quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Novo mínimo será R$722,90


Repórter da Agência Brasil
 Brasília - O novo valor do salário mínimo será R$722,90. O anúncio foi feito há pouco pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ele esteve no Congresso para entregar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a peça orçamentária de 2014. O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado até o fim do ano. O reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014.
'O novo valor incorpora a regra de valorização do salário mínimo que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil, que tem nos levados a patamares de qualidade de vida muito superiores', disse Belchior.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

Estudo sugere que perda de memória por idade pode ser reversível

Perda de memória na velhice pode ser reversível, segundo sugere o estudo americano (Foto: Stock Exchange/Craig Toron)
A falta de uma proteína desempenha um papel-chave no declínio da memória com a idade, um fenômeno reversível e diferente do mal de Alzheimer, segundo estudo publicado nesta quarta-feira (28) que podem abrir o caminho para novos tratamentos.
A carência da proteína RbAp48 na parte do cérebro conhecida como hipocampo é um fator importante da perda de memória associada com o envelhecimento, descobriram cientistas da faculdade de Medicina da Universidade de Columbia em Nova York, chefiados por Eric Kandel, co-ganhador do prêmio Nobel de Medicina no ano 2000.
Seu estudo, feito sobre células cerebrais humanas retiradas de cadáveres, assim como de camundongos, é a indicação mais forte até agora de que a deterioração da memória com a idade e o mal de Alzheimer são patologias diferentes.
Enquanto a primeira parece ser reversível quando tratada a falta da proteína em questão, a segunda continua sendo incurável, explicam os autores dos trabalhos, publicados na revista americana Science Transnational Medicine.
"Estes resultados têm implicações potenciais no diagnóstico e no tratamento dos problemas de memória", destacou Kandel em um comunicado.
Até agora, os cientistas consideravam que a perda da memória era um dos primeiros sintomas do mal de Alzheimer, mas cada vez mais indícios levam a crer que se trata de um fenômeno que afeta o giro denteado, uma subárea do hipocampo.
Para realizar o estudo, os autores fizeram uma análise genética das células que provêm do giro denteado de oito pessoas falecidas entre os 33 e os 88 anos, nenhuma das quais sofria de doença cerebral.
Os cientistas constataram que o gene RbAp48, que permite produzir a proteína com o mesmo nome, viu decair seu funcionamento com a idade em todos os indivíduos. Os cientistas testaram, então, este mesmo gene em camundongos para determinar seu papel na perda de memória.
Assim, quando bloquearam geneticamente a expressão deste gene no cérebro das cobaias jovens e saudáveis, elas experimentaram os mesmos problemas de memória que seus similares mais velhos, como demonstrado em testes de labirinto.
Uma vez restabelecida a função do gene, a memória dos jovens camundongos voltava à normalidade. Finalmente os cientistas reativaram o gene para que se expressasse no cérebro dos camundongos mais velhos que, segundo eles, recuperaram a memória da juventude.

Ceará registra 100º ataque a banco em 2013

 
De acordo com informações do Sindicato dos Bancários do Ceará, foi registrado neste sábado (24) o 100° ataque à bancos no Ceará. A ação ocorreu contra a agência do Banco Bradesco, em Aiuaba, no sertão dos inhamuns. O grupo tentou explodir um caixa de autoatendimento, destruindo toda a frente da máquina. O cofre, entretanto, permaneceu intacto. O barulho causado pela explosão e a dificuldade em arrombar o cofre fizeram com que os bandidos abortassem a ação. Testemunhas contam que o bando fugiu em um saveiro escuro. O veículo foi encontrado destruído pelas duas equipes da Força Tática de Apoio (FTA) que coordenaram as buscas policiais. Ao abandonarem o carro, os bandidos atearam fogo o que impediu sua identificação. Acredita-se que o grupo tenha fugido para a região do Cariri.
Ataques - De acordo com o Sindicato dos Bancários, o número de ataques à bancos aumentou 125% nos últimos cinco anos, conforme em matéria já publicada no Tribuna do Ceará. O sindicato, atribuiu essa incidência ao “Novo Cangaço”, caracterizado pela violência das ações.
Tribuna do Ceará

Major da Polícia Militar é baleado em Capim Macio



Um oficial da Polícia Militar foi baleado, na noite desta terça-feira (27), quando estava em sua residência, no bairro de Capim Macio. O major Manoel Franco foi atingido nas costas ao ser abordado por supostos assaltantes.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, informou que o major Franco estava no quintal de casa, aguando as plantas no jardim, quando os criminosos chegaram ao local armados.
Major Franco teria reagido a ação dos assaltantes e, por isso, os bandidos atiraram. Após o oficial ser ferido, os criminosos fugiram do local. Já o oficial da Polícia Militar foi levado para o Pronto Socorro Clovis Sarinho.
Ainda de acordo com o comandante geral, o major Franco será transferido para o Hospital da Polícia Militar. O oficial atualmente está lotado na Corregedoria.

Corinthians reencontra humildade para tirar Luverdense do caminho

O susto em Mato Grosso fez o Corinthians se lembrar de que a humildade é um ingrediente básico de sua história e de suas conquistas. Derrotado por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final, o campeão mundial sobreviveu na Copa do Brasil triunfando em casa sobre o Luverdense: 2 a 0.




Se poupou jogadores e admitiu que seu time não estava preparado para a intensidade do rival na semana passada, Tite viu uma partida diferente no Pacaembu. Como não faltou disposição, sobrou superioridade técnica para construir o placar ainda no primeiro tempo, com gols de Alexandre Pato e Fábio Santos.
Douglas jogou muita bola, Pato participou bem do jogo, e, apesar de sustos em alguns contra-ataques, o time alvinegro foi aos vestiários já com a vantagem de que precisava. Na etapa final, sem a necessidade de correr riscos, administrou o confronto até o apito final.
O triunfo colocou a formação do Parque São Jorge nas quartas de final da Copa do Brasil. O adversário será o Grêmio, carrasco do Santos.
Antes de pensar no mata-mata, o Corinthians buscará encostar nos líderes do Campeonato Brasileiro. Atual quinto colocado do Nacional, o time voltará a jogar no domingo, no Pacaembu, contra o Flamengo. O Luverdense, depois de viver o sonho de eliminar o campeão mundial, retorna à realidade da Série C.
O Luverdense cumpriu a promessa feita por seu técnico de não apostar em um ferrolho. A equipe mato-grossense adiantou a marcação em alguns momentos do primeiro tempo e, mesmo dominada pelo Corinthians, conseguiu chegar com perigo em contra-ataques que poderiam ter mudado a história do confronto.De qualquer maneira, o volume alvinegro era muito superior. Douglas mostrou que suas boas atuações recentes não foram exceções e comandou o time com grandes passes. Aos oito minutos, após rebote de falta, ele deixou Paulo André em boa posição para chutar. Gabriel defendeu, e a bola bateu no travessão.
Pouco depois, o Luverdense encaixou o primeiro de seus bons contragolpes – nas costas de Edenílson, muito mal na partida -, e Tozin bateu com perigo. Foi também por ali, aproveitando mais um erro de posicionamento do lateral, que Washington teve boa oportunidade e chutou muito mal.
Os visitantes marcavam com os volantes Júlio Terceiro e Gilson pelo meio. Washington e Rafael Tavares tentavam fechar os lados, mas a equipe tinha problemas quando Douglas encontrava algum espaço ou quando o Corinthians roubava a bola perto do círculo central. Em um desses roubos, Danilo deixou Guerrero na cara de Gabriel. O peruano optou por driblar o goleiro, permitiu a recuperação de Carlão e levou ao desespero à torcida.
Mas o time não se desesperou e chegou à rede em um passe de Douglas para Pato, bem no jogo. Partindo para o gol, o atacante foi derrubado a um palmo da área por Raul Prata, que escapou só com um amarelo, e bateu a falta rasteiro. O chute foi no meio do gol, porém Gabriel, atrapalhado pela falsa barreira alvinegra, não conseguiu segurar, aos 29.
Pouco depois, Misael teve a chance de complicar as coisas para os donos da casa. Cabeceou livre, em vacilo da defesa, e parou em ótima defesa de Cássio. Na resposta, em mais um lance inteligente de Douglas, Ibson perdeu a oportunidade de ampliar na cara de Gabriel.
Disposto a virar o placar agregado do confronto, o Corinthians pressionou na parte final do primeiro tempo. Sofreu mais um contragolpe com chute de Misael, perdeu mais um gol – Guerrero chutou por cima após passe ótimo dele, Douglas – e alcançou o objetivo aos 44. Pato entortou a marcação, Douglas cruzou rasteiro da esquerda, Ibson desviou e Fábio Santos concluiu na pequena área.
Administração tranquila
Finalmente à frente do Luverdense, o time do Parque São Jorge pôde administrar a situação na etapa final. Os visitantes tentaram ganhar força na frente, com as entrada de Samuel e Tatu, mas os donos da casa mantiveram as coisas sob controle, sem os sustos levados no primeiro tempo.
Trocando Ibson por Alessandro e levando Edenílson ao meio de campo, Tite tentou tornar ainda mais segura a marcação. Conseguiu o objetivo, terminando a partida sem sofrer nenhum ataque que colocasse em risco a sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil.

Inquérito da PF aponta que PMs presos conseguiram sair de dentro do BOPE

O site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte disponibilizou, através de um dos processos dos suspeitos de integrarem um grupo de extermínio desarticulado pela Polícia Federal, informações sobre o inquérito policial. De acordo com o que foi publicado na página, consta nas investigações que dois policiais militares que estavam presos na sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) conseguiram sair de dentro da unidade, mesmo estando sob prisão preventiva.
Esses policiais seriam Wendel Fagner Cortez de Almeida e Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes. Os detalhes do inquérito publicados no processo, de número 01023160520138200002, revelam que os dois teriam saído de dentro da sede do BOPE, no dia 18 de julho, mesmo estando presos, e teriam ido ao encontro de outros dos suspeitos de integrarem o grupo de extermínio.
Está escrito no processo: “Os investigados demonstram que encontram apoio de outros comparsas, ainda não identificados pela investigação, dentro da própria Polícia Militar, conseguindo, inclusive, burlar a segurança de prisão preventiva, pois dois dos investigados que se encontravam presos lograram êxito em sair da unidade de custódia para visitar os membros da quadrilha. De fato, consta que em 18/07/2013, os investigados Wendel e Rosivaldo, que se encontravam presos cautelarmente, conseguiram transferência de Alcaçuz para o BOPE, e mesmo custodiados neste último órgão foram até a casa de ITAGIBÁ e ao restaurante Kaxambu procurando os membros da quadrilha, e por fim foram até a granja de ITAGIBÁ, onde finalmente conversaram com ITAGIBÁ, ERINALDA, ORLANDO, BAL, MOISÉS, MÁRIO SEVERIANO, EMERSON, FABIANO, DAMIÃO e VAQUEIRO”.
Tal reunião, ainda de acordo com o inquérito da PF, teria sido uma alerta para que os suspeitos fugissem antes de serem presos. Ainda publicado no processo, consta: “Na referida reunião Wendel teria informado que havia tomado conhecimento de que uma investigação da Polícia Federal estava prestes a ser deflagrada, com a prisão de todos os membros do grupo de extermínio, orientando que todos fugissem e eliminassem eventuais provas de crimes perpetrados”.

Carlos Augusto procura Ricardo Motta na tentativa de conseguir apoio da Casa

Motta e Carlos Augusto
Eliana Lima destacou em sua coluna na Tribuna do Norte que, diante da penumbra no erário, o primeiro-secretário-ravengar Carlos Augusto Rosado foi ao presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN). Solicitar o empenho dele para conseguir junto aos deputados a permissão para o Executivo a contrair mais um empréstimo. Agora de R$ 800 milhões.  Situação insustentável, Motta sinalizou falta de condições para qualquer diálogo sobre empréstimo com os pares. Aconselhou Carlos Augusto a conversar com os deputados, expor problemas e explicar soluções. Missão impossível. Digamos. Pelo zunzunzum que as asas-abelhudas captaram entre os deputados estaduais, nada, nadica de nada, que for enviado pelo Executivo será aprovado na AL. Durante este segundo tempo do Governo Rosa(do).
Elias marca no fim, decreta vitória e classificação do Fla contra o Cruzeiro

A confirmação da escalação de Elias só aconteceu minutos antes da partida e foi comemorada na arquibancada como um gol. Mano Menezes resolveu apostar no volante, que sentia dores na coxa mas foi decisivo. Fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro aos 43 minutos do segundo tempo, resultado preciso que levou o Flamengo às quartas de final da Copa do Brasil para enfrentar o Botafogo, depois da derrota por 2 a 1 na partida de ida, em Belo Horizonte.
O empurrão decisivo no segundo tempo foi dado pela torcida, que levou o time à frente no maior público em jogos de clubes do novo Maracanã: 47.103 pagantes, com renda de R$ 2.266.070. Depois do apito final, a festa passou da arquibancada para o campo, com os jogadores acompanhando os gritos de "que torcida é essa" e "o Maraca é nosso". Pela primeira vez desde que estádio reabriu, a torcida rubro-negra parece ter mesmo voltado para casa.
Os jogos contra o Botafogo estão previstos para as semanas de 23 e 30 de outubro, com a ordem dos confrontos ainda a ser sorteada pela CBF. Se forem realizados no mesmo estádio, não haverá vantagem do gol fora de casa, segundo o regulamento da Copa do Brasil.
Elias, que chorou após marcar o gol, levou seu terceiro cartão amarelo na competição e está fora do primeiro jogo das quartas. Por isso, disse que o árbitro Jailson Macedo Freitas "acabou um pouquinho" com a sua noite.
- É um gol muito importante, não tem como explicar. Chorei bastante e não sabia para onde correr.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 32 milhões 

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.525 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (28) em Presidente Venceslau (SP). O prêmio acumulou e pode pagar R$ 32 milhões no próximo concurso. Veja as dezenas sorteadas: 02 - 26 - 30 - 35 - 46 - 54.
Segundo a Caixa, 67 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 36.863,34. Outras 6.260 apostas acertaram a Quadra e cada uma receberá R$ 563,63.
O próximo sorteio está marcado para sábado (31). A aposta mínima é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h dos dias de concurso, em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas do país.

Em atuação impecável, Furacão faz três gols e elimina o Palmeiras

 
O Atlético Paranaense reverteu a derrota por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil e bateu o Palmeiras por 3 a 0 na Vila Capanema, garantindo a vaga para a próxima fase da competição. O Rubro-negro, em uma partida impecável, não deu chance para o Verdão desde o apito inicial e eliminou os paulistas com um futebol convincente.
Depois de pressionar, o Furacão abriu o placar aos 33 minutos do primeiro tempo, com Ederson, que pressionado com a marcação pegou desajeitado na bola, mas o suficiente para matar Fernando Prass. Na segunda etapa, aos 21 minutos, o maestro Paulo Baier fez o segundo. Para fechar a contagem, Ederson mais uma vez, aos 33 minutos.
Na próxima fase, o Atlético Paranaense encara o vencedor de Internacional e Salgueiro, que definem a vaga nesta quinta-feira, em Pernambuco. Ao Palmeiras resta a Série B do Campeonato Brasileiro.

Empresa particular de energia provocou apagão, diz Chesf

O apagão que atingiu o Nordeste do país na tarde desta quarta-feira (28) foi provocado por uma empresa particular de energia elétrica, afirmou o gerente da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) no Piauí, Airton Feitosa.

“A falta de energia não ocorreu no sistema da Chesf, mas por uma empresa particular durante o pico de alto intercâmbio de energia para o Nordeste”, afirmou.
O gerente comparou o problema a uma “freada brusca” em um carro. “É como você estar acelerando a 110 km/h e dar uma freada brusca. Duas linhas de transmissão de 500 kV apresentaram problemas”, afirmou.
Segundo ele, a energia já estava voltando em todos os bairros de Teresina por volta das 17h.
A direção da Eletrobras no Piauí divulgou nota se eximindo de responsabilidade pela interrupção do fornecimento de energia.
“A causa está sendo diagnosticada pela Chesf, que deverá se posicionar sobre essa falta de energia”, diz a nota da Eletrobras, que tem mais de um milhão de clientes no Piauí.

TENTATIVA DE FUGA E REBELIÃO NO PRESÍDIO REGIONAL DE PAU DOS FERROS/RN

Agentes penitenciários  e policias militares que trabalham  na guarda do presídio regional de Pau dos Ferros descobriram na tarde de hoje um túnel que seria usado para uma fuga em massa, diante da frustração da fuga os detentos iniciaram uma  rebelião onde fizeram  de refém algumas esposas dos apenados, que faziam visita intima  aos seus maridos.
O GTO que fazia segurança em um juri popular  foi acionado para conter os ânimos no presidio, o diretor da unidade Hudson Freitas e o comandante do GTO  Subtenente Siguimar, negociaram a saída das esposas dos apenados e logo foi controlado o motim  na unidade.
 O túnel que tinha aproximadamente 3 metros quadrados estava sendo escavado dentro do refeitório e sairia em uma área perto sala da direção do presidio, a direção da unidade acredita que os apenados pretendia fazer algum agente ou um  policial de refém para poder sair da unidade. Os detentos que estavam cavando o túnel  foram identificados e possivelmente serão transferidos declarou o diretor da unidade prisional.

Plenário da Câmara nega cassação, mas Henrique Alves afasta Donadon

Fabiano Costa e Felipe Néri Do G1, em Brasília
O painel eletrônico da Câmara no momento do anúncio do resultado (Foto: Felipe Néri / G1)O painel eletrônico da Câmara no momento do anúncio do resultado (Foto: Felipe Néri / G1)
A Câmara rejeitou nesta quarta-feira (28), em votação secreta, a cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO). O parlamentar está preso desde 28 de junho no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena de 13 anos devido à condenação por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sessão, 233 deputados votaram a favor do parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, favorável à cassação. O número foi insuficiente para a perda do mandato, que exige ao menos 257 votos. Outros 131 deputados votaram pela manutenção do mandato de Donadon e 41 se abstiveram.
De acordo com a Câmara, Donadon vai continuar sem receber salário de deputado. Os pagamentos do salário e da verba de gabinete de Donadon haviam sido suspensos pela Mesa Diretora depois da prisão do deputado. Após a votação, contudo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que o deputado será afastado por causa da condenação pelo STF e convocou o suplente imediato, o ex-ministro da Previdência e ex-senador Amir Lando (PMDB-RO).
"Tendo em vista a rejeição do parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que opinava pela procedência da representação, esta presidência dará consequência à decisão do plenário. Todavia, uma vez que, em razão do cumprimento de pena em regime fechado, o deputado Natan Donadon encontra-se impossibilitado de desempenhar suas funções, considero-o afastado do exercício do mandato e determino a convocação do suplente imediato, em caráter de substituição, pelo tempo que durar o impedimento do titular", leu Henrique Alves após o anúncio do resultado.
Em julho, ato da Mesa Diretora já havia suspendido todas os benefícios parlamentares de Donadon. Segundo a Mesa Diretora da Câmara, com a rejeição da cassação, Donadon manterá o status de parlamentar, mas o mandato ficará suspenso enquanto ele estiver preso. Se for libertado até o final da atual legislatura, ele retoma prerrogativas como salário, verba de gabinete, cota de auxílio para a atividade parlamentar e apartamento funcional.
O PLACAR DA VOTAÇÃO *
A favor da cassação 233
Contra a cassação 131
Abstenções 41
Total de votantes 405
* O número mínimo de votos para a cassação é 257
"Eu agradeço a Deus que a justiça está sendo feita", disse Donadon após a divulgação do resultado.
A sessão durou quatro horas (das 19h às 23h), e o processo de votação (tempo disponível para que o deputado fizesse o registro eletrônico de sua opção), duas horas e 35 minutos. Henrique Alves poderia ter encerrado a sessão antes do prazo, mas prolongou até as 23h com o objetivo de obter o maior quórum possível. Na última hora de votação, no entanto, não foi registrado nenhum voto. Embora 405 tivessem votado, outros 54 deputados registraram presença no plenário, mas não votaram. Outros 54 sequer apareceram.
Diante do resultado, Henrique Alves disse que não irá mais realizar votações secretas para perda de mandato. No Congresso, tramitam propostas de emenda à Constituição para abrir as votações, mas nenhuma ainda foi aprovada em definitivo. "Enquanto for presidente desta Casa, mais nenhum processo de cassação será feito por votação secreta", declarou Alves após a proclamação do resultado.

Donadon foi autorizado pela Justiça a acompanhar no plenário da Câmara a votação que analisou o requerimento de perda de mandato. Com algemas, ele foi conduzido ao Legislativo pela Polícia Judiciária, mas dentro do parlamento ficou livre sob a custódia da Polícia Legislativa. A mulher e os dois filhos do parlamentar rondoniense acompanharam a sessão.
O deputado Natan Donadon (em partido-RO) em sessão que decidiu cassação de seu mandato na Câmara (Foto: Lúcio Bernardo Jr/Ag.Câmara)
'Não sou ladrão'
Antes de ser iniciada a votação, Donadon teve a oportunidade de se defender em discurso na tribuna da Casa. Sob os olhares dos colegas de Legislativo, o parlamentar cassado repetiu diversas vezes que era inocente das acusações de que teria integrado uma quadrilha que desviou mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia na década de 1990.

Ao longo dos 40 minutos de discurso, ele relatou detalhes da vida na prisão, negou ter conhecimento das supostas fraudes ocorridas no parlamento rondoniense e fez um apelo para que os parlamentares mantivessem seu mandato.
"Eu não viria para mentir. Minha consciência não me deixa mentir. A Bíblia diz: 'Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará'. Eu estou dizendo a verdade aos senhores", declarou aos demais deputados, que ouviam em silêncio, do plenário. "Não sou ladrão, nunca roubei nada. É acusação injusta", afirmou.
Na tentativa de sensibilizar o plenário, o ex-peemedebista também disse que sua família tem passado por dificuldades financeiras desde que a mesa diretora da Câmara decidiu suspender seu salário.

“Nos últimos dias, tenho sofrido bastante, inclusive, financeiramente. Tenho passado dificuldades. A Mesa Diretora suspendeu meu salário, meu gabinete. São dois meses que não recebo salário. Que meus servidores ficaram desamparados. Meu trabalho, tive de parar pelo meio do caminho, não pude dar sequência. Ainda sou deputado federal. Entendo eu e meus advogados que a Mesa não poderia fazer isso”, enfatizou.

População brasileira ultrapassa marca de 200 milhões, diz IBGE

Do G1, em São Paulo
Na resolução, assinada pela presidente do instituto, Wasmália Socorro Barata Bivar, estão as estimativas populacionais de todos os municípios do país. Segundo o IBGE, o país tem 7.085.828 habitantes a mais que o registrado em 1º de julho de 2012, quando a população era de 193.946.886.
Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com 43,6 milhões de residentes.
O estado de Minas Gerais tem 20,5 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, com 16,3 milhões de habitantes. Bahia tem 15 milhões de pessoas, o Rio Grande do Sul, 11,1 milhões, e o Paraná, 10,9 milhões. O estado menos populoso é Roraima, com 488 mil habitantes.
A cidade de São Paulo é a que possui a maior população do país: 11,8 milhões (número que é maior que o de 22 estados e do Distrito Federal).
No posto de cidade menos populosa do Brasil está Serra da Saudade (MG), com 825 habitantes. Borá (SP), que aparecia empatada com o município mineiro até o ano passado, tem hoje 834 residentes.
A projeção das populações é feita anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.
Confira abaixo a estimativa da população para todos os estados e para o Distrito Federal em 2013:
ESTADO POPULAÇÃO
Região Sudeste
São Paulo 43.663.672
Minas Gerais 20.593.366
Rio de Janeiro 16.369.178
Espírito Santo 3.839.363
Região Nordeste
Bahia 15.044.127
Pernambuco 9.208.551
Ceará 3.184.165
Maranhão 6.794.298
Paraíba 3.914.418
Rio Grande do Norte 3.373.960
Alagoas 3.300.938
Piauí 3.184.165
Sergipe 2.195.662
Região Sul
Rio Grande do Sul 11.164.050
Paraná 10.997.462
Santa Catarina 6.634.250
Região Norte
Pará 7.969.655
Amazonas 3.807.923
Rondônia 1.728.214
Tocantins 1.478.163
Acre 776.463
Amapá 734.995
Roraima 488.072
Região Centro-Oeste
Goiás 6.434.052
Mato Grosso 3.182.114
Distrito Federal 2.789.761
Mato Grosso do Sul 2.587.267

Nenhum comentário:

Postar um comentário