sábado, 17 de agosto de 2013

Robinson: “Sou candidato a governador e não há motivo para mudança de foco”


Por: Alex Viana
O vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, afirmou hoje que seu sentimento é de que será candidato a governador nas eleições do ano que vem e que até agora não surgiu nenhum motivo para que ele mude de foco. “Enquanto tiver esperança e perspectiva, e estou encontrando a cada dia, meu rumo é esse. Estou sendo incentivado, estou rodando o Estado, minha conversa tem sido no meio da rua. Tenho idade de vida pública para ter noção do que é real e do que é possível”, afirmou.
As palavras de Robinson Faria coroam uma semana em que os bastidores da política estadual foram tomados por conversas e conjecturas envolvendo a sucessão do próximo ano. A praticamente inviável candidatura da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à reeleição no ano que vem terminou fomentando teses que uniriam partidos em torno de candidatos como o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, e mesmo o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Nesta sexta, Robinson lidera com a presidente estadual do PSB, ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, um encontro entre PSD e PSB. Na pauta da reunião, consta a discussão da conjuntura estadual e as eleições 2014. Segundo Robinson, o encontro faz parte de um roteiro de conversas que os partidos de oposição vêm realizando há mais de dois anos.
“Venho pregando isso há três anos, para que tenhamos uma sintonia na forma de pensar e caminhar. Para que tenhamos uma proposta discutida entre nós no Estado, para que não tenhamos uma proposta minha, uma proposta de Wilma, outra de Fátima Bezerra (PT). Mas para discutir e montar uma unidade, já que somos aliados e não temos interesse de aproximação com o governo do DEM”, explicou o líder do PSD.
Robinson disse não se intimidar com o surgimento de novas chapas e alianças entre os partidos do Estado com vistas à sucessão do ano que vem, quando ele pretende disputar o cargo de governador. Em contato com O Jornal de Hoje, o pré-candidato do PSD afirmou que mantém a sua postulação, “até porque não há nenhum fato novo ou informação nova para eu ter mudado esta posição”, disse.

Ainda com dores, Luis Fabiano segue como dúvida para domingo

Vetado da partida de quinta-feira por conta de lombalgia, Luis Fabiano deve ser desfalque também no domingo, em Brasília, diante do Flamengo. O atacante ainda apresenta dores e, nesta sexta-feira, permaneceu em tratamento.
Dada a inflamação na região lombar, ele mal consegue fazer movimentos laterais com o corpo. Apesar disso, o departamento médico do clube ainda não confirma se ele está ou não fora da viagem para a capital federal.
Caso ele mais uma vez não tenha condição de atuar, a dupla de ataque provavelmente será mantida com Osvaldo e Aloísio. Além do camisa 9, o técnico Paulo Autuori não conta com os zagueiros Paulo Miranda e Edson Silva, também lesionados.
A única boa notícia para o treinador é o retorno de Douglas, que cumpriu suspensão na rodada anterior. Clemente Rodríguez, que foi improvisado em seu lugar, deve retomar a posição de Reinaldo (que fez uma longa sequência de jogos no último mês) na lateral esquerda.
O duelo com o Flamengo está marcado para as 16 horas (de Brasília) de domingo, no Mané Garrincha. O São Paulo não vence há 11 jogos no Campeonato Brasileiro e ocupa a penúltima colocação, cinco pontos abaixo do Santos, primeira equipe fora da zona de descenso.

Leleu: “Espero que Wilma não seja acometida do mal da vaca louca e cometa erro de se aliar ao PMDB”

Por: Joaquim Pinheiro O vereador caicoense, Leleu Fontes, do PSB, considera “um erro político” uma aliança do partido liderado no Estado pela atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, com o PMDB, já que a legenda presidida pelo deputado Henrique Eduardo é a principal aliada da governadora Rosalba Ciarlini e como tal, deve apoiar a reeleição da governadora em 2014. “E o pior” – completa o vereador – “o PMDB impôs uma grande derrota a Wilma recentemente na disputa para o Senado”.
De acordo com o raciocínio do vereador Leleu Fontes, o PSB não tem motivos para se aliar, nem ao PMDB, nem tampouco fazer parte de uma aliança onde esteja o DEM, partido da governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino. Segundo ele, a líder do PSB, Wilma de Faria deveria levar o partido a caminhar unido com legendas oposicionistas como o PSD, do vice-governador Robinson Faria, PDT, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo e PT, da deputada Fátima Bezerra.
“Esperamos que Wilma não seja acometida do mal da vaca louca e cometa esse erro político, que poderá ser fatal para o futuro político da ex-governadora”.  Até porque, no entendimento de Leleu Fontes, a população do Rio Grande do Norte não entenderá sua posição de aliada do PMDB e do governo Rosalba Ciarlini que passa por uma crise sem precedente “, ressaltou o caicoense.

CANDIDATURA AO GOVERNO
Mesmo mostrando-se desejoso de deixar o PSB e a liderança da ex-governadora Wilma de Faria, o vereador Leleu Fontes diz também não concordar com uma possível candidatura da vice-prefeita de Natal ao Governo do Estado, por entender que ela (Wilma) já contribuiu para o Estado na condição de governadora em duas oportunidades e nessa condição deve deixar o espaço para outras lideranças da nova geração de políticos que estão chegando e deve assumir o comando do Estado.
CHAPA FORTE
Ao opinar sobre nomes para o Governo do Estado, Leleu Fontes entende que primeiramente tem que haver um esforço concentrado para unir os partidos de oposição para posteriormente decidir sobre um nome que segundo ele, “tenha viabilidade político-eleitoral e seja um consenso”. No caso da ex-governadora Wilma de Faria, ele diz que seria uma alternativa interessante que a prefeita de Natal concorresse à vaga do Senado. Para governador, Leleu Fontes cita os nomes de Carlos Eduardo, Robinson Faria e até a petista Fátima Bezerra. “Seria a união de liderança que presidem partidos de oposição à governadora Rosalba Ciarlini que certamente retomarão o Poder em 2014″, ressalta.
ENTENDIMENTO COM A REDE
“Estou mantendo entendimento com lideranças da Rede e Sustentabilidade, inclusive com a pré-candidata à presidência da República, Marina Silva, para uma possível filiação, já que desejo deixar o PSB”, informa o vereador Leleu Fontes, acrescentando que a decisão de sair do partido da ex-governadora Wilma de Faria é motivada pela desatenção e falta de apoio que está tendo dentro da legenda. Ele prevê que a Rede e Sustentabilidade será um partido forte no Estado, inclusive com chances reais de eleger Marina Silva presidenta da República nas eleições do próximo ano.

GUIA DA RODADA #15: vacilantes, líderes tentam reencontro com vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O tema equilíbrio do Campeonato Brasileiro é recorrente, pode soar como justificativa de jogador que torcedor não engole, mas também é inevitável vez por outra. A chegada da 15ª rodada nos conduz ao fato mais uma vez, principalmente ao analisar o topo da tabela. Apesar de não deixarem as três primeiras posições há um mês, com a liderança variando de mãos, Botafogo, Cruzeiro e Coritiba caminham a passos curtos recentemente. Mesmo assim, não são alcançados e mantêm um certo ar de regularidade aos menos atentos. Mas, se não entrarem nos eixos, podem deixar embolar tudo outra vez. A começar por este fim de semana.
Somado ao Grêmio, último representante do G-4 e o único em ascensão, o trio obteve quatro vitórias, cinco empates e três derrotas nas três rodadas anteriores, aproveitamento consolidado de 47,2%, bem abaixo do nível deste grupo na competição. E os confrontos não são nada fáceis: o Alvinegro visita a Portuguesa, que, embora em 18º lugar, não perde há três partidas; a Raposa recebe o Vitória, que é o quinto; o Coxa duela fora de casa com o Corinthians, sexto e em viés de alta; e os gaúchos têm o Vasco e seu caldeirão em São Januário pela frente.
Na rabeira, São Paulo e Náutico prolongam o jejum e ampliam a diferença entre os extremos. Mesmo se triunfarem, não saem da zona de rebaixamento. A preocupante situação, com mais de um terço do campeonato passado a limpo, pode começar a ser revertida contra dois cariocas: o Tricolor encara o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, e o Timbu mede forças com o Flu, que periga despencar para a degola em caso de derrota na Arena Pernambuco e combinação negativa de resultados.
Ponte Preta x Goiás fazem a única partida mais morna, com ambos no meio da tabela, enquanto Inter e Atlético-MG jogam por objetivos distintos - entrar no G-4 e fugir de perto do Z-4, respectivamente. Atlético-PR x Criciúma, em condições semelhantes, fecha a rodada.

NÁUTICO X FLUMINENSE
Confronto bolinhas Guia da Rodada Náutico x Fluminense (Foto: Editoria de Arte) SÁBADO - 18H30M - ARENA PERNAMBUCO
Típico jogo em que se destaca como a ótima oportunidade para ambos se reabilitarem. O mandante, por encarar um adversário de peso mas em baixa, que não vence há quatro jogos e inicia uma crise sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O visitante, por sua vez, se agarra ao fato de só ter perdido uma dessas partidas em questão, ainda que não esteja convencendo em campo e tenha ficado sem várias peças importantes por lesão. E, claro, o Flu visita o último colocado com o status de campeão brasileiro e com nomes de Seleção como Cavalieri, Jean e Fred. Desde que trocou o Aflitos pela Arena Pernambuco, porém, o Náutico sofre para se impor e perdeu (três) mais do que ganhou (duas), algo outrora fora de cogitação em sua trajetória.
Cartola FC: com o Timbu de técnico novo - Jorginho (C$ 7,57) -, uma das mexidas deve ser a entrada do atacante Rogério (C$ 12,94), que tem a melhor média de pontos entre os prováveis titulares. Se confiar mais no Flu, Fred (C$ 20,86) e Jean (C$ 15,05) estão de volta da Seleção e podem fazer a diferença para os visitantes.
Na TV: SporTV (menos PE) e PremiereFC 2: Rembrandt Júnior e Edinho.
Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... o primeiro confronto entre Náutico e Fluminense foi disputado em 1955? No amistoso, jogado na Ilha do Retiro, o Timbu goleou por 4 a 1.
CRUZEIRO X VITÓRIA
Confronto bolinhas Guia da Rodada Cruzeiro x Vitória (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 18H30M - MINEIRÃO
Um dos duelos mais interessantes da rodada ocorre no Mineirão. Dono de um futebol ofensivo (é o melhor ataque da competição) e de qualidade, a Raposa não deve ter vida fácil com Maxi Biancucchi e companhia. No entanto, o segredo da força baiana costuma estar restrito ao Barradão. Longe de seus domínios, o Leão só superou o lanterna Náutico e caiu quatro vezes. A aposta mais certa seria no time de Marcelo Oliveira. Com as surpresas desse Brasileirão e a fase meio capenga do Cruzeiro (vem de uma derrota e um empate), trata-se de mais um prognóstico complicado...

Cartola FC: na Raposa, o volante Nilton (C$ 23,77) vem ficando mais caro rodada a rodada por conta da alta pontuação. É um jogador que tem sido acima da média nas roubadas de bola e finalizações, sem contar os quatro gols que fez neste campeonato. É aposta cara, porém segura. Pelo lado rubro-negro, vale lembrar que Maxi Biancucchi (C$ 20,40) volta ao time, e, se achar que o Leão segura o rival, o goleiro Wilson (C$ 11,99) pode ser boa aposta.
Na TV: PremiereFC 1: Bacchin Júnior e Bob Faria.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Pedro Martinelli Christino (PR).
Você sabia que... a média de gols nas partidas pelo Brasileiro entre estas duas equipes é de 3,1 gols? Foram 89 em 28 jogos, sendo 56 da Raposa e 33 do Leão.
VASCO X GRÊMIO
Confronto bolinhas Guia da Rodada Vasco x Grêmio (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO - 21H - SÃO JANUÁRIO
Ainda mais indefinido parece o confronto deste sábado à noite, no Rio. O Tricolor gaúcho vive melhor fase e arrancou para o G-4 em apenas duas rodadas, já que, há 10 dias, o técnico Renato Gaúcho dava explicações sobre a péssima atuação na derrota para o Coritiba, em casa. O embalo promete ser páreo duro contra a equipe de Dorival Júnior, que, devagarinho, mostra evolução e perdeu só um jogo nos últimos sete. O problema são os empates no período: quatro. Mas com a volta de Juninho e a vontade cada vez maior de dar um salto na classificação, o fator campo pode fazer diferença.

Cartola FC: aposta certa para a 15ª rodada, Juninho Pernambucano (C$ 10,10) volta ao time titular após cumprir suspensão no meio de semana. O atacante André (C$ 15,45) foi mal contra o Santos e ficou um pouco mais barato. No time tricolor, Barcos (19,98) vem fazendo os seus golzinhos, enquanto o lateral Alex Telles (C$ 9,93) já deu duas assistências no Brasileirão.
Na TV: PremiereFC 1: Júlio Olíveira e Roger Flores.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Flávio Gomes Barroca (RN).
Você sabia que... o Grêmio não vence o Vasco no Rio há 19 anos? São 11 jogos neste período. A última vez foi no Brasileirão de 1994, por 2 a 0, dois gols de Ciro.

FLAMENGO X SÃO PAULO
Confronto bolinhas Guia da Rodada Flamengo x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - MANÉ GARRINCHA
Doze títulos do Brasileirão no gramado do Maracanã, neste domingo. Mas um duelo que não lembra os melhores dias de Flamengo e São Paulo. Menos mal para o Rubro-Negro, que é o 11º e esboça uma reação com quatro rodadas sem sentir o sabor da derrota. Em contrapartida, são três empates, em cenário semelhante ao do rival Vasco, o que o impede de subir. Já o Tricolor, em parafuso, sonha com o dia em que voltará a vencer. São dois meses e meio de insucessos e o castigo da penúltima posição, com 10 pontinhos. Entra como azarão, em um dos piores momentos de sua história, mas precisa ser respeitado por nomes como Ceni e Jadson. Vai que uma hora acorda e dispara...

Cartola FC: desde que estreou no Fla há dois jogos, André Santos (C$ 14,86) vem correspondendo positivamente no fantasy game. E ainda é um lateral que joga no meio, o que o deixa como ótima opção para deixar o seu time mais ofensivo. Outro "lateral" é a dica do Tricolor Paulista. Rodrigo Caio (C$ 14,97) joga em várias posições e, atualmente como zagueiro, vem mantendo alta média de pontos. Mesmo atuando fora de casa, é um risco válido.
Na TV: Globo para SP, RJ (menos capital), MG, ES, RS, SC, GO, MT, MS e Regiões Norte e Nordeste: Cléber Machado, Walter Casagrande e Leonardo Gaciba; PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... o Flamengo nunca perdeu pelo Brasileirão em Brasília? Foram dez partidas, com cinco vitórias e cinco empates.
CORINTHIANS X CORITIBA
Confronto bolinhas Guia da Rodada Corinthians x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - PACAEMBU
A melhor defesa do torneio (sofreu seis gols) disparada poderia marcar um encontro com Alex, um dos melhores jogadores da temporada. Mas o meia alviverde está machucado, e sua ausência tem deixado marcas no time de Marquinhos Santos. Uma derrota e um empate em casa seguidos, esfriando a empolgação da torcida, que já sonhava com o bicampeonato nacional. O objetivo ainda é palpável, mas é necessário melhorar já. O poderoso Corinthians, multicampeão nos últimos anos, avança a passos largos e já não é superado há sete rodadas. Virou favorito para o duelo na teoria. A conferir a prática no Pacaembu.

Cartola FC: tem que se aproveitar quando um bom pontuador cai de preço e, para a 15ª rodada, um desses casos é o do corintiano Ralf (C$ 19,23). Exímio ladrão de bolas, ele dificilmente repete duas atuações irregulares em sequência. Com o Coxa bem desfalcado, vale também escalar um atacante alvinegro. Guerrero (C$ 9,24) volta da seleção peruana cheio de gás e, se for confirmado como titular, é um dos favoritos a balançar as redes.
Na TV: Globo para PR: Luiz Augusto Xavier e Dida; PremiereFC 3: Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Nadine Camara Bastos (SC).
Você sabia que... o Timão bateu op Coxa duas vezes na competição de 2012? Os resultados foram 2 a 1 em Curitiba e 5 a 1 no Pacaembu.
PONTE PRETA X GOIÁS
Confronto bolinhas Guia da Rodada Ponte Preta x Goiás (Foto: Editoria de Arte) DOMINGO - 16H - MOISÉS LUCARELLI
Macaca e Esmeraldino talvez sejam os dois maiores exemplos do sobe e desce em 2013. Já beliscaram a parte de cima da tabela, esboçando um rótulo de sensação, mas também amargaram a ameaça da região da degola. Hoje, a Ponte está nessa situação, a apenas um ponto do Z-4 e precisa lutar contra o prejuízo. Nada melhor do que se reabilitar antes da virada do turno - e em casa. Porém, se vacilar, o gordinho Walter, em grande fase no ataque esmeraldino, pode ser decisivo. Vários dos últimos pontos conquistados pelo Goiás têm sua assinatura, como no golaço contra o Flamengo no empate em 1 a 1, no Serra Dourada, na última quarta-feira.

Cartola FC: jogando em casa, a Ponte tem que atacar e o artilheiro William (C$ 16,76) não vem decepcionando a torcida. Além do mais, o atacante ainda tem a melhor média de pontuação de todo o elenco do clube de Campinas. Pelos esmeraldinos, Walter (C$ 7,63) é um Bom e barato que não sai do time de muito cartoleiro experiente. Vale ainda apostar no lateral William Matheus (C$ 7,49), que volta ao time e costuma ir bem em duas estatísticas: roubadas de bola e faltas sofridas.
Na TV: PremiereFC 5: Osvaldo Luís e Renato Leal.
Arbitragem: Héber Roberto Lopes (Fifa/SC) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Janette Mara Arcanjo (MG).
Você sabia que... os mandantes têm levado ampla vantagem no confronto entre Ponte e Goiás pelo Brasileirão? Em 2003, 2004 e 2005, temporadas dos últimos seis embates, sempre o time da casa saiu vencedor.
PORTUGUESA X BOTAFOGO
Confronto bolinhas Guia da Rodada Portuguesa x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 16H - CANINDÉ
Há pouco tempo, seria barbada afirmar que o Alvinegro voltaria do Canindé com os três pontos. O conjunto da equipe de Oswaldo de Oliveira, aliado à técnica de Seedorf e Vitinho, iriam desequilibrar. O alto nível do Glorioso, líder, ainda é notado, mas os adversários têm dado a vida para evitar as derrotas. Por isso, são três empates consecutivos. Já a Lusa vive seu melhor momento na competição. São três partidas sem perder, seu principal feito até aqui. Caso vença neste domingo, aliás, pode escapar da zona de rebaixamento. Mas a dupla de frente, Diogo e Gilberto, está suspensa. Na verdade, são, ao todo, 12 jogadores fora de ação, entre zagueiros e meia também. Talvez o goleiro-artilheiro Lauro tenha que entrar em ação novamente, seja debaixo dos paus ou ajudando a balançar as redes...
Cartola FC: a Lusa está bem desfalcada, mas, se achar que o fator casa pode pesar, a regularidade do lateral Luis Ricardo (C$ 9,26) pode ser o ponto de equilíbrio da equipe paulista. No entanto, com o líder do outro lado, talvez seja melhor concentrar mais dicas nos visitantes. O goleiro Jefferson (C$ 17,95), o meia Seedorf (C$ 20,29) e o atacante Rafael Marques (C$ 19,44) estão entre os bons pontuadores do time carioca. Pelo conjunto da obra, outra dica é deixar o comando da sua equipe com o técnico Oswaldo de Oliveira (C$ 12,11).
Na TV: Globo para o Rio de Janeiro (capital) e DF: Luis Roberto, Caio Ribeiro e Renato Marsiglia; PremiereFC 4: Henrique Gudi e Ivan Andrade.
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG) apita o jogo, auxiliado por Katiuscia Berger Mendonça (SC) e Bruno Boschilia (PR).
Você sabia que... a Lusa venceu quatro dos últimos seis jogos que fez contra o Botafogo? No geral, porém, a vantagem é alvinegra: 14 a 12.
BAHIA X SANTOS
Confronto bolinhas Guia da Rodada Bahia x Santos (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30 - ARENA FONTE NOVA
Depois da meteórica arrancada entre a terceira e a 11ª rodadas, quando somou 18 pontos, vem ladeira abaixo com três derrotas diretas. A marcação encaixada e o faro de gol de Fernandão pararam no caminho, e o duelo com o Peixe virou crucial para o julgamento dos torcedores, que já começaram a perder a paciência com o mau rendimento recente. Os paulistas, aliás, vêm de longo período sem vencer, estão em 16º lugar, mas têm dois jogos a menos, fruto da excursão à Espanha que rendeu o vexame da goleada para o Barcelona, por 8 a 0. Desde então, só empate e derrota. Teremos dois times com pouca confiança em campo.

Cartola FC: toda a ação ofensiva tricolor se concentra em Fernandão (C$ 10,67). O atacante se desvalorizou na rodada passada e é uma boa opção para dar uma reforçada nos cofres, desde que ele corresponda em campo. Se confiar em surpresa do Alvinegro Praiano, vá de Cícero (C$ 13,55). O meia finaliza bastante e pode ajudar a vencer a defesa baiana.
Na TV: PremiereFC 1: Thiago Mastroiani e Darino Sena.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Carolina Romanholi Melo (CE).
Você sabia que... Bahia x Santos entrou para a história do torneio nacional com o jogo de maior número de gols? Foi em 2003, um 7 a 4 na Fonte Nova - igual a Corinthians 10 a 1 Tirandentes, há 30 anos.
INTER X ATLÉTICO-MG
Confronto bolinhas Guia da Rodada  Internacional x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO - 18H30M - BEIRA-RIO
Dois dos melhores elenco do Brasil em choque. Cada vez mais recheado de jogadores de renome, o Colorado ainda busca afirmação no Brasileirão para comprovar a qualidade do elenco que deu a Dunga. Em sétimo, com 21 pontos, vem de dois empates, o último deles em um partidaço contra o Botafogo. Antes de abocanhar a Libertadores, o Galo provavelmente garantiria o duelo como o mais aguardado da rodada. Mas sua queda de rendimento diminuiu essa expectativa, ainda que a recuperação já possa ser vista. Porém, são cinco das seis derrotas fora. Em 15º lugar, o time de Cuca quer se afastar logo da degola para não ter que viver um drama no fim do campeonato, quando estará de malas prontas para o Mundial no Marrocos.

Cartola FC: Leandro Damião (C$ 20,51) voltou com tudo ao comando do ataque colorado e, em quatro jogos, têm uma média de 9,05 pontos por rodada. O meia Alex (C$ 16,65) chegou há pouco, mas também vem sendo boa aposta no game. O adversário, porém, é o campeão da América, que tem caras como Ronaldinho Gaúcho (C$ 19,08) e Jô (C$ 12,82) em seu time. Dicas óbvias e que raramente decepcionam.
Na TV: SporTV (menos RS) e PremiereFC 2: Jorge Vinícius e Batista.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... há um desequilíbrio no duelo entre os clubes desde que os pontos corridos foram estabelecidos? São 18 jogos, com dez vitória gaúchas, sete empates e um triunfo do Galo somente.
ATLÉTICO-PR X CRICIÚMA
Confronto bolinhas Guia da Rodada Atlético-PR x Criciúma (Foto: Editoria de Arte) DOMINGO - 18H30M - DURIVAL DE BRITTO
Invicto há sete rodadas, o Furacão dá todos os motivos para sua torcida lotar o estádio neste domingo. Segundo melhor ataque do Brasileirão e chance de entrar no G-4 são quase utopias para quem começou trocando de técnico e visitando o Z-4. Com o embalo, entra como favorito. Pela frente, os paranaenses terão um rival que só ganha em casa. O desafio do Tigre é acabar com essa escrita, sob pena de não largar o incômodo posto na região da degola. A última vitória, 3 a 0 sobre o Náutico, pode servir de incentivo.

Cartola FC: o Furacão só cresce de produção e a zaga é um ponto de referência com Manoel (C$ 18,12), que, mesmo jogando na defesa, sofre muitas faltas. O atacante Éderson (C$ 15,60) deve ser confirmado entre os titulares e precisa mostrar serviço para ganhar novamente a posição. Apesar da má campanha como visitante, se achar que o Tigre vai mudar esse panorama neste fim de semana, a dica é o volante João Vitor (C$ 12,27), que vai bem na parte defensiva e ajuda o ataque.
Na TV: PremiereFC 3: Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Alessandro Rocha de Matos (BA).
Você sabia que... as duas últimas vezes em que o Atlético-PR recebeu o Criciúma em Curitiba terminou em goleada? Nada menos do que 5 a 2 e 6 a 1 para o time da casa.

Rio Grande do Norte ultrapassa a marca de mil mortes violentas em menos de oito meses segundo dados do CEDH

Número foi atingido durante esta madrugada. A estimativa é que 2013 termine com 1560 execuções no RN. Foto: Divulgação
Hoje, o Rio Grande do Norte completou a macabra marca de mil homicídios registrados desde janeiro, conforme dados do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/RN). O número representa um aumento de 5% em relação ao total das mortes violentas ocorridas no ano passado, quando 952 pessoas foram assassinadas no Estado. A estimativa é que, mantendo-se a média de 130 mortos por mês, o RN termine 2013 cm 1.560 assassinatos. Somente na Capital, foram 356 mortes no mesmo período, ou 80,18% do total de casos contabilizados em 2012, quando ocorreram 444 execuções.
Para o presidente do CEDH/RN, Marcos Dionísio, a situação mostra que o Estado vem enfrentando uma total fragilização dos órgãos ligados à área da Segurança Pública, sobretudo das polícias Civil e Militar, que também passaram a ser alvos dos bandidos. Uma prova disso foi o incêndio, criminoso, de uma viatura policial que estava estacionada em frente ao prédio do Destacamento da PM no município de Afonso Bezerra, no Oeste potiguar, na madrugada de ontem.
Marcos também citou a questão da pequena presença ostensiva dos militares nas ruas das cidades como um dos fatores que têm servido de incentivo para que os bandidos cometam seus atos violentos sem qualquer tipo de receio de serem pegos e punidos. “Quando ando nas ruas, raramente vejo policiais. Eles podem até passar, mas como não têm como ficar parados em um local só, os bandidos acabam aproveitando os intervalos entre uma passada e outra para agir”, disse.
A precariedade das estruturas físicas e de recursos humanos nas polícias, sobretudo na Civil, que está em greve há 11 dias reivindicando melhores condições de trabalho, também são fatores importantes para o aumento da violência. A situação das delegacias é tão grave que, conforme denúncia do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública no Estado (Sinpol/RN), muitas unidades estão praticamente caindo aos pedaços, com equipes bem reduzidas.
Sem contar que há municípios onde não há representação da polícia judiciária ou ainda nos casos de delegados que respondem por até dez cidades de uma vez, o que causa sobrecarga física e emocional nos profissionais. Segundo o presidente do Sinpol/RN, Djair Oliveira, isso causa um grande número de inquéritos policiais não solucionados, já que há apenas 1.482 policiais civis para atender a todo o Estado, sendo somente 163 delegados.
“De todos os inquéritos policiais, apenas 5% são solucionados porque não temos as mínimas condições de fazermos os nossos trabalhos nas atuais condições que o Governo dá à Polícia Civil, que vive sucateada e com déficit de profissionais. E isso tem gerado um aumento descontrolado da violência e da sensação de impunidade nos bandidos, que sabem que não serão punidos porque a polícia não tem condições de trabalhar como se deve”, afirmou Djair.
Para Marcos Dionísio, o quadro é preocupante também em razão do não equacionamento da gestão da segurança no tocante ao número de servidores necessários para recompor as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico Cientifico de Polícia (Itep). “No caso da Polícia Civil, existe em torno de 300 profissionais, entre delegados, agentes e escrivães, formados desde novembro de 2010 que ainda não foram convocados pelo Governo. Em relação à PM, um imbróglio jurídico ainda não foi resolvido, impedindo que os remanescentes do último concurso, sejam convocados para cursarem a Academia de Polícia Militar”, explicou.
Grande Natal contabilizam 594 execuções
Com o maior número de homicídios do Estado, Natal já registrou 356 homicídios até a madrugada de hoje e, segundo Marcos Dionísio, a situação é mais crítica nos bairros das zonas Norte e Oeste, as mais pobres e esquecidas pelo poder público. É nessas áreas onde há o maior índice de violência, com notícias quase diárias sobre execuções e outros tipos de crime. O bairro de Nossa Senhora da Apresentação é o que possui maior número de homicídios nestes oito meses, 52 casos, já superando o total ocorrido no ano passado, que foi 45.
“Além dele, nos preocupa também os bairros de Felipe Camarão, que teve 36 mortes, número igual ao total de 2012; Planalto, com 25; Potengi, com 21; Dix-Sept Rosado, com 11 e Cidade da Esperança, com 12. Todos já superaram ou igualaram as marcas de 2012, mas Lagoa Azul, Redinha, Cidade Nova, Quintas, Pajuçara, Bom Pastor e Mãe Luíza aproximam-se rapidamente dos números de 2012″, explicou Marcos.
Quando juntamos Natal aos demais municípios da Região Metropolitana, temos quase 600 assassinatos. Conforme os dados do CEDH/RN, o município de Parnamirim já contabiliza 71 homicídios até hoje; em terceiro lugar vem Macaíba, com 64 mortes, já incluindo a do ex-presidiário José Jefferson da Silva, morto ontem em uma emboscada; São Gonçalo do Amarante tem 34 execuções; Ceará-Mirim, 30; São José do Mipibu, 22 e Nísia Floresta, 17 crimes cometidos.
Fora da Região Metropolitana, a situação de Mossoró, segundo município mais importante do Estado, também é preocupante. Com a marca de 120 homicídios ocorridos até ontem à tarde, a parcial de 2013 já se aproxima do total registrado em todo o ano passado, quando 143 pessoas foram assassinadas.
Drogas estão presentes em maioria dos crimes
A chegada das drogas, em especial o crack, nas cidades do Rio Grande do Norte é um dos principais fatores apontados pelos especialistas como o causador do aumento desenfreado da violência nos municípios potiguares. Uma prova é o grande número de jovens mortos por envolvimento com o tráfico, como no caso do garçom Daniel Silva de França, morto com vários tiros ontem à noite no bairro de Mãe Luíza ou ainda de Romário Rodolfo Felipe da Silva, de 19 anos, executado com vários tiros ontem em Mossoró.
O perfil dos criminosos também está mudando e é cada vez maior a presença de adolescentes em crimes como homicídios, tráfico de drogas e assaltos a mão armada. Segundo o juiz da Vara da Infância e Juventude de Natal, Homero Lechner, que revelou recentemente ter sido obrigado a liberar adolescentes apreendidos por falta de vagas nas unidades de medida socioeducativas no Estado, a entrada de drogas cada vez mais pesadas e com maior poder viciante na sociedade reforçou essa transformação.
Antes, os adolescentes estavam envolvidos em crimes de menor poder ofensivo, como furtos simples, brigas com lesões corporais leves e tráfico de maconha, essencialmente. “Hoje, principalmente depois do crack, o perfil dos atos infracionais está mais agressivo e destrutivo. Um estudo preliminar feito pelas Varas da Infância e Juventude revelou que cerca de 60% dos homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte), por exemplo, ocorrem com a participação de jovens com menos de 21 anos. E também nos assaltos a ônibus, que chegam a 40% de participação”, explicou o magistrado.
Além disso, Marcos Dionísio chamou a atenção também para os crimes relacionados a assaltos, arrombamentos, invasões a residências e estabelecimentos comerciais e o furto e roubo de veículos. Para ele, o alto índice desses tipos de ocorrências está transformando a rotina das pessoas e modificando a qualidade de vida de todos, já que a população foi obrigada a alterar seu comportamento, para evitar ser vítima dos criminosos.
Ele acredita que, para reverter esse quadro negativo, é preciso investir em Segurança Pública e integrar as polícias Militar, Civil; o Ministério Público e o Judiciário, para uma atuação mais contundente e fortalecida contra a criminalidade. “É preciso retomar um mínimo de governança urgentemente ou nos transformaremos numa Maceió , Salvador ou Vitória antes do ano findar. A elucidação do sequestro de uma mulher desaparecida na Zona Norte e também a prisão de um ex-policial militar e seu comparsa evidenciam que a impunidade está criando serial killers no Estado”, desabafou.
RN no topo do crescimento de homicídios
Em junho passado, o Ministério da Saúde divulgou a relação dos estados com o maior índice de crescimento no número de assassinatos nos últimos anos e o Rio Grande do Norte foi o primeiro, com um aumento de 27,9% entre os anos de 2010 e 2011. O percentual indicou o registro de 1.042 homicídios. No entanto, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha, disse, na época, que o percentual real era de apenas 10%.

 

Henrique quer fim de discussões sobre o pleito
O presidente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, afirmou que "ainda não está na hora" de definir nomes para a sucessão estadual em 2014. "O ideal - destacou - seria que todos os partidos deixassem para tratar de eleição em 2014".
No seu entendimento, as próprias dificuldades do momento indicam aos que têm responsabilidade política, não apenas no PMDB, mas também nas outras agremiações, que a hora é da união para ajudar a governadora Rosalba na construção das soluções que todos esperam.
"Essas dificuldades - acentuou o presidente - não são apenas do Rio Grande do Norte. Estados em situação econômica privilegiada, portanto muito melhor do que a nossa, seus governantes também enfrentam problemas e buscam um pacto com as demais instituições, com a própria sociedade, visando construir as soluções".
De acordo com Henrique, há problemas que ultrapassam os limites de cada Estado e se transformam em nacionais, em toda extensão de sua gravidade, como vemos todos os dias nos meios de comunicação, como são exemplo os casos da saúde, da educação, da segurança e da mobilidade urbana, principalmente. "Então, diante do que vemos, diante do que vivemos, o PMDB não pode agora, num quadro como este, voltar a sua atenção, voltar as suas preocupações para a próxima eleição".
Henrique assinalou que só no final de outubro deverá encomendar uma pesquisa qualitativa para saber qual a visão que o Rio Grande do Norte tem do seu momento, das suas dificuldades, como enfrentá-las, como atacá-las e qual o perfil que a população constrói dos candidatos que pretende escolher para comandar o desafio de governá-la.
Provocado por um repórter que lhe pediu uma avaliação das notícias que acenam com a possibilidade do candidato do PMDB vir a ser o deputado Walter Alves, Henrique afirmou: "Walter Alves tem se revelado um grande parlamentar. E só as lições e o exemplo que recebe de Garibaldi todos os dias já o credenciam para disputar qualquer mandato eletivo. Mas, volto a dizer, a hora não é de pensar em nomes, nem de definir candidaturas. Agora, uma coisa deve nos unir - o interesse maior do Estado; a solução dos seus problemas. Em 2014, não. Conversaremos sobre eleição, sem excluir nenhum partido que compartilhe do nosso entendimento de que o Rio Grande do Norte muito espera de suas lideranças - em termos de espírito público, de disposição para o trabalho e de capacidade de aglutinar esforços, talento e criatividade para a superação dos nossos problemas. E aí não poderemos excluir ninguém".
O deputado Henrique concluiu afirmando que todos sabem da aliança do PMDB para respaldar a administração da governadora Rosalba Ciarlini. "É uma aliança aberta, transparente, feita às claras e que se alicerça, tão somente, no interesse de ajudar o RN e não no desejo de consolidar projetos eleitorais".

PF divulga imagens e procura assaltantes de Correios no interior

A Polícia Federal está à procura de três homens que assaltaram a agência dos Correios da cidade de Felipe Guerra, em duas ocasiões diferentes. Uma delas foi no dia 4 de abril e a outra no último 13 de agosto. Os suspeitos foram filmados pelo sistema interno de câmeras da unidade.
Com a divulgação das imagens, a Polícia Federal espera contar com ajuda da sociedade para tentar identificar e localizar os homens que praticaram os assaltos. Em um dos casos, um homem teria agido sozinho e, no outro, uma dupla assaltou a agência.
Os casos são investigados pela Delegacia da Polícia Federal em Mossoró e quem tiver alguma informação sobre os suspeitos pode ligar para o (84) 3323-8300. A identidade do denunciante será mantida em absoluto sigilo.
*Com informações de O Câmera

Servidores da Segurança em greve fazem caravana para Mossoró nesta sexta

Os grevistas da Polícia Civil e ITEP fazem uma caravana para Mossoró, na manhã desta sexta-feira (16). Eles saem em cinco ônibus fretados com destino à capital do Oeste por volta das 6h, concedendo entrevista coletiva à imprensa local por volta das 11h, na sua sub-sede. Depois disso, farão atos públicos para chamar a atenção para suas lutas e necessidade de cobrança popular ao Governo do Estado.
Nesta quinta-feira (15), os agentes e escrivães e servidores do ITEP foram à Assembleia Legislativa, onde receberam apoio dos deputados, que falaram sobre os problemas das categorias em Sessão, além de se comprometerem a formar uma comissão parlamentar para intermediar as negociações com o Governo do Estado.
Sinalizaram positivamente Fabio Dantas, Fernando Mineiro, Márcia Maia, Getúlio Rego, entre outros. Já está marcada uma audiência pública, por proposição da deputada Márcia Maia, para o próximo dia 22, às 15h.
Obra do prolongamento da RN 117 é iniciada no município de Martins
O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), autorizou o início da obra do prolongamento da RN 117 que ligará Martins à BR-226.
A Empresa EIT, vencedora da licitação, já instalou ontem, dia 16, seu canteiro de obras às margens da RN 117, e as máquinas já iniciaram o trabalho de limpeza e alargamento do leito da estrada.
A notícia traz segurança e otimismo à população, uma vez que governos anteriores sempre prometiam o benefício e não viabilizavam a sua construção.
O primeiro trecho do prolongamento será de Martins a BR-226, passando pelos limites do município de Serrinha dos Pintos. Essa Rodovia Estadual dará novo impulso comercial à região serrana, pois a subida da serra pelo lado sul é menos íngreme, facilitando a subida de veículos grandes, tipo caminhões e carretas.
O acesso aos serviços de saúde e educação também serão facilitados, tendo em vista a diminuição de distância para cidades polo da Região, tais como Pau dos Ferros, Alexandria e Patu.
A nova rodovia também vai incrementar o fluxo turístico proveniente dos Estados da Paraíba e Ceará.
Com o cumprimento deste compromisso, o Governo do Estado, através da Governadora Rosalba Ciarlini, atende mais um pleito da prefeita de Martins, Olga Fernandes.

Com autoridade, Brasil detona a Holanda e segue forte no Grand Prix
Exibindo uma atuação convincente, de quem quer o nono título da competição, a seleção brasileira feminina de vôlei superou a Holanda por 3 a 0 (parciais de 25/15, 25/20 e 25/15), na manhã deste sábado, em Almaty, no Cazaquistão, em mais um desafio pela fase preliminar do Grand Prix. O Brasil soma agora sete vitórias e apenas uma derrota (para a Bulgária), enquanto as holandesas acumularam seu quinto revés em oito compromissos realizados.O último compromisso da seleção nacional nesta terceira semana será disputado neste domingo, às 9h (de Brasília), justamente contra as donas da casa. O Sportv 2 transmite o confronto. A Holanda encara Cuba, que ainda não venceu na atual edição.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 2,5 milhões neste sábado
O concurso 1.522 da Mega-Sena que será realizado às 20h deste sábado (17) poderá pagar um prêmio de R$ 2,5 milhões se algum apostador acertar as seis dezenas sorteadas. Essa é a estimativa do prêmio, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF).O sorteiro será feito no Caminhão da Sorte, em Cícero Dantas (BA), na Praça Matriz. Na quarta-feira (14), uma aposta de Nova-Iguaçu (RJ) acertou as seis dezenas (11 - 14 - 18 - 30 - 33 - 39) e levou R$ 25.313.774,00.
Segundo a CEF, se o prêmio for aplicado em uma poupança, os rendimentos mensais podem chegar a R$ 11 mil por mês.
A CEF faz sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

“Pediria perdão de joelhos”, diz adolescente que pretendia atirar em professora
A adolescente de 15 anos que tentou atirar em uma professora, na tarde desta sexta-feira (16), na escola Belém Câmara, na Cidade da Esperança, disse que está arrependida do que fez. “Pediria perdão de joelhos, mas ao mesmo tempo não tenho coragem de enfrentar ela de frente”, disse a menina após ser levada para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.De acordo com a adolescente, ela não tinha “motivos óbvios” para matar a professora e que pretendia dar um susto. A adolescente declarou ainda que também pretendia tirar a própria vida. Ela declarou que a arma foi oferecida por um colega, no entanto, ela ficou bastante nervosa e nem mesmo tinha força para segurar o revólver.
“Eu não cheguei a apontar a arma para ela, porque é muito pesada. Foi quando o sargento veio, me segurou pelo pescoço e, com o peso da arma, eu acabei atirando no meu próprio pé”, declarou a adolescente de 15 anos. A menina pediu desculpas pelo que fez e chegou a dizer que já está vendo que talvez a professora só quisesse ajudá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário