segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Obama ainda não decidiu como reagir a ataque químico na Síria

Do G1, em São Paulo
A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira (26) que as provas de que o governo da Síria usou armas químicas são "inegáveis".
Segundo o porta-voz Jay Carney, Obama está avaliando a resposta adequada para o uso de armas químicas, mas não tomou nenhuma decisão sobre como responder. Carney não deu prazo sobre quando o democrata vai decidir.
"Há pouquíssimas dúvidas em nossa mente de que o regime sírio é culpado", disse Carney.
O porta-voz afirmou que é inegável que as armas foram usadas, no que ele chamou de violação de uma norma internacional.
Pouco antes, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que o uso de armas químicas na Síria foi "real e convincente" e baseado em fatos.
"Foram utilizadas armas químicas na Síria", disse o secretário de Estado, John Kerry, em duras declarações transmitidas pela televisão. "O que vimos na Síria na semana passada deveria atingir a consciência do mundo."
Segundo o principal diplomata dos EUA, o uso de armas químicas, denunciado pela oposição síria, ocorreu em "larga escala" e de maneira "indiscriminada", e ainda houve uma tentativa do regime sírio de acobertar o incidente.
Kerry disse que, ao retardar durante dias o acesso dos inspetores e ao fazer disparos contra o comboio no trajeto, o governo de Assad agiu como se tivesse algo a esconder.
"Nosso senso de humanidade básica é ofendido não só por esse crime covarde como também pela cínica tentativa de acobertá-lo", disse Kerry.
O diplomata afirmou que o ataque foi "indesculpável" e "inegável", acrescentando que existe uma razão clara para o fato de a comunidade internacional ter banido inteiramente as armas químicas e que o presidente americano, Barack Obama, acredita que os culpados devem ser responsabilizados.
O Departamento de Estado afirmou que o presidente Obama tem o "senso de urgência" para decidir, mas não estabeleceu um prazo.
Centenas de mortos
A oposição síria acusa o regime Assad de ter atacado com armas químicas a periferia da capital, Damasco, na madrugada da quarta passada, provocando 1.300 mortes, muitas delas de civis.
O governo sírio nega a autoria e afirma que a situação foi criada pelos rebeldes, a quem acusa de "terrorismo" e de tentar desestabilizar o país.
A denúncia e sua repercussão mundial fizeram as potências ocidentais, EUA inclusive, elevarem o tom da retórica e começarem a falar em intervenção militar na guerra civil da Síria, que já dura mais de dois anos, provocou mais de 100 mil mortes e gera uma crise humanitária e de refugiados na região.
Mas Rússia e China, aliadas da Síria com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, são contrárias a qualquer intervenção.
A proibição de armas químicas, definida em uma convenção internacional de 1993, é uma das mais fortes do direito internacional, junto com genocídio e tortura.
A Síria é um dos poucos países a não ter assinado a Convenção sobre a Interdição de Armas Químicas e não é membro da Organização encarregada de controlar a sua aplicação, a OIAC, mas isso não a exime de cumprir com o banimento desse tipo de armamento.

Leonardo Nogueira lança Agripino para o governo

Em entrevista hoje (26) ao Jornal de Hoje o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) ratificou o que este blogue já vinha especulando.  Ele lançou o nome do senador José Agripino Maia, DEM, para disputar o governo do Estado do Rio Grande do Norte nas próximas eleições.
“Seria um bom nome, um nome respeitado, seria um nome extremamente bem-vindo, pela experiência, pela maturidade, pelo conhecimento e pela capacidade já demonstrada em governos anteriores”, disse Leonardo Nogueira, que é casado com ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado.

Após nova lesão pelo Fluminense, Deco anuncia o fim de sua carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
deco fluminense (Foto: Photocamera)
Deco não jogará mais futebol. Depois de uma carreira recheada de títulos por times como Porto, Barcelona e Fluminense, o meia, após nova lesão muscular pelo Tricolor, anunciou que vai pendurar as chuteiras. O contrato com o clube carioca tem validade até o fim do ano, mas o jogador de 35 anos resolveu antecipar a aposentadoria surpreendendo muita gente. Através de um comunicado, disse:
- É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores, mas não estou conseguindo. Quero agradecer ao Fluminense, ao Celso Barros (presidente do patrocinador do Fluminense) e todos que trabalharam comigo nestes três anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos e pela confiança e carinho - declarou via assessoria de imprensa.
Na parte da tarde desta segunda-feira, às 15h, nas Laranjeiras, a diretoria tricolor irá se pronunciar sobre o anúncio do ex-meia, que repercutiu na Espanha e em Portugal. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Abel Braga lamentou, mas admitiu que a aposentadoria era previsível. O jogador até que tentou voltar aos gramados após seguidas lesões. Na última quarta-feira, contra o Goiás, pela Copa do Brasil, o técnico Vanderlei Luxemburgo o colocou no lugar de Felipe, mas não durou muito tempo até sentir dores na coxa, e foi constatado um estiramento no músculo posterior - ficou quase 20 minutos em campo. O clube, porém, não informou o grau da lesão e nem deu uma previsão de retorno do jogador.
Outro problema foi o caso de doping. Deco foi pego no exame antidoping em março deste ano. As substâncias encontradas no organismo do jogador foram a hidrocloratiazida (diurético) e carboxi-tamoxifeno (hormônio). São as mesmas substâncias com as quais Carlos Alberto, ex-Vasco, foi flagrado. Ele, contudo, foi absolvido em duas instâncias no TJD-RJ. Mas ainda há possibilidade de acontecer um novo julgamente, mas no STJD.

Garibaldi e Valter pedem que seus indicados entreguem os cargos ao governo

Outra fonte conta ao blogue que não é somente o secretário estadual do Trabalho da Habitação e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro que vai entregar a pasta à governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM).
Consta, segundo a mesma fonte, que no último sábado o ministro da Previdência Garibaldi Filho e o deputado estadual Valter Alves, pediram aos seus indicados Fernando Dinoá (Potigás), Getúlio Batista (Fundac), João Felipe (CEHAB) que também entregassem seus cargos hoje.
Já em relação à secretaria estadual de Agricultura ocupada por Júnior Teixeira, nome indicado pelo deputado federal Henrique Alves ainda não há definição.

Wilma convida o PMDB para fortalecer oposição no Estado

wilma ficha limpa 
O Jornal de Hoje também destacou que a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, líder do PSB no Estado, disse na manhã de hoje que o rompimento político do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini representa o fortalecimento da oposição e a somação de esforços para implantação de um projeto para melhorar o Rio Grande do Norte. “Agora, não basta só criticar, mas procurar alternativas para recolocar o Estado no caminho do desenvolvimento e o PSB está imbuído nessa luta e nessa responsabilidade. Portanto, convido o PMDB para nos unirmos nessa hora de dificuldades”, disse ela.
Para a ex-governadora Wilma de Faria, o rompimento político do PMDB com Rosalba Ciarlini representa também, um sentimento popular na base de todos os partidos refletido nas pesquisas de opinião pública que mostram uma reprovação da atual gestora superior a 80 por cento. A líder do PSB entende que o PMDB estava no governo para contribuir, mas constatou que não existe mais possibilidade de recuperação. “O governo está sem rumo”, afirmou a vice-prefeita de Natal.

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa morta na RN 233, zona rural de Apodi/RN



Apodi - Por volta das 17h15min deste domingo (25), a colisão entre uma moto e um carro na RN 233 trecho que liga as cidades de Caraúbas e Apodi, mais precisamente nas proximidades da Ponte do Sítio Santa Rosa, resultou na morte de uma pessoa. 
Informações dão conta que a vitima fatal identificada como Arivan Maia Oliveira, de 39 anos, conduzia a motocicleta de marca Phoênis Shineray, com destino a cidade de Apodi, quando supostamente teria invadido a contramão de direção e em seguida colidindo com um veciulo tipo celta, de cor prata, que vinha em sentido contrário.
A vitima teve morte imediata e o motorista do celta se evadiu do local. De acordo com informações a vitima trabalhava como gari na cidade de Apodi-RN. Uma equipe do ITE compareceu ao local, onde conduziu o corpo para exame de necropsia. 

José da Penha/RN: Jovem agride o Pai e ateia fogo em moto

O jovem Francisco Sandrogenes da Silva Gomes, 22 anos, foi preso na tarde deste domingo (25), por volta das 14h40min, após agredir o próprio pai, o Sr. Lindoelson Gomes de Oliveira, 47 anos e ainda atar fogo na motocicleta de seu genitor, ambos residentes a Rua Francisco Costa Fontes, em José da Penha/RN.
De acordo o pai o jovem estava embriagado e pediu a chave da motocicleta Honda Titan, cor azul, placa AOZ 7524, para sair, diante do estado ébrio do filho o pai se recusou a fazer entrega da chave, tenho o filho se revoltado e tocado foto no seu veiculo em frente a sua residência.
Os PMs foram acionados e deram voz de prisão ao jpenhense e em seguida conduziram e apresentaram a 4ª DRPC em Pau dos Ferros/RN, sendo autuado em flagrante de delito por crime de violência doméstica e danos, o qual se encontra preso no CDP de Pau dos Ferros, à disposição da Justiça.

Rompimento do PMDB com Rosalba já estaria sacramentado nos bastidores

rosalba garibaldi feirinha 
Uma fonte fidedigna – que ocupa cargo de confiança do PMDB no governo – acaba de informar ao blogue para confirmar que o rompimento com Rosalba já ocorreu nos bastidores. Contou que o deputado estadual Valter Alves ligou para os ocupantes dos cargos comissionados de sua cota pessoal e “sugeriu” aos mesmos que pedissem exoneração ainda nessa manhã de segunda.
O ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho não retornou à Brasília e só arreda o pé de Natal quando deixar o rompimento totalmente sacramentado. Gari e seu filho Valter tentariam conversar com Rosalba ainda hoje pela manhã para por um ponto final nas relações dos dois com o governo.
Entre os cargos comissionados do PMDB se espalha a conversa que o ministro não ficou nada satisfeito com os números da pesquisa da última pesquisa BAND/CONSULT divulgada na última semana e atribui isso ao fato dos Alves estarem atrelados ao nome Rosalba Ciarlini.
Para Garibaldi e Valter o rompimento deveria ter ocorrido há tempos e por isso resolveram emparedar o primo Henrique e não esperar mais nenhum dia para anunciarem o afastamento político da governança do DEM, posição que o Presidente da Câmara já aceita, mas não é do seu agrado.

Do RN POLITICA EM DIA 2012/2014:

ROSALBA E O RISCO DE OSTRACISMO.

A governadora do estado do RN, Rosalba Ciarlini, ao assumir o poder executivo estadual, sempre demonstrou que governar uma unidade federativa seria seu fracasso. Fracasso político a nível estadual. Mossoró é outra coisa. Vimos isso em 2012, quando elegeu Cláudia Regina, enquanto uma banda e mais um bocado, tinham certeza da vitória de Larissa Rosado.

Uma alavancada na reta final, é a cada dia uma ilusão que alguns poucos ainda insistem em ter. Seria essa ilusão que manteve o PMDB no bloco situacionista ou o pensamento do clã Alves seria ter o apoio de Rosalba em 2014? Creio que não. Seria falta de inteligência pensar assim. Garibaldi/Henrique e o restante dos políticos da família têm entendimento para imaginar um só minuto que isso poderia ocorrer. A demora em deixar o núcleo governista fatalmente teve um outro motivo. Não sou Alves, não sei qual foi...

Mas agora, aparentemente, o racha é inevitável. Não há mais nenhuma luz no fim do túnel, nem mesmo uma lanterna com pilhas "paraguaias" usadas que faça pensar o contrário.
E um outro problema se instala: quem indicar?

Walter Alves parece o nome de maior envergadura, pelo pai que tem. Garibaldi, unanimidade entre os Alves; o PMDB e grande parte da população potiguar, trabalhando cedo o nome do menino, o faz governador do estado sem nenhum problema.

Henrique, não deixaria a chefia da Câmara dos deputados, por um cargo que pode ser ocupado por um ente seu.
Carlos Eduardo, começou um trabalho na capital potiguar faz apenas 8 meses e seria insano abdicar-se do cargo que foi concedido pelo povo, em busca de governar um estado, que mais parece está em um ferro velho. Já é uma sucata, financeiramente falando. E acredite, talvez pior que a "herança maldita" que Micarla o deixou.

As alternativas surgem de fora das hostes peemedebistas: o vice-governador, Robinson Faria, em queda livre, já é cogitado para a assembleia, cargo não menos honrado, porém, menor que sua cria política, Fábio. E neste caso, não tem risco de "complexo de fênix". Sucumbiu vertiginosamente, sem direito a paraquedas. O PSD também naufragou no RN. Salvo pouquíssimos nomes.

Mas uma pergunta não quer calar: para onde vai Rosalba Ciarlini, de 1º de janeiro de 2014 em diante? Responder pela falta de gerenciamento de um estado? Não sei. Nem ao menos imagino.

As pétalas, como quem brinca de bem-me-quer malmequer, estão caindo e a Rosa, infelizmente como na cantiga infantis de autoria de Villa Lobos, sai despedaçada.

O cravo (PMDB) sai ferido, por que esperou muito pela melhora da Rosa. Mas com tempo de reergue-se, já que oposição à altura no campo executivo estadual, não existe.
*Mozart Maranhão 

Prefeitos e lideranças do PMDB no Estado terão que devolver cargos a Rosalba

nó 
Prefeitos peemedebistas de todo Estado estão tremendo nas bases se o PMDB decidir romper de verdade com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Terão que devolver todos os cargos de confiança de seus municípios ao governo.
No Seridó ocupam prefeituras do PMDB: Aníbal Pereira (São João do Sabugi), Pe. Jocimar Dantas (Jardim do Seridó), Nena da Cerâmica (Cruzeta), Isaias Cabral (Acari), Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas) e Jackson Dantas (São José do Seridó).
Além de lideranças políticas do PMDB que não são prefeitos, mas que indicaram aliados para vários cargos no Estado.

Corinthians começa bem, mas vê Vasco mandar no 2º tempo e empata

O Corinthians foi melhor no primeiro tempo. O Vasco foi ainda melhor no segundo. Houve oportunidade para os dois lados na busca pela vitória, mas o placar do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, apontou empate por 1 a 1 ao fim dos 90 minutos.

Guerrero marcou logo aos três minutos da partida, e o Alvinegro do Parque São Jorge, que vestia azul, deu a impressão de que mandaria no confronto. Foi assim em boa parte da disputa até o intervalo, porém a formação carioca melhorou bastante.
Na etapa final, o domínio foi vascaíno. A equipe de Dorival Júnior empatou aos nove minutos, com André, e seguiu no ataque, criando várias outras oportunidades. A virada seria provável se Danilo fosse expulso, como merecia, aos 16.
Só no finalzinho o Corinthians voltou a equilibrar as ações, deixando o jogo aberto. No entanto, nenhuma das redes voltou a ser balançada em um jogo com vários incidentes na torcida, com briga no intervalo e invasão de campo após o término da partida.
O resultado voltou a tirar os comandados de Tite do grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Com 26 pontos, eles viram aumentar para cinco a distância para o líder e caíram para quinto lugar. O Vasco passou a somar 20, mantendo-se na faixa intermediária da tabela de classificação.

Em jogo emocionante, Inter empata a quinta seguida: 3 a 3 com o Goiás

Em um jogo emocionante no Estádio do Vale, Internacional e Goiás empataram em 3 a 3, em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão. Foi o quinto empate seguido do time gaúcho no campeonato, e o sexto jogo sem vitória do Colorado na competição.

D’Alessandro, Dudu Cearense (contra) e Leandro Damião fizeram os gols do time gaúcho, enquanto Renan Oliveira, William Matheus e Ramon marcaram para o Goiás.
O Inter foi melhor no primeiro tempo, saiu ganhando em gol de D’Alessandro, mas permitiu o empate do Goiás. Na etapa final, o time esmeraldino surpreendeu e abriu 3 a 1, mas mais uma vez o Colorado reagiu diante da adversidade e buscou o empate. O resultado deixa o Colorado em 8º, com 23. O Goiás sobe a 22, em 10º lugar.
As duas equipes voltam a campo no meio de semana, pela Copa do Brasil: o Inter visita o Salgueiro, quinta, e o Goiás recebe o Fluminense, quarta-feira. Pelo Brasileiro, o time esmeraldino jogará em casa, sábado, contra o Atlético-MG. O Inter jogará no Couto Pereira, contra o Coritiba, domingo.

Autuori ignora sal grosso e valoriza vitória: 'Dá moral para a semana'

Ninguém sabe quem colocou o sal grosso em um dos degraus do túnel de acesso ao vestiário do São Paulo, mas a superstição contra o mau olhado foi ignorada pelo técnico Paulo Autuori. Descrente, ele respeita, mas prefere valorizar o trabalho do time na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense e a presença da torcida (assista ao vídeo dos melhores momentos do jogo).
- Isso eu nem comento. Eu acredito em trabalho com qualidade, em trabalho vitorioso. Superstição é de cada um e tem de respeitar – falou o treinador.
Sobre o triunfo depois de 12 rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro, Autuori foi cauteloso. Valorizou a dedicação da equipe, mas alertou que é apenas um primeiro passo para a reação. Com a vitória, o São Paulo subiu apenas uma posição na tabela, de 19º para 18º, ainda na zona de rebaixamento.
- Uma coisa é o resultado, que era fundamental e já estávamos fazendo por merecer. E a outra é que não se consegue sair dessa situação de uma hora para outra. Mas a vitória nos dá moral para uma semana livre, onde vamos poder melhorar o aspecto físico – acrescentou o comandante tricolor.
Paulo Autuori, no entanto, não terá os atacantes Luis Fabiano e Aloísio, suspensos, na partida contra o Botafogo, domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
- Nunca se está tranquilo. No papo que tive com os jogadores, eu disse exatamente para que trabalhassem bem, porque vamos precisar deles todos e hoje acontecem esses cartões... – finalizou o treinador.
De folga nesta segunda-feira, o São Paulo volta a treinar para o duelo com o Botafogo na próxima terça-feira, no Centro de Treinamento da Barra Funda.

Deficiente é encontrado morto com sinais de violência

O jovem Ezequiel Domingues de Melo, de 19 anos, foi encontrado morto, no início da manhã deste sábado (24), no bairro de Felipe Camarão. A vítima, de acordo com a polícia, tinha deficiência mental e foi morta com características violenta.
De acordo com o aspirante Eduardo, do 9º Batalhão da Polícia Militar, populares telefonaram para o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) e disseram ter ouvido disparos de arma de fogo, na noite desta sexta-feira.
No entanto, o corpo de Ezequiel só foi encontrado na manhã deste sábado, por volta das 6h, em um terreno baldio na rua José Vicente. Próximo ao corpo da vítima foi encontrada uma pedra. Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia também observaram marcas de facadas.
Ainda segundo o aspirante Eduardo, populares não souberam informar uma motivação para a morte de Ezequiel Domingues. O corpo foi levado para o ITEP para passar por necropsia, que determinará a causa da morte.

A Rosa está só. O PMDB está a um passo do rompimento que pode ser hoje

rosalba_ciarlini-11765-51f9a8724f27c 
O caminho para o rompimento do PMDB com o governo de Rosalba Ciarlini poderá acontecer durante audiência que deverá acontecer ainda hoje quando o secretário de Ação Social, Luiz Eduardo Carneiro, entregará o cargo. Conforme este blogue já noticiou Eduardo – que umbilicalmente ligado ao Ministro Garibaldi Alves Filho – não quer mais saber do governo.
Garibaldi e Walter Alves querem o rompimento. Henrique disse que acompanha a decisão da maioria. A maioria quer. E Agripino lavou as mãos. Então… A Rosa está só.

Agripino “lava as mãos” com Rosalba

agripino TN
Neto Queiroz publicou na Gazeta do Oeste:
Nem tentem conversar com o senador José Agripino sobre o Governo do Estado. A resposta dele é que sobre esse assunto não conversa mais.
Agripino não tem sido ouvido pelo núcleo duro do Governo e, por isso, lavou as mãos.

Mecânico é levado por bandidos e mãe acredita que ele está morto

O mecânico Rafael Fernandes Rocha Carvalho, de 23 anos, foi levado por bandidos, na noite do último sábado (24) e a família está à procura do jovem. Ele estava na casa de uma tia, no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, quando oito homens chegaram ao local em dois carros e um deles armados rendeu a vítima e obrigou que ele entrasse no veículo.
Desde então, Rafael não foi mais visto e não deu mais notícias. Rafaela Ceris, mais conhecida como Neia, mãe de Rafael, comentou que não entende o que aconteceu com o filho, tendo em vista que ele não tinha envolvimento com drogas. Ela informou também que, há algumas semanas, jovem vinha falando coisas estranhas, como se estivesse se despedindo.
Inclusive, a mãe revelou que irá fazer aniversário nesta terça-feira (27) e Rafael já tinha dado os parabéns, alegando que poderia não ver mais a mãe. “Já procurei em hospitais e no ITEP e não encontrei nada. Infelizmente, meu coração de mãe diz que meu filho está morto”, lamenta Neia.
Rafael Fernandes não tem nenhuma passagem pela polícia e, de acordo com a família, não tinha nenhum envolvimento com drogas. No momento em que foi levado por bandidos, o mecânico estava na casa da tia, na rua Pedro Batista Cavalcante, no bairro Golandim, acompanhado da esposa, Paloma Valadres, e de uma filha de 3 anos que Rafael tem de outro relacionamento.
Dois carros fecharam a rua, um homem desceu de um dos veículos armado e disse: “é você mesmo”. Em seguida, ele obrigou Rafael a entrar no carro. Paloma Valadares, esposa da vítima, disse em entrevista ao programa O Povo no Rádio, nesta segunda-feira (26), que acredita que o marido foi confundido com o irmão dele, que teria envolvimento com drogas.

Marina formaliza hoje criação da sua Rede

marina globo 
Em documento que será postulado nesta segunda no TSE, ex-senadora alega que 90% dos formulários de apoios foram remetidos aos cartórios eleitorais até dia 1º de agosto, o que asseguraria os 15 dias de prazo legal para a certificação das adesões.
Segundo o texto, a fundação da sigla representa o ‘anseio de milhares de pessoas descontentes com a atual forma de fazer política’. Ministros do TSE criticam a postura de Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário