte. A meta do Governo Rosalba Ciarlini é universalizar o acesso a água no nosso Estado até o final de 2014”, informa o secretário Luiz Eduardo Carneiro, da Sethas.

Comemoração de Pato é homenagem a Bolt

Pato marcou o gol corintiano no empate contra o Atlético-PR / Heuler Andrey/Agif/Folhapress
Nos dois últimos jogos em que balançou as redes pelo Corinthians, o atacante Alexandre Pato comemorou os gols com um gesto que despertou a atenção do torcedor: uma espécie de máscara feita com a mão, onde os dedos anelar e médio se cruzam e a mão é colocada tapando o rosto. no estilo "Zorro".Porém, a comemoração de Pato nada mais é do que uma homenagem ao velocista jamaicano Usain Bolt, que começou a usar o gesto em 2012 e é ídolo do atacante do Timão.O cantor jamaicano Vybz Kartel popularizou o gesto, que é chamado Gaza e foi criado nos guetos da Jamaica. Kartel, que está preso acusado de assassinato, é cantor de dancehall, ritmo popular nas periferias do país e que mistura reggae com elementos eletrônicos.
Nasce em Londres o filho do Príncipe William e da duquesa de Cambridge

O anúncio foi feito pelo Palácio de Kensington, residência oficial do casal.
É um menino, de cerca de 3,8 quilos, que nasceu saudável às 16h24 locais (12h24 de Brasília), na presença do pai, como manda a tradição da família real britânica.
Kate está bem e deve passar a noite com a criança no hospital St. Mary, na região central de Londres, antes de eles irem para casa.
Nome
O nome da criança ainda não foi anunciado.
Ele poderia demorar dias até ser revelado.
Os britânicos tiveram que esperar uma semana para saber o de William, e um mês para saber o de Charles.
Anúncio oficial do nascimento do bebê real (Foto: AP)Anúncio oficial do nascimento do bebê real (Foto: AP)
O bebê já nasce com o título de Príncipe ou Princesa de Cambridge e será tratado como "Alteza Real".
Ele vai ser batizado no seio da Igreja Anglicana, com uma réplica do traje usado pela filha mais velha da Rainha Victoria em 1841.
O original já não é usado desde 2004, para ser preservado.
Os bebês reais, geralmente, têm cinco padrinhos.
Harry, irmão de William, e Pippa e James, irmãos de Kate, são os candidatos mais prováveis.
William e Kate casaram-se em 29 de abril de 2011, em uma cerimônia suntuosa, após 11 anos de relacionamento iniciado na escola.

Juvenal se exalta e briga com opositores

Presidente do São Paulo perdeu a cabeça ao discutir com opositores e gritou: 'pega esses caras aí'



churrasco na sede social do São Paulo com presença de membros da torcida organizada Tricolor Independente acabou em briga. O presidente Juvenal Juvêncio perdeu a cabeça na discussão com associados pró Marco Aurélio Cunha. O vídeo no qual o Jogo Aberto teve acesso mostra o mandatário completamente alterado gritando: "Essa vai pagar. Pega esses caras aí."

Os membros da Tricolor Independente que estavam no clube ficaram ao lado dos aliados de Juvenal Juvêncio, e participaram da troca de ofensas e agressões, que contou com violência física e teve de ser apartada por seguranças do São Paulo.O vídeo que motivou a discussão mostra o ex-superintendente e pré-candidato Marco Aurélio Cunha cantando o hino do Santos, rival do São Paulo. Médico, ele trabalhou na Vila Belmiro no fim dos anos 1990, antes de retornar ao São Paulo. Marco Aurélio está viajando, fora do Brasil, e não esteve presente no clube neste domingo. Alguns de seus aliados vestiam camisas com seu nome, para a campanha visando às eleições de abril de 2014.


Dirigentes e conselheiros do São Paulo ficaram irritados com a presença de membros da torcida organizada no evento no clube, neste domingo, e citaram que é a primeira vez que a diretoria permite a entrada dos integrantes no clube. Dizem que alguns deles eram sócios, mas outros entraram como convidados. Em plena crise, os organizados se manifestaram em defesa de Juvenal Juvêncio.

No sábado, após a derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, membros da Tricolor Independente e da Dragões da Real impediram o protesto de torcedores comuns que criticava Juvenal Juvêncio e o diretor Adalberto Batista. As organizadas assumiram a manifestação, vetaram críticas aos dirigentes, dispararam contra os jogadores e até insultaram o opositor Marco Aurélio Cunha.

Polícia confirma morte de bandido durante confronto em São Gonçalo

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
A polícia confirmou a morte de um homem que entrou em confronto com policiais da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos realizam, na manhã desta segunda-feira (22), durante uma operação na cidade de São Gonçalo do Amarante. A Polícia Civil cercou uma residência e, durante a ação, bandidos reagiram atirando.


Na troca de tiros, um homem ainda não identificado foi baleado e morreu no local. Um segundo suspeito também foi atingido, mas foi socorrido. O delegado Herlânio Cruz, que comanda a operação, disse aoPortal BO que outras cinco pessoas foram detidas.
Dentro da residência, os policiais da Defur, que contaram com apoio da equipe da Delegacia de São Gonçalo do Amarante, apreenderam várias armas, inclusive, espingardas calibre 12, três pistolas e dois revólveres. Também foram apreendidas várias munições e até mesmo um colete da Polícia Militar.
O delegado Herlânio comentou ainda que o bando é suspeito de tentar resgatar um traficante no Fórum de São Gonçalo. Os presos foram identificados até o momento como Hebert Felipe, Alan John, Letícia Priscila e também um conhecido como Sandro Magrão, que já foi preso outras vezes. Uma adolescente de também foi detida na residência.

Quadrilha é presa suspeita de assaltos em Ceará-Mirim


Por
 Sérgio Costa Foto: Sérgio Costa / Portal BO



A Polícia Militar realizou a prisão de uma quadrilha, durante o final de semana, na cidade de Ceará-Mirim. Três homens e um adolescente de 16 anos foram detidos em flagrante com dois revólveres e uma pistola, bem como dinheiro. Eles estavam em um veículo Pálio, de cor azul e placas MXQ-6772.
Informações repassadas pelo capitão Harisson dão conta que a quadrilha é suspeita de vários assaltos a estabelecimentos comerciais na própria cidade de Ceará-Mirim, inclusive, há a suspeita que um dos integrantes do bando tenha realizado um assalto ao cartório daquele município, na semana passada.
Os presos maiores de idade foram identificados como Robson Silva de Souza, de 19 anos, José Roniere Silva, de 27 anos, e Iranilson de Lima Rodrigues, de 22 anos. Os três, juntamente com o adolescente de 16 anos, foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram autuados.
Professores cedidos ao SINTE não se apresentam e tem o ponto cortado

A Secretaria de Estado da Educação anuncia o corte do ponto dos professores cedidos ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, que deveriam ter retornado às suas atividades nas escolas e até o momento não se apresentaram. Mesmo notificado, o SINTE não prestou qualquer tipo de informação à SEEC sobre a apresentação desses profissionais.

No dia 28 de junho, seguindo recomendação do Ministério Público, a secretaria enviou notificação ao sindicato, convocando imediatamente para reassumir suas funções junto às escolas da rede estadual todos aqueles servidores e professores atualmente afastados para o exercício de funções junto ao SINTE/RN, bem como aqueles que estejam afastados por mais de dois mandatos consecutivos. Segundo a legislação estadual, somente três servidores podem ser cedidos.
A recomendação, assinada pelo promotor Paulo Batista Lopes Neto, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 27 de junho de 2013 e tem como base jurídica a Lei Complementar Estadual Nº 122/94. A legislação diz que “somente podem ser licenciados os servidores eleitos para cargos de direção ou representação nas referidas entidades, até o máximo de 03 (três) por entidade”; e que “a licença tem duração igual à do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleição, e por uma única vez”.
Segundo o Ministério Público, ficou evidenciada a existência de pelo menos 35 servidores da Secretaria de Estado da Educação afastados para exercerem funções junto ao sindicato, alguns deles por tempo superior a dois mandatos. Para o MP, além de afrontar diretamente as disposições da Lei Complementar Estadual 122/94, “o afastamento de um grande número de servidores da secretaria deixa lacunas nas escolas, salas de aula e outros setores administrativos da pasta, comprometendo a eficiência e a regularidade do serviço público de educação”.

Visita é em momento 'oportuno', diz papa sobre protestos no Brasil


Francisco também alertou para impacto da crise econômica na vida dos jovens (© AP)
O papa Francisco alerta que a crise mundial ameaça transformar uma geração inteira de jovens em uma geração perdida, e que muitos podem jamais encontrar um trabalho. Em declarações durante o voo entre Roma e o Rio de Janeiro, o papa deixou claro sua preocupação social e, diante dos protestos no Brasil, confirmou: "sua visita vem em um momento muito oportuno".
Menos de duas depois de decolar, sobrevoando o deserto do Saara, o papa saiu da primeira classe e se encontrou com os jornalistas no fundo do avião. Não aceitou perguntas, alegando que não sabe dar entrevistas.
Numa declaração feita entre as poltronas do avião e cercado por jornalistas, o argentino revelou sua preocupação com a exclusão social de jovens e idosos. "Essa primeira viagem é para encontrar os jovens. Mas não no isolamento e sim no contexto de sua sociedade. Quando isolamos os jovens, fazemos uma injustiça. Eles pertencem a uma família, a uma cultura, a um país, a uma fé. Não podemos isolá-los da sociedade", disse o papa. "Por isso quero encontrá-los em seu tecido social", insistiu. "É verdade que a crise mundial não tem sido suave com os jovens. Li na semana passada quantos deles estão sem trabalho e acho que corremos o risco de criar uma geração que nunca trabalhou", alertou o papa. "Trabalho dá dignidade a pessoa e a habilidade de ganhar o pão. A juventude está em crise", alertou. "Estamos acostumados com uma cultura descartável. Fazemos isso com frequência com os idosos e, com a crise, estamos fazendo o mesmo com os jovens. Precisamos de uma cultura de inclusão", apelou o papa.
Para ele, o problema não é apenas o isolamento dos jovens. "É verdade que são o futuro do povo, que têm energia. Mas eles não são os únicos que representam o futuro, os idosos também. Os jovens são porque são fortes e os velhos porque têm a sabedoria", declarou. "Algumas vezes somos injustos com os velhos, como se não tivessem nada a nos dar. Mas eles têm a sabedoria de história, pátria e família que precisamos", disse o papa. Mantendo sua simplicidade, ele pediu aos jornalistas que o ajudassem na viagem "para o bem da sociedade", e concluiu com sua declaração que já virou tradicional, "um abraço a todos".

Secretário afirma que folha de pagamento aumentou mais de R$ 80 milhões com Rosalba Ciarlini

Rosalba Ciarlini lamenta queda de receita e nega moratória e calote no funcionalismo público estadual. Foto: Divulgação
Independentemente do fato de ter ou não dinheiro para pagar a folha salarial de julho, o fato é que o governo do Estado está realmente preocupado com o crescimento das despesas com salários. Tanto que a gestão Rosalba Ciarlini estuda, a partir de agosto, ampliar a utilização do software que permitiria um trabalho de “revisão e auditoria” constantes, dando informações atualizadas sobre os vencimentos dos servidores e a possibilidade de conferir se as quantias pagas são ou não corretas.
A informação foi dada pelo secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Alber Nóbrega. Ele explica que recentemente um grupo de técnicos da pasta foi a São Paulo e se reuniu com a empresa responsável pelo software. Com ela, conseguiram mais informações sobre a possibilidade de utilização da tecnologia, para que a ferramenta também pudesse ser feita no Rio Grande do Norte. “Temos aqui na Secretaria alguns dos melhores técnicos do Estado, que são capacitados e poderiam, com essa ferramenta, fazer esse trabalho de auditoria constante na folha do Estado”, explicou Alber Nóbrega.
Segundo o secretário, sempre houve preocupação com a folha salarial, contudo, a cada mês que passa, com o crescimento das despesas, é necessário um controle maior, que seria possibilitado, justamente, com o domínio dessa tecnologia. “Nós poderemos constatar qualquer evolução ou incremento na folha, sabendo exatamente porque foi feito e se é regular ou não”, acrescentou ele, sem saber, exatamente se quando essa prática passará a ser feita (de auditorias constantes), haverá economia real de recursos financeiros.
Apesar de não ter a informação de que o Estado não tinha recursos suficientes para pagar a folha salarial de julho, o secretário de Administração confirmou que já havia uma previsão de redução das receitas, inclusive, Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ICMS. “Atualmente temos uma folha salarial de R$ 295 milhões líquida (sem contar os valores dos compromissos patronais), o que dá um crescimento de 38% desde o início da gestão Rosalba Ciarlini, quando a folha mensal era de R$ 213 milhões. Esse percentual é muito maior do que qualquer inflação. As categorias tiveram ganhos reais”, analisou Alber Nóbrega.

Kate Middleton entra em trabalho de parto e dá entrada em hospital

Por FAMOSIDADES
 SÃO PAULO - O bebê real está quase chegando. Kate Middleton entrou em trabalho de parto na manhã desta segunda-feira (22) e já deu entrada no hospital St. Mary, em Londres.
O anúncio da novidade foi feito por meio de nota oficial da Monarquia Britânica, divulgada na internet.
'Sua Alteza, a Duquesa de Cambridge, deu entrada nesta manhã no hospital St. Mary, Paddington, Londres, com os primeiros estágios de trabalho de parto', dizia a mensagem.
Ainda de acordo com o comunicado, Kate seguiu para a unidade médica com o marido, William. 'A Duquesa viajou de carro do Palácio de Kensington até Lindo Wing, no Hospital St. Mary, acompanhada do Duque de Cambridge.'
A imprensa mundial está acampada na frente do hospital há pouco mais de duas semanas, já que a previsão inicial era de que o nascimento real acontecesse entre os dias 13 e 14 de julho.
O local é o mesmo onde a princesa Diana deu à luz seus dois filhos, William e Harry.
Ainda não há previsão de horário para o nascimento, mas a confirmação será feita pela assessoria da realeza assim que o bebê real chegar ao mundo.

Em conversa reservada, Robinson Faria pede a Wilma para declarar que não é candidata ao Governo


images 
O vice-governador Robinson Faria, assumidamente candidato a governador do Estado, tem demonstrado preocupação com as caminhadas interioranas da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, que assume ser candidata a Câmara dos Deputados, mas, na prática, comporta-se como postulante a enfrentar a disputa do Executivo estadual.
Na última conversa entre os dois políticos, Robinson demonstrou a Wilma preocupação com esses “boatos” de que ela é candidata a governadora e pediu para a vice-prefeita cessar as caminhadas. E ainda pediu mais: que ela faça uma declaração à imprensa negando que deseja disputar o Governo.
Dos dois pedidos o vice-governador recebeu o silêncio como resposta. A disposição de Wilma de Faria é continuar “caminhando” e “deixando a vida levar”.
Por Anna Ruth

Telexfree oferece quase R$ 660 milhões como garantia para voltar a funcionar
Por: Portal JH
 Impedida de fazer pagamentos por suspeita de pirâmide financeira, a empresa Telexfree afirmou em um comunicado divulgado neste sábado (20) que ofereceu à Justiça do Acre uma garantia de quase R$ 660 milhões para desbloquear suas contas e voltar a operar no País.
O pedido ainda não foi analisado, segundo a companhia, porque todos os juízes responsáveis estariam de férias quando foi feita a contestação, e os magistrados substitutos, por sua vez, residiriam em uma cidade a 226 km da capital acreana Rio Branco, onde o processo está em andamento.
A empresa afirmou na nota ter “juntado em sua defesa um parecer de viabilidade econômica”, firmado por especialistas na área, e reiterou não haver “relação de consumo entre a Telexfree e seus divulgadores, mas sim uma relação comercial”, já que os envolvidos teriam o intuito de obter lucro com a revenda de contas VOIP (voz sobre IP).
 Assessor de Dilma sugere que ela começe reforma “pelo parque de diversões” de Henrique

dilma 
A entrevista de Henrique Alves a Fernando Rodrigues defendendo a extinção de 14 ministérios tirou o humor da Dilma.
A presidente só voltou ao normal quando um assessor sugeriu-lhe responder que só faria a reforma administrativa do governo se pudesse começar pelo Dnocs, o parque de diversão da família Alves.
Agora em setembro, ou dezembro, ou janeiro, não importa a data, o fato é que Dilma muda ministros, mas não reduz o número de ministérios.
 Corinthians para em campo encharcado e empata com o Atlético-PR

 





O Corinthians parou nas poças d’água da Vila Capanema na tarde deste domingo. Com o gramado encharcado em decorrência das fortes chuvas em Curitiba, a equipe que acaba de ser campeã da Recopa Sul-americana ficou no empate por 1 a 1 com o Atlético-PR. Os gols foram dos atacantes Marcelo e Alexandre Pato, no primeiro tempo.O resultado deixou o Corinthians com 10 pontos ganhos no Campeonato Brasileiro, ainda distante da ponta da tabela de classificação. O Atlético-PR, que foi superior ao adversário em vários momentos neste fim de semana, está em pior situação. Soma 7 pontos, figurando na zona de rebaixamento.
Antes de voltar a se preocupar com o Brasileirão, no entanto, o Furacão terá um compromisso pela terceira fase da Copa do Brasil. Enfrentará o Paysandu na Vila Capanema após ter empatado sem gols no jogo de ida. No sábado, a adversária será a Portuguesa, no Canindé.
Já o Corinthians terá uma semana para se recuperar antes de entrar em ação de novo. O time dirigido por Tite receberá o rival São Paulo, em crise, somente no próximo domingo, no Pacaembu.

Prédio da Secretaria de Segurança do RN é arrombado, confirma secretário


aldair_rocha 
O prédio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) foi arrombado neste domingo (21). A informação é confirmada pelo titular da Secretaria, Aldair da Rocha. Segundo o secretário, um notebook e um aparelho de telefone celular foram furtados da sala do secretário-adjunto, Clidenor Silva Júnior. O prédio da Secretaria de Segurança do RN não dispõe de câmeras de monitoramento e de segurança.
“A Guarda Patrimonial notou uma janela quebrada no prédio na manhã deste domingo e acionou a polícia. O prédio foi já periciado e confirmamos o furto de um notebook e de um aparelho de telefone celular”, disse Aldair da Rocha.

Dilma faz apelo por plebiscito em carta ao PT


dilma bronca
Em carta de quatro páginas encaminhada ao PT, a presidente Dilma Rousseff defendeu a realização de plebiscito para a reforma política e disse que, ao lado do ex-presidente Lula, está ouvindo a “voz das ruas” para dar respostas à sociedade brasileira. Dilma enviou o texto para explicar por que não foi à reunião do diretório nacional da sigla, em Brasília, realizado no último sábado, em que seria convidada de honra.
A ausência incomodou petistas, em especial o ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão e membro da direção do partido. Ele criticou a decisão da presidente em reunião da corrente majoritária da legenda. “Eles [brasileiros] querem um novo sistema político, mais transparente, mais oxigenado e mais aberto à participação popular que só a reforma política balizada pela opinião das ruas, por meio de um plebiscito, poderia criar”, afirmou Dilma na carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário